FÍSICA

Seminário do professor Gabriel Nalon tratou da Teoria da Transposição Didática

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 15h09 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 15h09

Em 17 de março de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, ocorreu o seminário “Teoria da Transposição Didática”, que foi ministrado pelo Prof. Me. Gabriel Luiz Nalon Macedo. Esse evento que aconteceu de maneira remota (por meio do Google Meet) no âmbito das atividades do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi organizado pelo Prof. Dr. Alex Lino e contou com o apoio do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ambos docentes do IFSP-Caraguatatuba. A sua gravação foi feita pelo professor Rafael do Nascimento Sorensen (que se graduou no curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba) e posteriormente o vídeo na íntegra (com 2 horas e 12 minutos de duração aproximada) foi disponibilizado no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://youtu.be/Y30lZW5hSYo>, podendo ser assistido por qualquer interessado pelo tema. Além de diversos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, participaram deste seminário os professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Siqueira Vieira e Lucas Ramos Teixeira de Souza, todos eles também licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Gabriel Luiz Nalon MacedoImagem 1 – Professor Gabriel Luiz Nalon Macedo

O professor Gabriel Luiz Nalon Macedo é licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2020) e mestre em Educação para a Ciência e a Matemática também pela Universidade Estadual de Maringá (2023); no mestrado ele foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e durante a graduação participou como bolsista do programa PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Imagem 2 – Professores Alex, Gabriel, Ricardo, Kaua, Larissa e RafaelImagem 2 – Professores Alex, Gabriel, Ricardo, Kaua, Larissa e Rafael

O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito ao professor Gabriel Nalon por ter aceitado o convite para realizar este seminário de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação de Gabriel NalonImagem 3 – Slide inicial da apresentação de Gabriel Nalon

A apresentação do professor Gabriel Nalon iniciou tratando da história da Teoria da Transposição Didática – que discute as transposições que ocorrem com um conteúdo desde o meio científico até o meio escolar – e citou em particular o sociólogo francês Michel Verret (1927-2017) e Yves Chevallard (1946 –), um importante pesquisador francês da área de ensino da matemática. Para Chevallard, em particular, a transposição didática é uma ferramenta eficiente para analisar o processo por meio do qual o saber produzido na sua origem no âmbito acadêmico (o Saber Sábio) se transforma inicialmente naquele que está contido nos programas e livros didáticos (o Saber a Ensinar) e, finalmente, naquele que de fato aparece nas salas de aula (o Saber Ensinado).

Imagem 4 – Slide sobre o Processo de Transposição DidáticaImagem 4 – Slide sobre o Processo de Transposição Didática

Para quem quiser conhecer melhor a Teoria da Transposição Didática é sugerida a leitura do artigo “Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de física moderna?” de autoria de Guilherme Brockington e Maurício Pietrocola, publicado na Revista “Investigações em Ensino de Ciências” e disponível no link <https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/512>.

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação após a apresentação inicial do professor Gabriel. Outras atividades como este seminário são realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza para saberem como participar das reuniões periódicas do grupo.