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FÍSICA

Seminário da Residência Pedagógica da Física versou sobre Robert Oppenheimer

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h47 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h48

Em 16 de setembro de 2023, sábado, a partir das 15h, ocorreu o webseminário de formação “Oppenheimer, Projeto Manhattan e a construção das bombas atômicas”, que foi ministrado, de modo remoto, pelo Prof. Dr. Alexandre Cesar Dourado Neves, docente do campus de Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este evento aconteceu no âmbito das atividades de formação do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP e foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do IFSP-Caraguatatuba, com o apoio dos professores Josimar Fernando da Silva e Eduardo Rogério Gonçalves do IFSP-Votuporanga. Este é o quinto de uma série de webseminários mensais de formação na área de Física destinados prioritariamente para os preceptores da Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura em Física do IFSP, mas que podem ser assistidos por licenciandos (bolsistas residentes ou não), bem como por professores e interessados em geral pelos temas abordados.

Este webseminário foi transmitido de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 3 horas e 7 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=y3cXgaSkZqg>.

Participaram também da transmissão os estudantes Murilo Francisco Matos (do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba) e Gabriel Santos Silva (do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba). O aluno Murilo Francisco Matos é bolsista no projeto de extensão “Atividades de Divulgação Científica e Cultural” e o aluno Gabriel Santos Silva é bolsista do projeto de extensão “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura”, em ambos os casos com bolsas fomentadas pelo campus de Caraguatatuba do IFSP.

Imagem 1 – Professor Alexandre Cesar Dourado NevesImagem 1 – Professor Alexandre Cesar Dourado Neves

O professor Alexandre Cesar Dourado Neves é graduado em Ciências Físicas e Biológicas com habilitação em Licenciatura Plena em Física pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras (1993), Mestre em Física pela UNESP (1996) e Doutor em Biofísica Molecular pela UNESP (2003). Foi professor do Departamento de Física do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP de São José do Rio Preto, do departamento de Ciências Exatas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal e do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de Sorocaba. Atualmente é docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, Biofísica, Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Ensino de Física e Astronomia, Astrofotografia, Astrofísica, Alfabetização Científica e Filosofia da Mente.

Imagem 2 – Ricardo, Alexandre, Eduardo, Gabriel, Murilo e JosimarImagem 2 – Ricardo, Alexandre, Eduardo, Gabriel, Murilo e Josimar

O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP agradece muito ao professor Alexandre Neves por ter aceitado o convite para realizar este seminário de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide do início do webseminário do professor AlexandreImagem 3 – Slide do início do webseminário do professor Alexandre

A apresentação do professor Alexandre iniciou tratando acerca de aspectos pessoais e profissionais da vida do físico Julius Robert Oppenheimer (1904-1967): foram destacadas diversas das suas contribuições para a Física, inclusive para a teoria moderna sobre buracos negros. Na sequência, foi apresentado um pouco da história do Projeto Manhattan, responsável pela construção das primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial e que foi liderado, no âmbito acadêmico, por Oppenheimer. Em específico, o professor Alexandre enfatizou o contexto histórico que levou uma quantidade grande de cientistas notáveis a se empenharem no esforço de guerra de construção das bombas atômicas nos Estados Unidos, na primeira metade da década de 1940, sobretudo devido à ascensão do regime nazista na Alemanha e das ameaças que isto trazia para o mundo inteiro. A apresentação também destacou o modo como cientistas como Oppenheimer e Einstein foram perseguidos nos Estados Unidos devido às suas posições políticas de esquerda, no contexto do crescimento do anticomunismo e do chamado macartismo que passou a vicejar nos EUA com o início da Guerra Fria com a União Soviética, após o final da Segunda Guerra Mundial em 1945.

Perguntas, reflexões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação pelo chat da transmissão simultânea feita pelo YouTube. O professor Alexandre respondeu aos questionamentos feitos de modo a deixar mais claros os conceitos e temas tratados.

Imagem 4 – Slide sobre OppenheimerImagem 4 – Slide sobre Oppenheimer

A equipe que organizou este webseminário agradece muito o Portal Pion da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que o divulgou previamente em sua página na internet no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/487-oppenheimer-projeto-manhattan-e-a-construcao-das-bombas-atomicas>.

Imagem 5 – Divulgação feita pelo Portal Pion sobre este webseminárioImagem 5 – Divulgação feita pelo Portal Pion sobre este webseminário

O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é executado em sete cursos de Licenciatura em Física que ocorrem nos campi das seguintes cidades: São Paulo, Caraguatatuba, Birigui, Votuporanga, Piracicaba, Registro e Itapetininga.

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (órgão do governo federal), que tem por finalidade apoiar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior (IES), contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Seus objetivos são: fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Os alunos licenciandos que são bolsistas residentes do PRP recebem uma bolsa mensal e devem estar na metade final de seus cursos. Eles atuam em escolas das redes públicas de ensino junto a aulas de professores destas escolas (que são denominados preceptores) de modo a colaborar para melhorar a qualidade de ensino destes estabelecimentos.

Os webseminários e as webconferências já realizados pelo canal “Debate Consciência” do YouTube estão abertos e disponíveis para todos os interessados e podem ser assistidos acessando este canal pelo link <https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>.

Outros webseminários como este serão realizados mensalmente no âmbito do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP até o final do ano de 2023. O seu objetivo é colaborar com a formação dos preceptores que atuam na Residência Pedagógica, bem como, por extensão, dos próprios residentes. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza ou qualquer outro docente-orientador do Subprojeto da área de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP para obterem mais informações.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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