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Novas pesquisas. Confira

Três pesquisas sobre física estelar, negacionismo da ciência e notícias falsas

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 16h30 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 16h33

 Após o mês de julho de 2020, tiveram início as atividades de três projetos de pesquisa de iniciação científica orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e realizados por três alunas de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba. Estes projetos estão sendo fomentados por recursos para pagamentos de bolsas mensais de iniciação científica para estudantes pelo período de 12 meses e foram selecionados por pareceristas a partir das propostas elaboradas pelo professor Ricardo Plaza para editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP.

Foto: Estudante Maria Carolina Carvalho RodriguesFoto: Estudante Maria Carolina Carvalho Rodrigues

O projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais” foi aprovado no âmbito do edital No 147, de 30 de março de 2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIFSP-Af (Ações Afirmativas) do IFSP. A aluna Maria Carolina Carvalho Rodrigues do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba foi selecionada pelo professor Ricardo Plaza e está desenvolvendo as ações previstas neste projeto de pesquisa. Segundo o seu resumo: “Este trabalho visa analisar os impactos do uso de recursos tecnológicos digitais no ensino de noções de astrofísica estelar para alunos da educação básica. Será feita uma investigação sobre ferramentas das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), tais como vídeos e simulações, que poderão ser úteis para as atividades educacionais que serão realizadas. A partir da análise do desenvolvimento histórico dos conhecimentos de física acerca das estrelas e de um amplo levantamento bibliográfico sobre conceitos físicos relacionados, serão inicialmente estruturadas e realizadas atividades de divulgação científica sobre este tema, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais. Os impactos destas atividades serão investigados, por questionários e outros instrumentos estruturados para avaliar as abordagens adotadas. A experiência com atividades de divulgação científica permitirá estruturar roteiros didáticos de atividades de ensino de física sobre astrofísica estelar, que serão implementados e avaliados em oficinas didáticas.”

Foto: Estudante Jacqueline Xavier Silva EnéasFoto: Estudante Jacqueline Xavier Silva Enéas

O projeto de pesquisa de iniciação científica “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação” foi aprovado no âmbito do edital No 145, de 30 de março de 2020, do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI (Graduação) - IFSP/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A aluna Jacqueline Xavier Silva Enéas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba foi selecionada pelo professor Ricardo Plaza e está desenvolvendo as ações previstas neste projeto de pesquisa. Segundo o seu resumo: “Este é um projeto que visa investigar movimentos de negação da ciência no contexto das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, em atividades educacionais. Será feita uma análise das relações existentes entre as características da internet e o crescimento de movimentos negacionistas da ciência, tais como o terraplanismo, o movimento antivacina e o movimento que questiona a existência do aquecimento global. Durante o transcorrer desta pesquisa serão realizadas atividades de educação e divulgação científica sobre temas a serem escolhidos tendo em vista alguns dos movimentos contra a ciência existentes na atualidade, inclusive abordando a disseminação de notícias falsas questionando a existência ou minimizando a gravidade da pandemia de Covid-19. As visões dos alunos sobre os temas abordados e os impactos das ações realizadas serão mensurados a partir de questionários e entrevistas. Será investigada a forma como as tecnologias produzidas para navegação na internet – e, em particular, os algoritmos de busca – explicam as questões abordadas neste trabalho de pesquisa.”

Foto: Estudante Julia de Jesus SantosFoto: Estudante Julia de Jesus Santos

O projeto de pesquisa de iniciação científica “Notícias falsas, ferramentas tecnológicas digitais e educação” foi aprovado no âmbito do edital No 146, de 30 de março de 2020, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-EM (Ensino Médio) - IFSP/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A aluna Julia de Jesus Santos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSP-Caraguatatuba foi selecionada pelo professor Ricardo Plaza e está desenvolvendo as ações previstas neste projeto de pesquisa. Segundo o seu resumo: “Este projeto tem como objetivo investigar os modos como as notícias falsas se manifestam e se disseminam pela internet, bem como os seus impactos na educação e as ferramentas tecnológicas digitais para identificá-las e combatê-las. Durante a investigação serão selecionados e analisados recursos digitais, sites de armazenamento de vídeos e páginas da internet, tendo em vista a sua utilização em atividades de educação e divulgação científica sobre este tema. Serão planejadas e realizadas ações de divulgação científica sobre notícias falsas, para diferentes tipos de públicos, de modo que seus impactos sejam avaliados do ponto de vista dos objetivos propostos. Uma análise dos conteúdos trabalhados ao longo destas atividades será feita, a partir de categorias básicas que serão elencadas ao longo do projeto. As formas de disseminação das fake news e a sua relação com proposições pseudocientíficas e movimentos de negação da ciência serão analisadas tendo em vista o uso de ferramentas educacionais digitais que possam colaborar com o letramento científico e midiático.”

Foto: Professor Ricardo Roberto Plaza TeixeiraFoto: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Estas três novas orientadas de projetos de pesquisa se unem a outros bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos. Esta equipe de estudantes procura trabalhar e investigar diferentes temas relacionados às áreas da ciência, da educação e da cultura.
As três novas bolsistas de iniciação científica agradecem à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelas bolsas fomentadas. Em particular, elas e o professor Ricardo Plaza agradecem imensamente à servidora técnico-administrativa Erica Mayumi Shimada da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP que forneceu todo o apoio necessário às três bolsistas no que diz respeito à documentação para a efetivação das bolsas.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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