Visita Técnica

Visita técnica a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 10h10 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 10h13

No dia 6 de novembro os alunos do 4º semestre do curso de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba realizaram uma visita técnica a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. A visita ao complexo hidrelétrico faz parte de uma atividade de extensão multidisciplinar integrada ao curso de Engenharia Civil e contou com a presença de 18 alunos do curso.

Localizada no Rio Paraná, fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a usina administrada pelas duas nações é um verdadeiro monumento à engenharia e intelecto humano. Compreendendo uma barragem de 196 metros de altura (equivalente a um prédio de 65 andares) e uma extensão de 7.919 metros de concreto, rochas basálticas e terra compactada para suportar um reservatório de 29 bilhões de metros cúbicos de água, que já é motivo mais que o suficiente para justificar tal visita, além do vertedouro, casa de força, salas de controle e unidades geradoras.

Vista do mirante central

A visita guiada pelos funcionários do local, iniciou-se com a apresentação do vídeo institucional sobre a usina e o Tratado de Itaipu que rege o ambiente binacional onde uma média de 1400 colaboradores brasileiros e um igual número de paraguaios convivem diariamente trabalhando para suprir a demanda energética dos dois países, avançando com detalhes sobre a construção e o impacto socioeconômico que o empreendimento gerou, desenvolvendo a região e arcando com a responsabilidade ambiental através do reflorestamento e proteção de mais de 100 mil hectares de flora e fauna nativa com refúgios e reservas naturais.

Alunos na entrada da catedral

Após isso os alunos seguiram para a vista do mirante do vertedouro, do lago do reservatório e a barragem principal, também chamada de catedral, que foi construída com cerca de doze milhões de metros cúbicos de concreto estrutural utilizando 2 milhões de toneladas de cimento e aço suficiente para construir 380 Torres Eiffel. A concretagem da mesma ocorreu numa velocidade sem precedentes na América Sul, equivalente a construir um prédio de dez andares por hora. A construção toda, em si, coleciona diversos números extraordinários, dignos de tal obra faraônica e que serve de exemplo prático aos alunos do curso sobre as matérias vistas em sala de aula.

A visita acompanhada pela professora e engenheira civil Elaine Barreto, contou com comentários sobre métodos de medição e checagem da barragem principal para garantir a estabilidade do concreto e a segurança da colossal estrutura, além de vários outros comentários oportunos sobre conteúdos já estudados em aula. Os alunos passaram ao lado dos “condutos forçados” que pontuam ao longo da barragem, enormes tubos por onde a água da represa escoa direto para as turbinas, cujo conjunto total de 20 condutos possuem uma vazão média de 11.723 m³/s, o equivalente a 6,6 Cataratas do Iguaçu.

O roteiro itinerário ainda contou com a passagem pelo canal da piracema, mirante central com vista do leito original do rio Paraná, sala de despacho de carga (SDC), sala de controle central (CCR), eixo da unidade geradora e hall dos geradores, onde é produzida a energia que atende 17% da demanda do mercado brasileiro e 76% do mercado paraguaio, que em 2016 atingiu o valor recorde de 103.098 GWh, a maior produção mundial já registrada.

Alunos entregando os recebidos à biblioteca

A visita dos alunos foi recompensada com o livro Dicionário de Barragens desenvolvido pelo Comitê Brasileiro de Barragens e com publicação patrocinada pela própria Itaipu Binacional, e dois CD´s, sendo um Institucional sobre a usina e outro sobre concreto. Estes foram doados pelos alunos à biblioteca do Instituto.

Agradecimentos dos alunos à prefeitura de Caraguatatuba pela disponibilidade do transporte ao aeroporto, aos que compraram as rifas e todos aqueles que fizeram essa viagem possível.

Ana Julia Vilar Vieira e Jonathan Campos Souza, 4º semestre do curso de Engenharia Civil