Seminário no IFSP-Caraguatatuba discutiu a Desinformação na Pandemia

Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 14h43 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 14h43

Na tarde de 11 de junho de 2021, sexta-feira, a partir das 17h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Desinformação na Pandemia” e foi ministrado por Jacqueline Xavier Silva Enéas. Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. A coordenação deste evento foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.  O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que atualmente também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O apoio técnico para a realização deste evento foi fornecido pelo estudante Vinicius Carvalho Rosa.

Jacqueline Xavier Silva EnéasJacqueline Xavier Silva Enéas

Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba e interessados pelo assunto da comunidade externa ao IFSP, participaram deste seminário, assistindo-o pela transmissão simultânea que foi feita pelo YouTube; o vídeo desta transmissão, com 1 hora e 31 minutos de duração, ficou gravado e pode ser assistido por qualquer pessoa no link <https://www.youtube.com/watch?v=HQdioHFcfmc>.

Vinicius, Jacqueline e RicardoVinicius, Jacqueline e Ricardo

No começo do evento, o professor Ricardo Plaza explicou a respeito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba. Ele lembrou que este grupo de pesquisa, que está regularmente cadastrado no CNPq, guarda uma relação intensa com o curso de Licenciatura em Física desta instituição, que funciona no período noturno, tem duração de 4 anos e para o qual são ofertadas anualmente 40 vagas. Em seguida, ele apresentou a conferencista Jacqueline Xavier Silva Enéas que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBITI (CNPq) do projeto de pesquisa “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação” sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Slide apresentado por JacquelineSlide apresentado por Jacqueline

Jacqueline durante sua apresentação abordou alguns dos fatores que colaboram para disseminação da desinformação como o viés cognitivo de confirmação que os seres humanos geralmente apresentam (associado à tendência de se lembrar, interpretar, pesquisar e divulgar informações que confirmem as crenças que as pessoas têm), o analfabetismo funcional, o desconhecimento sobre como funciona a ciência e o conforto que provocam explicações simplistas. Jacqueline destacou a importância do termo “infodemia” que está relacionado ao excesso de informação sobre determinados temas, por vezes incorretas e produzidas por fontes não verificadas ou pouco fiáveis, e que se propaga velozmente. Jacqueline citou também a página “Caçadores de mitos sobre COVID-19” do site da “Organização Pan-Americana de Saúde” (OPAS) que está disponível para consulta no link <https://www.paho.org/pt/cacadores-mitos-sobre-covid-19> e que apresenta diversos equívocos e inverdades que são disseminados sobre a pandemia do coronavírus.

Caçadores de mitos sobre COVID-19Caçadores de mitos sobre COVID-19

Ao final da apresentação foram lidos comentários e perguntas feitas pelo público por meio do chat do YouTube que foram respondidas pela apresentadora. Vinicius Rosa e o professor Ricardo Plaza também participaram do debate. Em particular, o professor Ricardo Plaza destacou que a disseminação de notícias falsas e o crescimento de movimentos de negação da ciência têm uma grande relação principalmente com dois aspectos relacionados aos comportamentos dos seres humanos: ganância e ignorância. Vinicius relembrou a importância do trabalho do divulgador da ciência Carl Sagan sobretudo no combate às pseudociências e ao negacionismo da ciência.

O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente à pesquisadora Jacqueline Xavier Silva Enéas pelo excelente seminário que foi ministrado. O vídeo desta web-conferência e de outras atividades educacionais, culturais e científicas similares podem ser acessados no canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para as pessoas interessadas no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

Esta atividade para ocorrer contou com o apoio fundamental de Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista (com bolsa PIBIFSP) do projeto de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica”, no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Vinicius contribuiu decisivamente para a gestão das ferramentas computacionais que permitiram a realização desta web-conferência e para a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Docentes e estudantes da Licenciatura em Física e de outros cursos estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, educação, computação e geologia. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente seminários científicos e eventos educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral.