FÍSICA

Seminário tratou das relações entre a História e a Filosofia da Ciência

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 15h39 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 15h39

Em 1 de setembro de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para discutir a respeito do capítulo 1, intitulado “As relações entre a História e a Filosofia da Ciência”, do livro “A Tensão Essencial”, escrito pelo historiador da ciência Thomas Kuhn (1922-1996). A reunião foi conduzida pelo Prof. Dr. Alex Lino que para este objetivo estruturou uma apresentação acerca dos temas tratados neste capítulo; o evento contou também com a presença dos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Jurandi Leão Santos. Além de diversos alunos do IFSP-Caraguatatuba, estiveram presentes também nesta atividade os professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Siqueira Vieira Nogueira, Rafael Sorensen do Nascimento, Brenda Colares Conceição e Barbara Cristina Leone que se licenciaram em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, bem como o professor Modesto Pantaleo, liceanciado em Física pelo campus da cidade de São Paulo do IFSP.

Imagem 1 – Professor Alex Lino com sua filha SofiaImagem 1 – Professor Alex Lino com sua filha Sofia

O livro “A Tensão Essencial: Estudos selecionados sobre tradição e mudança científica” (o título original é: “The Essential Tension: Selected Studies in Scientific Tradition and Change”) foi escrito por Thomas Kuhn e publicado em inglês pela primeira vez em 1977. Em português, no Brasil, ele foi publicado pela Editora da UNESP em 2011.

Imagem 2 – Slide inicial da apresentaçãoImagem 2 – Slide inicial da apresentação

A apresentação do professor Alex Lino teve como foco principal as relações entre a História e a Filosofia da Ciência. Foi destacado que os historiadores da ciência precisam da filosofia: até o final do século XVII muito da ciência era filosofia e, mesmo após se separarem, essas disciplinas continuaram a interagir de modo muito significativo. No que diz respeito às diferenças entre os dois campos, enquanto no caso da história, o produto da pesquisa é uma narrativa sobre pormenores do passado com uma descrição estruturada e precisa do que ocorreu, no caso da filosofia, o objetivo é a produção de generalizações explícitas e de alcance universal. O filósofo não é um contador de histórias: seu objetivo é enunciar o que é verdadeiro em todas as épocas e lugares e não oferecer uma compreensão do que ocorreu. O professor Alex também pontuou que a História da Ciência pode ser uma fonte particularmente relevante de problemas e novas intuições, sendo relevante para a epistemologia e superando o seu papel clássico como puramente fonte de exemplos.

Imagem 3 – Slide apresentado pelo professor AlexImagem 3 – Slide apresentado pelo professor Alex

Ao final foi enfatizada a diferença lembrada por Kuhn entre leis empíricas e teorias. Enquanto as leis empíricas entram na ciência como adições líquidas ao conhecimento, para os historiadores, as teorias são, em certos aspectos, essenciais e holísticas: tanto quanto se pode afirmar, sempre existiram e sempre abrangeram todo o campo dos fenômenos naturais então concebíveis.

Imagem 4 – Capa do livro A Tensão Essencial de Thomas KuhnImagem 4 – Capa do livro A Tensão Essencial de Thomas Kuhn

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante e após a apresentação.

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.