Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Início
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência do IFSP - Caraguatatuba Versou sobre a Astrobiologia

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 14h52 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 14h59

Em 15 de outubro de 2021, sexta-feira, a partir das 15h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, sobre Astrobiologia, com título “Busca por bioassinaturas em superfícies planetárias” e que teve como conferencista o Prof. Dr. Douglas Galantes, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), situado em Campinas (SP). Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada pelo estudante José Eurípedes Bezerra Brito e contou também com o apoio dos estudantes Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti; todos os quatro são alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e são orientados em atividades de pesquisa pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Além disso, esse evento contou com a participação do professor Dérick Alves de Jesus, licenciado em matemática pelo IFSP-Caraguatatuba. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas, pode ser assistida no link <https://youtu.be/NtarAemJOUw>. Essa web-conferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Douglas GalanteImagem 1 – Professor Douglas Galante

José Eurípedes – que é orientado de modo voluntário em atividades de pesquisa sobre temas de astrobiologia pelo professor Ricardo Plaza – foi quem entrou em contato com o professor Douglas Galante por e-mail, convidando-o para essa web-conferência. Bruna e Giovanni são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Higor é bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Finamente, Dérick quando foi aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, em 2015, foi orientado pelo professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de astrobiologia; atualmente, em 201, Dérick está realizando o curso de mestrado em matemática pela UNIFESP do campus de São José dos Campos.

Imagem 2 - Ricardo, Dérick, Higor, Douglas, Giovanni, Bruna e JoséImagem 2 - Ricardo, Dérick, Higor, Douglas, Giovanni, Bruna e José

O professor Douglas Galante é bacharel pelo Curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (2003), doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) em 2009 e pós-doutor também pelo IAG-USP (2012). Atualmente é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM) e tem trabalhado na área de Astrobiologia e Ciências Planetárias, com experiência no estudo dos efeitos da radiação sobre sistemas químicos e biológicos. Ele tem utilizado ferramentas teóricas, experimentais e de trabalho em campo para o estudo da interação da vida com seu ambiente, de maneira a extrapolar para outros planetas a informação da vida atual, em regiões extremas da Terra, e da vida pretérita, a partir do registro fóssil. Ele tem trabalhado também com o fenômeno da origem da vida, sua adaptação às superfícies planetárias e a habitabilidade do Sistema Solar.

Imagem 3 - Estudante José Eurípedes Bezerra BritoImagem 3 - Estudante José Eurípedes Bezerra Brito

A equipe que organizou esse evento agradece muito o professor Douglas por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 4 - Professor Dérick Alves de JesusImagem 4 - Professor Dérick Alves de Jesus

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou o evento, o convidado e os estudantes que estariam participando da atividade. Ele lembrou a importância da realização de eventos de divulgação como este para difundir e debater conhecimentos científicos e históricos.

Imagem 5 - Slide apresentado pelo professor Douglas GalanteImagem 5 - Slide apresentado pelo professor Douglas Galante

O professor Douglas no início da sua apresentação procurou explicar que a astrobiologia não uma nova disciplina, mas sim um campo de pesquisa multi, inter e transdisciplinar que se preocupa em entender o fenômeno da vida no universo. Ele lembrou que as cinco moléculas básicas que constituem todas as células que conhecemos são as moléculas de água, de ácidos nucléicos, de aminoácidos, de lipídeos e de carboidratos: portanto, na procura por indícios da existência de vida, são essas as moléculas que são procuradas nas superfícies de planetas, como é o caso de Marte. Para as pessoas mais interessadas em se aprofundarem em estudos nessa área de pesquisa, o professor Douglas lembrou que o livro eletrônico “Astrobiologia – Uma ciência emergente” (em pdf), do qual ele é um dos organizadores, está disponível gratuitamente para ser baixado e lido na internet, por exemplo, no link <https://www.iag.usp.br/astronomia/sites/default/files/astrobiologia.pdf>.

Imagem 6 - Slide sobre os principais constituintes das moléculas necessárias para a vidaImagem 6 - Slide sobre os principais constituintes das moléculas necessárias para a vida

Dentre os diversos assuntos abordados pelo professor Douglas, estiveram a questão da denominada “terraformação”, a espectroscopia molecular, os fósseis de seres unicelulares, a Segunda Lei da Termodinâmica, a importância da água e do carbono para a vida, os seres extremófilos, as perspectivas existentes a respeito do Telescópio Espacial James Webb e as possibilidades de existência de vida em Marte, em Vênus, em luas de Júpiter e de Saturno e em exoplanetas.

Diversas questões e reflexões foram feitas pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas perguntas foram lidas e debatidas durante o evento.

Imagem 7 - Capa do Livro Astrobiologia - Uma ciência emergenteImagem 7 - Capa do Livro Astrobiologia - Uma ciência emergente

Este evento foi divulgado previamente pelo “Portal Píon” da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por meio da nota de caráter informativo publicada no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/437-bioassinaturas-em-superficies-planetarias>. Agradecemos muito o Prof. Dr. Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos pelo trabalho de divulgação de eventos de popularização da ciência como esse no “Portal Píon”.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página