Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Web-seminário abordou o ensino de Física para alunos com deficiências visuais

Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 14h38 | Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 14h38

Na tarde de 30 de julho de 2021, sexta-feira, a partir das 17h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Atividades Experimentais de Física Sob a Perspectiva da Inclusão e Tecnologias Assistivas” e foi ministrado por Brenda Colares Conceição. Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. A coordenação deste evento foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que, no atual momento, também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O apoio técnico para a realização deste evento foi fornecido pelo estudante Vinicius Carvalho Rosa. Como estes seminários estão sendo realizados no final das tardes de sextas-feiras eles estão sendo intitulados “Sextou com Ciência”.

Imagem 1 – Brenda Colares ConceiçãoImagem 1 – Brenda Colares Conceição

Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba, em especial do curso de Licenciatura em Física, e interessados pelo assunto da comunidade externa ao IFSP, participaram deste seminário, assistindo-o pela transmissão simultânea que foi feita pelo YouTube; participaram deste evento também estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo, instituição superior de ensino localizada na cidade de Caraguatatuba. O vídeo da transmissão deste seminário, com 1 hora e 37 minutos de duração, ficou gravado e pode ser assistido por qualquer pessoa no link <https://www.youtube.com/watch?v=Q1uotPLv_7k>.

Imagem 2 - Professor Ricardo Plaza, Vinicius, Professor Alex Lino e BrendaImagem 2 - Professor Ricardo Plaza, Vinicius, Professor Alex Lino e Brenda

O evento foi aberto por Vinicius Rosa. Logo após a abertura, o professor Ricardo Plaza explicou acerca do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e da importância da realização destes seminários para a disseminação de novos conhecimentos produzidos por pesquisas. Ele lembrou que este grupo de pesquisa, que está regularmente cadastrado no CNPq, está relacionado ao curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que funciona no período noturno, tem uma duração de 4 anos (8 semestres) e conta com 40 vagas que são ofertadas anualmente, em todo início do ano, pelo SISU, por meio da nota do ENEM. Coube ao professor Alex Lino na sequência apresentar a conferencista Brenda Colares Conceição que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBITI (fomentada pelo CNPq) do projeto de pesquisa “Atividades experimentais de Física sob a perspectiva da inclusão” sob a orientação do próprio professor Alex Lino.

Imagem 3 - Primeiro slide da apresentação de BrendaImagem 3 - Primeiro slide da apresentação de Brenda

Brenda iniciou o seminário apresentando os principais livros que forneceram os referenciais teóricos para o trabalho que realizou, enfatizando em particular a importância do livro “Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física” de autoria de Eder Pires de Camargo. Brenda explicou que o trabalho realizado procurou tratar de 3 questões fundamentais: a inclusão, os direitos humanos e a experimentação no ensino de Física. Um outro ponto discutido na apresentação foi acerca do despreparo de uma parcela de professores para lidar com alunos com deficiência visual em sala de aula. Brenda lembrou também que quando somos crianças, o primeiro sentido que é desenvolvido é o tato e é com ele que “desbravamos” pela primeira vez o mundo ao nosso redor. No que diz respeito às práticas pedagógicas, Brenda realizou, em sua explanação, uma reflexão importante sobre as diferenças existentes entre os conceitos de integração e de inclusão na educação.

Imagem 4 - Slide sobre a diferença entre integração e inclusãoImagem 4 - Slide sobre a diferença entre integração e inclusão

Ao final da apresentação foram lidos comentários feitos pelo público por meio do chat do YouTube, bem como perguntas que foram respondidas pela conferencista. Os professores Alex Lino e Ricardo Plaza mediaram o seminário e participaram também do debate.

O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente à licencianda Brenda Colares Conceição pelo excelente seminário que foi ministrado. O vídeo desta web-conferência e de outras atividades educacionais, culturais e científicas similares podem ser acessados no canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para as pessoas interessadas no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

Esta atividade para ocorrer contou com o suporte técnico de Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista (com bolsa PIBIFSP) de iniciação científica sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Vinicius deu apoio para a coordenação das ferramentas computacionais que possibilitaram a realização desta web-conferência e para a sua transmissão de forma simultânea pelo YouTube.

Docentes e estudantes da Licenciatura em Física e de outros cursos estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e de áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, educação e computação. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente seminários científicos e eventos educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página