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FÍSICA

Web - Conferência Abordou o uso da História da Cosmologia na Educação

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 09h48 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 09h53

Em 19 de abril de 2022, terça-feira, a partir das 19h, ocorreu uma atividade de extensão, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “História da Cosmologia e Educação”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Alexandre Bagdonas, docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela estudante Nicoli Rocha Santos, contando também com o apoio do estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda, ambos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 24 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/GeVEezGO_wU>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba. Os alunos das quatro turmas do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba assistiram a transmissão simultânea dessa webconferência, a partir do auditório da instituição.

Imagem 1 – Professor Alexandre BagdonasImagem 1 – Professor Alexandre Bagdonas

O professor Alexandre Bagdonas é Doutor (2015) e Mestre (2011) em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo, além de Licenciado (2011) e Bacharel (2007) em Física também pela USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atuando no curso de Licenciatura em Física e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atuou como coordenador de área da Física no PIBID e Residência Pedagógica. Seus principais interesses de pesquisa são ensino de física e uso da história e filosofia da ciência na educação científica, atuando principalmente nos seguintes temas: história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de física, ensino de cosmologia e física moderna e contemporânea, história da cosmologia no século XX.

Imagem 2 - Ricardo, Alexandre e NicoliImagem 2 - Ricardo, Alexandre e Nicoli

Nicoli é orientada pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa PIBIFSP, no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências”. Higor é orientado pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela FAPESP no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”. A partir estudos realizados por NIcoli no seu projeto de pesquisa de iniciação científica, ela conheceu artigos escritos pelo professor Alexandre Bagdonas sobre temas relacionados ao seu objeto de pesquisa. Tendo em vista isso, ele enviou um e-mail ao professor Alexandre convidando-o para realizar uma webconferência, convite este que foi gentilmente aceito.

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Alexandre por ter aceitado realizar essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Nicoli e Higor, se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 3 – Slide com Sumário da apresentação do professor AlexandreImagem 3 – Slide com Sumário da apresentação do professor Alexandre

A apresentação do professor Alexandre procurou tratar dos debates que ocorreram sobretudo na década de 1920, no âmbito da cosmologia, envolvendo principalmente o matemático Alexander Friedmann e o físico Albert Einstein. O seu ponto de partida foi o artigo, publicado em 2018 no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, intitulado “O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia”, que teve como autores, além o próprio Alexandre Bagdonas, também João Zanetic e Ivã Gurgel (ambos docentes do Instituto de Física da Universidade de São Paulo), e que pode ser acessado em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p97>.

O resumo deste artigo é o seguinte: “A constante cosmológica de Einstein, introduzida por ele como uma estratégia para manter seu modelo de universo estático, tem sido divulgada como um dos maiores erros de sua carreira. Em 1922, Einstein avaliou o artigo enviado por Friedmann para um periódico alemão, mostrando que existe uma solução das equações de campo da relatividade geral em que o tamanho do universo aumenta com o tempo. Einstein considerou que Friedmann teria cometido um erro nos cálculos, mas após discutir a questão com um colega de Friedmann, reconheceu seu engano, declarando que a proposta do universo em expansão seria matematicamente possível. Contudo, acreditava que essa ideia dificilmente teria algum sentido físico. Este episódio histórico foi adaptado para o contexto do ensino de Física do ensino médio através da criação de um jogo didático. Neste artigo, analisamos argumentos envolvendo a oposição entre Einstein e Friedmann e as concepções dos alunos sobre o papel dos erros na ciência. Houve um equilíbrio entre o número de alunos que apoiou Einstein ou Friedmann. Muitos dos fãs de Einstein tinham uma admiração ingênua, acreditando que alguém tão inteligente como ele não poderia cometer erros. Por outro lado, os fãs de Friedmann valorizaram sua atitude crítica, desafiando a autoridade de um cientista renomado. Os alunos discutiram se o fato de que Einstein tenha admitido seu próprio erro deveria ou não ser valorizado. Com isso, notamos argumentos interessantes dos alunos sobre o papel dos erros na ciência, que motivaram a problematização do mito dos grandes gênios que nunca erram e cuja autoridade não deve ser questionada.”

Imagem 4 – Slide apresentado pelo professor Alexandre BagdonasImagem 4 – Slide apresentado pelo professor Alexandre Bagdonas

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Esta webconferência foi divulgada previamente pelo Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF), por meio de um artigo publicado no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/460-historia-da-cosmologia-e-educacao>. A equipe que organizou esta webconferência agradece muito os gestores do Portal Píon por esta divulgação.

Imagem 5Imagem 5

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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