Revista publica artigo de licenciada em Matemática com pesquisa sobre o racismo

Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 13h38 | Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 13h38

O periódico “Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA” (ISSN: 2359-0041), em seu volume 9, número 2, ano de 2022, entre as páginas 160 e 179, publicou recentemente o artigo intitulado “Reflexões sobre ações educacionais e culturais como ferramentas para o debate sobre o racismo”, escrito por Beatriz Aguida Gomes, que é licenciada em Matemática pelo Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/5818>.

Imagem 1 – Beatriz Aguida Gomes e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Beatriz Aguida Gomes e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo investiga os resultados e impactos de atividades educacionais e culturais que tiveram o racismo como tema central e ocorreram entre o final de 2019 e o início de 2020, junto a alunos do IFSP-Caraguatatuba e convidados da comunidade externa à instituição. Essas ações abordaram também, de forma crítica, outros preconceitos que permanecem arraigados na sociedade brasileira, tais como o machismo e a homofobia. Como fundamentação para estas apresentações, foram analisados alguns referenciais teóricos acerca dos temas abordados e as suas relações com as áreas da educação e da cultura, sobretudo em artigos publicados em revistas científicas, trabalhos submetidos para congressos acadêmicos e capítulos de livros das áreas em questão. Para a sua realização foram pesquisados vídeos de curta duração que pudessem ser utilizados nas apresentações audiovisuais. As atividades tiveram uma abordagem bastante interdisciplinar e procuraram dialogar com situações vivenciadas pelos participantes, sobretudo na questão do preconceito racial. Foram realizados três tipos de atividades: oficinas educacionais, exibições de vídeos curtos e cinedebates. Nas duas oficinas educacionais realizadas, as respostas dadas por escrito à pergunta “você acha que o preconceito está presente em seu meio social” foram analisadas para entender a forma como os preconceitos são reproduzidos pela sociedade.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site do periódico RELVAImagem 2 – Início do artigo publicado no site do periódico RELVA

O periódico “Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA” (ISSN: 2359-0041), que pode ser acessado no link < https://periodicos.unemat.br/index.php/relva>, é uma publicação eletrônica, de acesso aberto que tem como objetivo disseminar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e divulgar resultados de pesquisas, relatos de experiências e práticas pedagógicas inerentes às ações de ensino e extensão produzidas em âmbitos educacionais e das áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Imagem 3 – Imagem do site do periódico RELVAImagem 3 – Imagem do site do periódico RELVA

Beatriz Aguida Gomes, durante o decorrer do seu curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, desenvolveu diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em particular, entre 2019 e 2020, ela foi bolsista do projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza e com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, de acordo com o “Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Gênero” do IFSP; foi no contexto deste projeto de ensino que foram desenvolvidas ações educacionais e de extensão que levaram à elaboração do artigo publicado pela RELVA.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.