Seminário da Residência Pedagógica da Física tratou da desinformação científica
Em 28 de agosto de 2023, segunda-feira, a partir das 16h, ocorreu o webseminário de formação “Desinformação científica e Ensino de Ciências”, que foi ministrado, de modo remoto, pelo Prof. Dr. Aldo Aoyagui Gomes Pereira, docente do campus de Piracicaba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este evento aconteceu no âmbito das atividades de formação do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP e foi organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que atua como Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, e contou com o apoio do Prof. Dr. Paulo Batista Ramos que atua como Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Piracicaba. Este é o quarto de uma série de webseminários mensais de formação na área de Física destinados prioritariamente para os preceptores da Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura em Física do IFSP, mas que podem ser assistidos por licenciandos (bolsistas residentes ou não), bem como por professores e interessados em geral pelos temas abordados.
Participaram também da transmissão o estudante Murilo Francisco Matos (estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba), bem como os alunos José Euripedes Bezerra Brito, Jonathan Campos Souza e Gabriel Santos Silva, todos estudando curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba. Este webseminário foi transmitido de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 2 horas e 3 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/live/UpDktlzMD0w?si=-9ovDREEHUPzWWiJ>. O aluno Murilo Matos é bolsista no projeto de extensão “Atividades de Divulgação Científica e Cultural”, com bolsa fomentada pelo campus de Caraguatatuba do IFSP, enquanto o aluno José Euripedes é bolsista no projeto de pesquisa de iniciação científica “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica”, com bolsa da FAPESP; em ambos os casos, o orientador é o professor Ricardo Plaza.
O professor Aldo Aoyagui Gomes Pereira possui graduação em Licenciatura em Física pela UNICAMP (2005), é Mestre em Ciências pela USP (2009) e é Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP (2017). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Department of Science Education da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, em 2018. É atualmente professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Piracicaba e atua como Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da UNICAMP. As suas principais áreas de Pesquisa são a Educação em Ciências e a Formação de Professores. Como pesquisador o seu interesse atual tem versado sobre as possibilidades de desenvolvimento da Alfabetização Científica Midiática na Educação em Ciências por meio da abordagem da Prática Social da Ciência.
O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP agradece muito ao professor Aldo Aoyagui Gomes Pereira por ter aceitado o convite para realizar este seminário de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.
A apresentação do professor Aldo iniciou apresentando um panorama das pesquisas sobre desinformação científica e Ensino de Ciências. O tema central da apresentação foi a Prática Social da Ciência e como ela pode ser utilizada nas aulas de ciências diante do cenário de disseminação de desinformação científica presente na Internet e nas mídias sociais. Em particular ele tratou das estratégias usadas pelos imitadores da ciência para enganar e de formas como evitar que isso aconteça, como por exemplo, pela análise da expertise, pela análise da honestidade, pela análise da responsabilidade epistêmica e pela análise do consenso científico. O professor Aldo ressaltou a importância de que os estudantes desenvolvam a habilidade de avaliar expertise e informação científica. Um texto cuja importância foi ressaltada pelo professor Aldo e que está aberto em português para ser lido no site da Universidade de Stanford, intitulado “Educação em Ciências em Tempos de Desinformação”, pode ser acessado pelo link <https://sciedandmisinfo.stanford.edu/sites/g/files/sbiybj25316/files/media/file/educacao-em-ciencias-em-tempos-de-desinformacao1.pdf>.
Perguntas, reflexões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação pelo chat da transmissão simultânea feita pelo YouTube. Dentre estes participantes estiveram o professor Eduardo Antonio Modena (ex-reitor do IFSP), a professora Ana Paula Mijolaro (docente de física do IFSP-Caraguatatuba) e o professor Osvaldo Stefanini (preceptor do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física, lecionando na Escola Estadual Avelino Ferreira, situada no município de Caraguatatuba). O professor Aldo respondeu aos questionamentos feitos de modo a deixar mais claros os conceitos e temas tratados.
Uma referência para este webseminário é o artigo intitulado “Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências” de autoria do professor Aldo Aoyagui Gomes Pereira, juntamente com a professora Camilia Aoyagui dos Santos, publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, volume 39, número 3, de 2022, entre as páginas 688 e 711, e que pode ser acessado no link <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/83882>. O resumo deste artigo é: “Tem se tornado tática comum no cenário atual, principalmente após a ascensão da Internet e Redes Sociais, a encenação e fabricação de fatos alternativos, por meio da simulação das credenciais de um discurso genuinamente científico. Transmitindo confiança e utilizando-se de elementos da própria natureza da ciência, esses formadores de opinião e falsos experts elaboram uma narrativa persuasiva com vários objetivos. Entre eles, fomentar o ceticismo cego ao questionarem recomendações de instituições científicas e especialistas, e reivindicarem mais evidências e provas irrefutáveis para teorias científicas já consolidadas dentro da comunidade científica. Baseados em trabalhos que discutem a relevância da dependência e confiança epistêmica, reiteramos a importância de levarmos para as aulas de ciências a discussão de aspectos institucionais e sociais da Ciência. Para isso, descrevemos situações-problema que envolvem um posicionamento pessoal e coletivo, nas quais podem ser trabalhados os conceitos de expertise, credenciais, credibilidade, conflito de interesse e consenso científico, com o objetivo de analisar a confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas circuladas pelas mídias. Dado o atual cenário de pós-verdade, nossa reflexão principal é: em casos que apresentam uma estrutura epistemológica complexa de análise, como é o das afirmações de natureza científica presentes na mídia, somos todos dependentes epistemologicamente uns dos outros. Nesse contexto, consideramos que a prerrogativa fundamental é a análise não das evidências científicas em si, mas de evidências e critérios relacionados sobre quem consideramos ser um especialista para falar sobre ciência.”
O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é executado em sete cursos de Licenciatura em Física que ocorrem nos campi das seguintes cidades: São Paulo, Caraguatatuba, Birigui, Votuporanga, Piracicaba, Registro e Itapetininga.
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (órgão do governo federal), que tem por finalidade apoiar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior (IES), contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Seus objetivos são: fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Os alunos licenciandos que são bolsistas residentes do PRP recebem uma bolsa mensal e devem estar na metade final de seus cursos. Eles atuam em escolas das redes públicas de ensino junto a aulas de professores destas escolas (que são denominados preceptores) de modo a colaborar para melhorar a qualidade de ensino destes estabelecimentos.
Os webseminários e as webconferências já realizados pelo canal “Debate Consciência” do YouTube estão abertos e disponíveis para todos os interessados e podem ser assistidos acessando este canal pelo link <https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>.
Outros webseminários como este serão realizados mensalmente no âmbito do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP até o final do ano de 2023. O seu objetivo é colaborar com a formação dos preceptores que atuam na Residência Pedagógica, bem como, por extensão, dos próprios residentes. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza ou qualquer outro docente-orientador do Subprojeto da área de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP para obterem mais informações.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
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