Professor do IFSP Caraguatatuba realizou a sua qualificação para o mestrado

Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 16h28 | Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2020, 16h28

No dia 22 de setembro de 2020, pela manhã, o professor Joao Dalton Daibert, docente da área de Construção Civil do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou o exame geral de qualificação para o mestrado acadêmico na UNESP (Universidade Estadual Paulista), Campus de Guaratinguetá. Ao final ele foi aprovado no exame de qualificação do seu trabalho de pesquisa intitulado: “Análise das condições para implantação de trem de alta velocidade em monotrilho, entre Rio de Janeiro e São Paulo, na faixa de domínio da vida Dutra: considerações sobre a área de implantação e aplicação de materiais recicláveis, técnicas inovadoras de construção e geração de impactos ambientais".

Professor João Dalton DaibertProfessor João Dalton Daibert

O professor João Dalton Daibert está realizando seu trabalho de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da UNESP sob a orientação do Prof. Dr. Teófilo Miguel de Souza (docente do Departamento de Engenharia Elétrica / Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP) e sob a coorientação da Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis. Além do orientador e da coorientadora, fizeram parte da banca de qualificação o Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Professores Ricardo, Teófilo, João Dalton, José Américo e Vassiliki, durante a qualificaçãoProfessores Ricardo, Teófilo, João Dalton, José Américo e Vassiliki, durante a qualificação

Segundo o seu resumo, o trabalho apresentado pelo professor João Dalton Daibert pretende mostrar a possibilidade da implantação de um monotrilho de alta velocidade, atendendo ao transporte de passageiros e de pequenas cargas interligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. No traçado para a sua implantação deverão ser utilizadas as áreas da Via Dutra já delegadas à União, sem necessidade de desapropriações. A proposta para a construção deste monotrilho deverá focar em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, obedecendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Os impactos ambientais deverão ser minimizados com a adoção de técnicas diferenciadas para construção e o emprego, prioritariamente, de materiais recicláveis. A propulsão dos trens deverá ser fornecida por energia elétrica renovável, proveniente principalmente da geração por placas fotovoltaicas, instaladas na região da Faixa de Domínio, já desapropriada e não edificante, interligadas à rede elétrica local trabalhando no sistema on grid.

Professores durante a qualificaçãoProfessores durante a qualificação

A realização e orientação de pesquisas em diversos níveis (iniciação científica, mestrado, doutoramento etc.) é uma das atribuições dos docentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) levando à produção de novos conhecimentos que podem gerar melhorias na qualidade de vida dos cidadãos e ao mesmo tempo aperfeiçoar e ampliar a compreensão humana acerca do mundo em que vivemos. O IFSP tem como base de sustentação a realização de atividades no “tripé” ensino, pesquisa e extensão e seus docentes atuam de diversas maneiras nestas três frentes.