Feminismo

Vídeo-Debate organizado pelas licenciaturas discutiu feminismo e emancipação

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 18h16 | Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 18h20

Na tarde de 31 de julho de 2020, sexta-feira, a partir das 16h30, aconteceu, de modo virtual, o vídeo-debate “Feminismo e Emancipação: por uma educação libertadora” que foi organizado pelos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Essa atividade foi realizada com a participação da Profa. Dra. Ana Maria Stabelini, da Profa. Dra. Solange Estanislau dos Santos e da Profa. Me. Isabela Alline Oliveira.

Foto: Professoras Solange, Ana Maria e Isabela

Devido à pandemia da COVID-19, esse vídeo-debate ocorreu por meio de um streaming do canal “Licenciatura em Física IFSP” do youtube. O Prof. Dr. Alex Lino, coordenador da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, foi o mediador e organizador do debate. Logo de início, ele apresentou as três professoras que participaram dessa atividade que ocorreu de forma aberta pela plataforma youtube de modo que qualquer pessoa interessada pudesse assistir.

Foto: Professores Alex, Solange, Isabela e Ana Maria

A professora Ana Maria Stabelini, que é docente da área de educação do IFSP-Caraguatatuba, iniciou o debate fazendo reflexões sobre as relações da educação com o feminismo. Em sua intervenção ela refletiu sobre as possibilidades de trabalho com essa temática em sala de aula. Ela também destacou a importância da ativista e filósofa Rosa Luxemburgo (1871-1919) a este respeito e da crítica que ela fez, no início do século XX, ao imperialismo e ao colonialismo. Assim, foi lembrado que para se ensinar de modo que todos possam aprender é necessário transgredir fronteiras. Ao término da sua fala, a professora Ana refletiu acerca de algumas questões destacadas pelo livro “Ensinando a Transgredir - A Educação Como Prática da Liberdade” de Bell Hooks.

Foto: Professora Ana Maria Stabelini

Na sequência, a professora Isabela Alline Oliveira, em sua fala, destacou a importância de pensar sobre formas de produzir conhecimento de modo coletivo, humanitário, saudável e sem adoecer, ainda mais agora no contexto da pandemia de COVID-19 que a humanidade está enfrentando. A professora Isabela obteve o mestrado em filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2019 com a sua dissertação intitulada “Forma Política e a Crítica ao Estado em Marx”, cuja versão em pdf pode ser obtida e lida gratuitamente aqui.

Foto: Professora Isabela Alline Oliveira

A seguir, a professora Solange Estanislau dos Santos, que também é docente da área de educação do IFSP-Caraguatatuba, abordou o tema de como realizar uma educação libertadora e emancipadora desde a infância. Ela também refletiu sobre os papéis de gênero existentes na nossa sociedade e sobre como é importante ensinar as meninas para que elas tenham orgulho da sua identidade; ela inclusive forneceu várias sugestões de livros para crianças que destacam a importância que mulheres de destaque tiveram em diferentes áreas profissionais. Ao término ela destacou algumas questões abordadas no livro “Para educar crianças feministas – Um manifesto” de Chimamanda Ngozi Adichie.

Foto: Professora Solange Estanislau dos Santos apresentou sugestões de alguns livros para crianças

Após as exposições iniciais feitas pelas três professoras, foi aberto um espaço para perguntas e observações de todos aqueles que estavam acompanhando a atividade pela plataforma youtube. Uma pergunta feita por um estudante da licenciatura em física IFSP-Caraguatatuba foi sobre como elas abordam casos de machismo, quando elas presenciam estes casos em sala de aula. Um outro estudante da licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba ressaltou que é impossível falar de emancipação sem falar de política e que, portanto, é importante desmistificar a ideia de que a educação não é um ato político. Este vídeo-debate foi gravado, tem duração de 1 hora e 55 minutos e está disponível para qualquer pessoa assistir gratuitamente aqui, no canal da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba no youtube.

Docentes e estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba estão engajados em atividades de pesquisa, ensino e extensão em várias áreas do saber, de modo a produzir e difundir novos conhecimentos tanto para o público interno ao IFSP-Caraguatatuba, quanto para a comunidade externa à instituição. O IFSP agradece profundamente às professoras Ana Maria, Solange e Isabela pela participação nessa atividade que teve o feminismo como tema central.