FÍSICA

Revista ENCITEC publica artigo de licenciando em Física pelo IFSP

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 18h17 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 19h10

O periódico “Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC” (ISSN: 2237-4450), em seu volume 12, número 3, ano de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Recursos audiovisuais disponíveis para atividades de divulgação científica e ensino de física sobre galáxias” escrito por Higor Felipe Gonçalves de Arruda, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link.

Imagem 1 - Higor Arruda e professor Ricardo PlazaImagem 1 - Higor Arruda e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo procura investigar os conhecimentos astrofísicos atuais sobre as galáxias e as ferramentas existentes para a sua inserção na divulgação e na educação científica. Ele tem como objetivo examinar as perspectivas didáticas do uso de recursos audiovisuais, em especial de vídeos, em atividades de divulgação científica sobre temas relacionados à área da astrofísica de galáxias e outros tópicos de astronomia relacionados. Durante a pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica em áreas como a astrofísica de galáxias e o ensino de astronomia e de física, em livros, artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, teses e dissertações. Esta revisão teve o intuito de fundamentar o trabalho realizado e situar o atual estado da arte, em termos científicos e educacionais, das discussões acerca do seu eixo temático. Foi feito um levantamento pormenorizado de vídeos disponíveis na internet e que podem ser usados, em ações de divulgação científica envolvendo temas de astrofísica, astronomia e cosmologia, particularmente aqueles relacionados ao estudo das galáxias. Foram examinados e obtidos também os links de trabalhos originais escritos por cientistas que se notabilizaram no estudo das galáxias, tais como Wright, Kant, Herschel, Shapley, Curtis, Hubble, Rubin, Ghez e Genzel.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da ENCITECImagem 2 – Início do artigo publicado no site da ENCITEC

O periódico “Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC” (ISSN: 2237-4450), que pode ser acessado no link, é uma publicação eletrônica, de acesso aberto, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, que publica artigos relacionados ao Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Ensino de Tecnologias, Ensino de Saúde ou áreas afins.

Imagem 3 – Página da ENCITEC em dezembro de 2022Imagem 3 – Página da ENCITEC em dezembro de 2022

Higor Felipe Gonçalves de Arruda está finalizando em 2022 o seu curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, e desenvolveu, entre junho de 2021 e maio de 2022, o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, fomentado com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.