Webconferência abordou os saberes docentes na Licenciatura em Física
Em 4 de dezembro de 2024, quarta-feira, a partir das 14h, ocorreu a webconferência “Construção dos saberes docentes na Licenciatura em Física”, que foi ministrada, de modo remoto, pela Profa. Dra. Angelisa Benetti Clebsch, docente do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul. Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, com o apoio de Maria Klara Pereira Fagundes, que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, e de Patricia Rodrigues Silva, que também é estudante de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e ao longo de 2024 foi bolsista do projeto de extensão “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento”; ambas as alunas vem realizando trabalhos de pesquisa sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Esta webconferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 1 hora e 48 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=CjRFyxjKlwE
Imagem 1 – Professora Angelisa Benetti Clebsch
Angelisa Benetti Clebsch é Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2018) e Mestre em Ensino de Física pela UFRGS (2004), além de Especialista (1996) e Licenciada (1993) em Física pela UNIJUÍ. É docente no Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, onde leciona em cursos de Licenciatura e cursos técnicos de nível médio. Atuou, em 2020, como consultora de Física na elaboração do currículo base do ensino médio do território catarinense. Foi coordenadora pró-tempore do Fórum Nacional de Coordenadores da Licenciatura em Física (FONLIFI) de janeiro a dezembro de 2021 e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2021-2023), além de ter sido indicada pela Sociedade Brasileira de Física para compor a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Seus focos de pesquisa são: ensino-aprendizagem em física, saberes docentes, currículo e aprendizagem significativa.
Imagem 2 – Ricardo, Maria Klara, Patricia e Angelisa
Os organizadores deste evento agradeceram intensamente à professora Angelisa por ter aceitado, com generosidade, o convite para realizar esta conferência de modo voluntário com o intuito de compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.
Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Angelisa
A professora Angelisa, em sua webconferência, tratou de diversos temas relacionados à educação, como a importância da comunicação (a comunicação precisa ser assertiva de modo a chegar na pessoa que se se quer atingir), a alfabetização científica e os tipos de avaliação (com um destaque, em específico, para a avaliação recursiva), destacando que o foco do processo tem que estar mais na aprendizagem do que no ensino.
Imagem 4 – Slide apresentado pela professora Angelisa
Após o término da apresentação inicial feita pela professora Angelisa, algumas perguntas feitas pelos participantes da atividade (por meio do chat da transmissão feita pelo YouTube) foram dirigidas a ela, que respondeu procurando esclarecer as dúvidas dos participantes.
Tanto a estudante universitária Maria Klara (que enviou o convite inicial para a professora Angelisa realizar esta webconferência) quanto a estudante Patricia relataram, ao final, terem ficado ficou muito satisfeitas pelo fato de o evento ter ocorrido com total sucesso.
O Portal Pion da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a quem agradecemos intensamente, divulgou previamente esta webconferência pelo link https://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/504-webconferencia-tratara-dos-saberes-docentes-na-licenciatura-em-fisica
Imagem 5 – Portal Pion da SBF com divulgação dessa webconferência
Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa são realizadas regularmente com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, com link https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921 Este canal foi criado em 2020, no início da pandemia de COVID-19, pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza com o objetivo de fortalecer a divulgação científica, democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza, docente do IFSP-Caraguatatuba, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais