Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência Abordou as Interrelações entre Física e Música

Publicado: Segunda, 11 de Outubro de 2021, 14h03 | Última atualização em Segunda, 11 de Outubro de 2021, 14h07

Em 08 de outubro de 2021, sexta-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, sobre as interrelações entre Física e Música, com o título “Fúsica, Ensino, Ciência, Arte e Cotidiano: diálogos e interfaces” e que teve como conferencista o Prof. Dr. Pedro Javier Gómez Jaime, docente da Universidade Estadual de Feira de Santana. A palavra Fúsica do título desse evento não é um erro de digitação, mas sim um neologismo que se refere às interrelações entre Física e Música. Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada pelo estudante Indalecio Luiz Borges e contou também com o apoio dos estudantes José Eurípedes Bezerra Filho, Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti. Bruna e Giovanni (alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza, enquanto Indalecio e José são orientados em atividades de pesquisa, de forma voluntária, também pelo professor Ricardo Plaza. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 29 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/hVECK_OfKzQ>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e contou com a participação do Prof. Dr. Alex Lino que é líder desse grupo de pesquisa e é também o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Pedro Javier Gómez JaimeImagem 1 – Professor Pedro Javier Gómez Jaime

O professor Pedro Javier Gómez Jaime é Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a tese intitulada "Percebendo a melodia com os acordes da ciência: um estudo da sensibilidade musical a partir da Física" (que pode ser baixada e lida no link <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19420>), Mestre em Ensino, Filosofia e História da Ciência pelo Instituto de Física da UFBA com a dissertação "Física do som e sua relação com a música no Ensino Médio: um olhar nos livros didáticos", Graduado em Física-Eletrônica pelo Instituto Superior Pedagógico Rubén Martínez Villena (ISPRMV) em Havana (Cuba) com a monografia: "A Física Molecular na Meteorologia Cubana". Possui Pós-doutorado com o trabalho com título “Comunidades Tradicionais da Bahia e o Direito à cultura: um diálogo entre conhecimento, ciência (Física) e crise ambiental” e subtítulo “Direito e o Estado em prol dos conhecimentos tradicionais”. É autor do livro "Percebendo a melodia com os acordes da ciência: um estudo da sensibilidade musical a partir da Física" publicado pela editora CRV em outubro de 2020 e pesquisador interdisciplinar nas áreas de Física, Música e Psicologia dos Afetos (Emoções musicais).

Imagem 2 - Ricardo, Indalecio, José, Bruna, Giovanni, Pedro e AlexImagem 2 - Ricardo, Indalecio, José, Bruna, Giovanni, Pedro e Alex

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Pedro por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 3 - Licenciando em física Indalecio Luiz BorgesImagem 3 - Licenciando em física Indalecio Luiz Borges

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou o professor Pedro, bem como os estudantes de graduação que estavam participando da organização da atividade e o professor Alex. Ele lembrou a importância da realização de eventos de divulgação como este para difundir e debater o conhecimento produzido pelo universo acadêmico.

Imagem 4 - Cartaz de divulgação desse evento sobre as relações entre Física e MúsicaImagem 4 - Cartaz de divulgação desse evento sobre as relações entre Física e Música

            O professor Pedro iniciou sua apresentação lembrando que os timbres influenciam neurologicamente os seres humanos e como eles estão vinculados aos elementos físicos do som, é possível afirmar que a Física está associada aos afetos provocados pela música. Na sequência, o professor Pedro apresentou a sistema circumplexo de Russell, um diagrama bidimensional para analisar emoções, em que há duas variáveis dispostas de modo perpendicular: na escala horizontal está a valência que pode ser positiva ou negativa, enquanto na escala vertical está a atividade que pode ser alta ou baixa. Nos quatro quadrantes desse diagrama podem ser localizadas as diferentes emoções dos seres humanos, tais como a felicidade, o medo, a melancolia e a serenidade.

Imagem 5 - Slide apresentado pelo professor Pedro sobre o sistema circumplexo de RussellImagem 5 - Slide apresentado pelo professor Pedro sobre o sistema circumplexo de Russell

Diversas perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas reflexões foram lidas e debatidas durante o evento.

Este evento foi divulgado previamente pelo “Portal Píon” da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por meio da nota publicada no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/433-fisica-ensino-ciencia-arte-e-cotidiano-dialogos-e-interfaces>. Agradecemos muito o Prof. Dr. Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos pelo seu empenho de divulgação no “Portal Píon” de eventos de popularização da ciência como esse.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página