FÍSICA

Web - Conferência tratará da Escalada Filosófica da Singularidade

Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 16h15 | Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 15h35
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "A Escalada Filosófica da Singularidade".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link https://youtu.be/b_D1MKgVdH8.

Conferencista: Prof. Dr. Walter Carnielli

Dia e horário da atividade: 22 de outubro de 2021 (sexta-feira), a partir das 17h.

Resumo: Essa web-conferência do Prof. Dr. Walter Carnielli abordará o conceito de Singularidade que é o ponto de não-retorno da superinteligência protagonizada pela Inteligência Artificial. Assim como o destino de ursos pandas, ursos polares e gorilas depende dos agentes humanos, teme-se que o destino da espécie humana possa vir a depender dos agentes artificiais. Senão em termos de sobrevivência fisiológica, pelo menos em termos de dependência filosófica, poderá a superinteligência influenciar os cânones da agenda da ciência e da filosofia? Esta web-conferência pretende discutir estas questões, com alguns exemplos ilustrativos. Uma das referências para esta web-conferência é o artigo de autoria do professor Walter Carnielli publicado neste ano de 2021 na Revista Circumscribere da PUC-SP e intitulado “How AI can be surprisingly dangerous for the philosophy of mathematics— and of science” (“Como a IA pode ser surpreendentemente perigosa para a filosofia da matemática – e da ciência”) e que está disponível para ser acessado e lido em: https://revistas.pucsp.br/circumhc/article/view/55033. Outra referência para essa web-conferência é o livro “Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies” (“Superinteligência: Caminhos, Perigos, Estratégias”) escrito por Nick Bostrom e publicado em 2014 pela Oxford University Press.

Breve currículo do conferencista:

- Walter Carnielli é graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982), pós-doutor pela University of California (1985), pela Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1990) e pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt. É professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas e do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da UNICAMP. É editor e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas, membro do SQIG - Security and Quantum Information Group (IST,Lisboa, Portugal), da Deutsche Vereinigung für Mathematische Logik und für Grundlagenforschung der Exakten Wissenschaften (DVMLG) e de diversas sociedades científicas internacionais . Pesquisa e ensina na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: fundamento dos sistemas da lógica contemporânea, lógica e fundamentos da computação semânticas formais, combinação de lógicas, combinatória finita e infinita, história e filosofia da lógica. Presidiu a Sociedade Brasileira de Lógica por dois mandatos, e fundou o GT de Lógica da ANPOF, o qual coordenou por vários anos. Mais informações sobre o professor Walter Carnielli podem ser encontradas em: https://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli/.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

Responsáveis pela atividade: professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Nelson Alves Pinto e estudantes Vinicius Carvalho Rosa, Larissy Santos da Silva e Luis Guilherme Fernandes Pereira. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: Ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.