Revista publica artigo sobre a História da Astronomia no Egito Antigo

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2023, 18h48 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2023, 18h48

A Revista Eixo (ISSN: 2238-5630), em seu volume 12, número 1, ano de 2023, entre as páginas 27 e 38, publicou o artigo intitulado “História da Astronomia no Egito Antigo: métodos de medição do tempo e educação científica”, escrito por Amanda Salgueiro de Souza, que é graduada no curso de Licenciatura em Física do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/1035>.

Imagem 1 – Amanda Salgueiro e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Amanda Salgueiro e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “O objetivo deste trabalho é investigar como conhecimentos sobre a história da astronomia desenvolvida na antiguidade pela civilização egípcia podem colaborar para a educação científica dos alunos. O desenvolvimento da fundamentação teórica ocorreu por meio da análise de artigos acadêmicos e livros importantes para essa pesquisa. Os egípcios utilizavam os conhecimentos astronômicos para a agricultura e a construção de pirâmides e de outras edificações. No Egito antigo, foram desenvolvidos calendários baseados em observações astronômicas, como a do nascimento helíaco de Sirius, a estrela mais brilhante do céu. Além disso eram utilizados instrumentos astronômicos, como os relógios de sol e de água. Conhecimentos sobre a história da astronomia no Egito Antigo foram analisados da perspectiva de como eles podem ser úteis no contexto da educação científica. Em particular, este artigo analisa como os egípcios determinaram que o ano tinha aproximadamente 365 dias e como dividiram o dia em 24 horas. Essa investigação permitiu perceber a importância da utilização, no contexto educacional, de questões problematizadoras que podem alavancar o processo de aprendizagem acerca de conceitos científicos e da metodologia da ciência. Um exemplo foi: Como é possível determinar a duração em dias de um ano?”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista EixoImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Eixo

A Revista Eixo (ISSN: 2238-5630), que pode ser acessada no link <http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo>, é uma publicação eletrônica, de acesso aberto, que está vinculada ao Instituto Federal de Brasília (IFB). De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é A4.

Imagem 3 – Imagem do site da Revista Eixo em abril de 2023Imagem 3 – Imagem do site da Revista Eixo em abril de 2023

Amanda Salgueiro de Souza, durante o seu curso de graduação de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, foi orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “História da astronomia das civilizações antigas e ensino de física” com bolsa fomentada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) do CNPq. Amanda realizou o seu curso de Licenciatura em Física entre 2019 e 2022.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como ensino de física, divulgação científica, história da ciência, educação científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas como física, astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.