Professor Participa de Banca de Mestrado Sobre Jogo de Xadrez e Educação

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 18h38 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 18h42

Na tarde de 4 de abril de 2024, quinta-feira, a partir das 14h00, ocorreu a banca de defesa de mestrado de Érika Xavier Maia (de modo remoto, por meio do “Google Meet”), com a apresentação da sua Dissertação intitulada “O Jogo de Xadrez como ferramenta didático-pedagógica para trabalhar habilidades socioemocionais na alfabetização matemática”. Esta dissertação foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) do campus de São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e ocorreu sob a orientação da Profa. Dra. Diva Valério Novaes, docente do campus de São Paulo do IFSP. Além da orientadora (a professora Diva), a banca de avaliação deste trabalho acadêmico contou também com a participação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus de Caraguatatuba do IFSP, e da Profa. Dra. Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, que é docente do campus de São Paulo do IFSP.

Imagem 1 – Érika Xavier MaiaImagem 1 – Érika Xavier Maia

Após a apresentação da dissertação e dos resultados obtidos na pesquisa pela mestranda Érika, bem como da arguição realizada pelos três professores participantes da banca de avaliação, a Dissertação foi aprovada pela banca.

Imagem 2 – Professores Diva, Amanda, Érika e RicardoImagem 2 – Professores Diva, Amanda, Érika e Ricardo

O resumo desta dissertação foi: “O contexto pandêmico trouxe diversos desafios para recuperar as aprendizagens. Com isso, encontramos no jogo de xadrez possibilidades interdisciplinares que pode contribuir para aprendizagens significativas. Nossa pergunta disparadora para investigação nessa pesquisa foi: Pode o jogo de xadrez contribuir para o ensino de uma matemática exploratória e crítica e concomitantemente desenvolver habilidades socioemocionais? Desta forma, propomos o trabalho com as habilidades socioemocionais ensinando matemática com o jogo de xadrez, ou seja, o jogo de xadrez como ferramenta didático-pedagógica para ensinar matemática e simultaneamente desenvolver as habilidades socioemocionais. Assim, nosso objetivo de pesquisa com este estudo foi propor uma sequência didática para investigar se o jogo de xadrez pode contribuir para desenvolver habilidades matemáticas e socioemocionais concomitantemente, pois há contribuições das áreas da Psicologia da Educação e Neurociência, mostrando que todos podem aprender e que as questões emocionais estão inteiramente ligadas. Com resultado afirmativo, a sequência didática se transformou no produto educacional desta dissertação e pode ser replicada ou adaptada por outros professores. A pesquisa é orientada em estudos de Howard Gardner, Daniel Goleman, Celso Antunes, Carol Dweck e Wilson da Silva, principalmente. Este texto é composto de resumo, introdução e mais cinco seções. Na Seção 1, abordamos a introdução. Na Seção 2, a revisão bibliográfica. Na Seção 3, discutimos a metodologia. Na Seção 4, trazemos os resultados da pesquisa. Por fim, na Seção 5, estão as considerações finais. O Produto Educacional segue anexado a esta dissertação, trata-se da sequência didática aplicada aos estudantes. O método adotado foi a pesquisa qualitativa, com a qual investigamos, a partir da aplicação da sequência didática, o objetivo proposto. O resultado indicou efeito positivo da intervenção, pois a análise dos dados mostrou que houve significativa mudança na frequência da utilização das estratégias propostas e no entendimento de eficácia delas por parte da maioria dos estudantes que participaram, por exemplo: compreender a sequência dos números, cálculo da multiplicação e resolução de problemas no que abrange a alfabetização, o que demonstrou a relevância da investigação realizada.”

Imagem 3 – Slide inicial apresentado por ÉrikaImagem 3 – Slide inicial apresentado por Érika

Érika é graduada em Letras e em Pedagogia, possui especialização em Psicopedagogia e é professora da Educação Infantil e Fundamental da Rede Municipal da cidade de São Paulo. A linha de pesquisa desenvolvida por Érika é de grande importância, pois estudos sobre as relações entre o jogo de xadrez, a alfabetização matemática e os aspectos socioemocionais dos alunos podem contribuir significativamente para o processo de aprendizagem.

Imagem 4 – Slide apresentado por ÉrikaImagem 4 – Slide apresentado por Érika

O campus de Caraguatatuba do IFSP adquiriu um tabuleiro de xadrez com peças gigantes com recursos do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, executado em 2021 e coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Este tabuleiro de Xadrez Gigante tem estado permanentemente montado no andar de cima do prédio do IFSP-Caraguatatuba (perto da lanchonete) e à disposição dos interessados em jogarem uma partida de xadrez a qualquer momento.

Imagem 5 – Tabuleiro de Xadrez Gigante no andar superior do IFSP-CaraguatatubaImagem 5 – Tabuleiro de Xadrez Gigante no andar superior do IFSP-Caraguatatuba

É importante cuidar deste equipamento educacional valioso em termos educacionais que é o Xadrez Gigante, para que ele possa ainda por muito tempo ser usado por diferentes alunos e servidores interessados. O jogo de xadrez é fascinante e colabora bastante para o desenvolvimento de diversas habilidades tanto cognitivas (particularmente na disciplina da matemática, mas não somente nela), quanto socioemocionais, como investigou o trabalho de pesquisa realizado por Érika Xavier, durante a realização do seu curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), no campus de São Paulo do IFSP. Em especial, para os alunos dos dois cursos de Licenciatura em Matemática e em Física do IFSP-Caraguatatuba, o Xadrez Gigante do campus pode ser um recurso didático útil e valioso para investigar e testar determinadas situações de ensino-aprendizagem propiciadas por este jogo de tabuleiro.