Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Iniciação Científica

Trabalhos de Física são apresentados no Seminário de Iniciação Científica

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h36 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h41

No fim da tarde e na noite do dia 24 de outubro de 2019, quinta-feira, a partir da 17h40, primeiro no auditório e depois na sala 204 do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreram as apresentações de 13 trabalhos da área de Física que foram aprovados no âmbito do Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN) do estado de São Paulo, evento este que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Alunos que apresentaram trabalhos, junto com seus orientadores Alex Lino e Ricardo PlazaFoto: Alunos que apresentaram trabalhos, junto com seus orientadores Alex Lino e Ricardo Plaza

Os trabalhos apresentados foram orientados pelos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Alex Lino. Além desses dois docentes, estiveram presentes também assistindo as apresentações os professores Luis Fernando Viviani Thomazini e Patricia Teixeira Tavano.

Foto: Professores Patricia, Ricardo, Alex e Luis FernandoFoto: Professores Patricia, Ricardo, Alex e Luis Fernando

No público presente que assistiu os trabalhos que foram apresentados estavam não só alunos do curso de Licenciatura em Física, mas também de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Público que assistiu as apresentações da área da FísicaFoto: Público que assistiu as apresentações da área da Física

As apresentações se iniciaram as 17h40 e terminaram as 22h20. O primeiro trabalho que foi apresentado pelo próprio professor Ricardo Plaza – e que foi escrito em conjunto com o seu orientado Ryan Nepomuceno Montemor que é estudante de licenciatura em física – teve como título “As contribuições do estudo de exoplanetas para o ensino de física e astronomia”.

Foto: Apresentação do trabalho escrito por Ryan Montemor sob a orientação do professor Ricardo PlazaFoto: Apresentação do trabalho escrito por Ryan Montemor sob a orientação do professor Ricardo Plaza

Em seguida foi apresentado pela estudante de licenciatura em física Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana o trabalho intitulado “Aplicação de oficinas didáticas sobre ondas gravitacionais e questões de gênero para alunas do ensino médio”, realizado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação do trabalho de Larissa ComodaroFoto: Apresentação do trabalho de Larissa Comodaro

Na sequência, o aluno do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas Vinicius Carvalho Rosa apresentou o trabalho intitulado “Buracos negros e divulgação científica” que foi feito sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação do trabalho de Vinicius CarvalhoFoto: Apresentação do trabalho de Vinicius Carvalho

Posteriormente, o estudante de licenciatura em física Rafael do Nascimento Sorensen apresentou o trabalho “Oficinas com cenas de filmes de ficção científica como ferramentas para o ensino de conceitos físicos” que ele escreveu sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação de Rafael Sorensen realizada sob a orientação do professor Ricardo PlazaFoto: Apresentação de Rafael Sorensen realizada sob a orientação do professor Ricardo Plaza

O mesmo estudante Rafael Sorensen apresentou um segundo trabalho intitulado “Levitação Acústica no Ensino de Ondulatória” que foi elaborado sob a orientação do professor Alex Lino.

Foto: Apresentação de Rafael Sorensen realizada sob a orientação do professor Alex LinoFoto: Apresentação de Rafael Sorensen realizada sob a orientação do professor Alex Lino

Em seguida a estudante de licenciatura em física Lara Cardoso Nunes da Silva apresentou o trabalho “A reprodução de experimentos históricos como subsídio para o ensino de Física” realizado sob a orientação do professor Alex Lino.

Foto: Apresentação do trabalho de Lara CardosoFoto: Apresentação do trabalho de Lara Cardoso

Logo após, a estudante de licenciatura em física Larissa Siqueira Vieira Nogueira apresentou o trabalho “A Superação de Obstáculos Epistemológicos no Ensino do Conceito de Energia por Intervenção de Mecanismos Históricos”, realizado sob a orientação do professor Alex Lino.

Foto: Apresentação do trabalho de Larissa SiqueiraFoto: Apresentação do trabalho de Larissa Siqueira

Em seguida, o estudante de licenciatura em matemática João Pereira Neto apresentou o trabalho “Buracos Negros, História da Ciência e Ensino de Física”, realizado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação do trabalho de João Pereira NetoFoto: Apresentação do trabalho de João Pereira Neto

Na sequência, o estudante de licenciatura em física Yeté Abunã Maques Labarca apresentou o trabalho “Ciência espacial, ensino de física e divulgação científica”, realizado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação do trabalho de Yeté LabarcaFoto: Apresentação do trabalho de Yeté Labarca

Posteriormente, o estudante de licenciatura em física Vinicius Amaral Sousa Abrahão apresentou o trabalho “Reflexões acerca de atividades de divulgação científica sobre matéria escura” que foi escrito sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação do trabalho de Vinicius AbrahãoFoto: Apresentação do trabalho de Vinicius Abrahão

Em seguida, o estudante de licenciatura em física Kaua Estevam Cardoso de Freitas apresentou o trabalho “Experimentos Científicos de Baixo Custo Como Ferramentas de Aprendizagem no Ensino de Física”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação do trabalho de Kaua FreitasFoto: Apresentação do trabalho de Kaua Freitas

Na sequência, a estudante do curso de licenciatura em física Nicoli Rocha Santos apresentou o trabalho “Atividades de divulgação científica sobre a teoria do Big Bang” feito a partir da orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação do trabalho de Nicoli RochaFoto: Apresentação do trabalho de Nicoli Rocha

Finalmente, o aluno de licenciatura em física André Silva Mendes, apresentou o último trabalho da noite, intitulado “A Física nos Esportes” e que foi orientado pelo professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação do trabalho de André MendesFoto: Apresentação do trabalho de André Mendes

Os assuntos abordados pelos 13 trabalhos da área de física apresentados mostraram uma grande diversidade, evidenciando diferentes caminhos e enfoques para a realização de pesquisas que estejam associadas a áreas como ensino de física, ensino de astronomia, história da ciência e educação científica, dentre outras.

Foto: Diversos dos cidadãos presentes fizeram perguntas aos apresentadores dos trabalhosFoto: Diversos dos cidadãos presentes fizeram perguntas aos apresentadores dos trabalhos

A participação de estudantes de graduação em atividades acadêmicas como a apresentação de trabalhos de pesquisa durante o Seminário de iniciação Científica do Litoral Norte é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades de pesquisa, ensino e extensão como essa que ocorrem no âmbito do IFSP-Caraguatatuba são sempre abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página