Seminário tratou de reflexões sobre a História da Ciência feitas por Thomas Kuhn
Em 17 de novembro de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para discutir a respeito do capítulo 5, intitulado “A História da Ciência”, do livro “A Tensão Essencial” que foi escrito pelo historiador da ciência Thomas Kuhn (1922-1996). A apresentação foi realizada por Bruno Henrique Torres (estudante do curso de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba) que para este objetivo estruturou uma série de slides acerca dos temas discutidos neste capítulo. O evento contou também com a presença dos professores Alex Lino e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Além de diversos alunos da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, esteve presente também nesta atividade o professor Kaua Estevam Cardoso de Freitas que se graduou no curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba e atualmente está realizando um mestrado em Ensino de Física na Universidade de São Paulo (USP).
O livro em questão, “A Tensão Essencial: Estudos selecionados sobre tradição e mudança científica” (o título original é: “The Essential Tension: Selected Studies in Scientific Tradition and Change”), foi escrito por Thomas Kuhn e publicado em inglês pela primeira vez em 1977. No Brasil, em português, ele foi publicado pela Editora da UNESP em 2011.
A apresentação de Bruno Henrique Torres teve como foco principal pensar sobre a História da Ciência como um campo de conhecimento emergente, destacando que no início aqueles que produziam conhecimentos em História da Ciência eram, em geral, cientistas profissionais, algumas vezes de destaque. Durante o seminário, foi enfatizado que um conjunto de influências mais recentes ao trabalho contemporâneo em história da ciência está relacionado à preocupação com os fatores não intelectuais para o desenvolvimento científico, em especial institucionais e econômicos. Bruno tratou também em seu seminário dos dois tipos de abordagens de História da Ciência (interna e externa) e enfatizou que elas se complementam para produzirem uma compreensão mais ampla acerca da produção de conhecimentos científicos ao longo do tempo.
Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos durante a apresentação, o que motivou a realização de discussões bastante interessantes sobre a história da ciência e o ensino de física.
Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais