Revista publica artigo de licencianda em Física sobre divulgação científica

Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 11h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 11h41

O periódico “Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino” (ISSN: 2526-2688), em seu volume 1, número 14, ano de 2022, entre as páginas 39 e 63, publicou recentemente o artigo intitulado “Concepções de alunos participantes em atividades de divulgação científica sobre o ciclo de vida das estrelas”, escrito por Yasmin Francisca dos Santos Coelho, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/36596>.

Imagem 1 – Yasmin Coelho e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Yasmin Coelho e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo objetiva examinar as concepções de estudantes presentes em atividades de divulgação científica sobre Astrofísica Estelar. Essas ações foram realizadas em 2018 junto a alunos de ensino médio e do ensino fundamental de diferentes escolas públicas localizadas em municípios do litoral norte do estado de São Paulo, tendo como ponto de partida o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A sistematização dos dados obtidos a partir das respostas dadas pelos alunos de duas dessas escolas a um questionário aplicado logo depois das apresentações acontecerem, permitiu conhecer os pontos de vista e as opiniões dos alunos sobre os tópicos abordados. As ações realizadas permitiram concluir que o interesse de muitos jovens por temas de astronomia pode ser usado com sucesso e de modo ativo no processo de aprendizagem de áreas da disciplina de Física. Em particular, pode ser útil neste sentido, o estudo da evolução estelar e da dependência das diferentes etapas finais desta evolução com relação à massa das estrelas envolvidas.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Kiri-KerêImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Kiri-Kerê

O periódico “Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino” (ISSN: 2526-2688), que pode ser acessado no link <https://periodicos.ufes.br/kirikere>, é uma publicação eletrônica, de acesso aberto, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES), dedicada à área de Ensino com uma abordagem interdisciplinar e buscando estimular a divulgação de resultados de investigação científica inéditos. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B2.

Imagem 3 – Página da Kiri-Kerê em dezembro de 2022Imagem 3 – Página da Kiri-Kerê em dezembro de 2022

Yasmin Francisca dos Santos Coelho é estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba. Em 2018, em seu primeiro ano da graduação, ela foi orientada do professor Ricardo Plaza como bolsista no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação cultural e cientifica”, com fomento da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP; foi no contexto das atividades de extensão realizadas em 2018 que ela iniciou o processo de investigação que é analisado no artigo publicado na revista Kiri-Kerê.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.