Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
PIBID

PIBID da Física apresenta experimentos científicos na Escola Thomaz

Publicado: Sábado, 08 de Dezembro de 2018, 12h18 | Última atualização em Sábado, 08 de Dezembro de 2018, 12h24

Nos dias 21, 23, 28 e 30 de novembro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), José Henrique Gomes Tosta, Nicolas Gama Coelho Rodrigues, Raysa Andrade de Souza e Thomas Diego de Oliveira Cabrera Filho, juntamente com o voluntário Ryan Nepomuceno Montemor, realizaram a montagem e apresentação de diversos experimentos de baixo custo sobre Física na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima.

 

Alunos no pátio da Escola Thomaz interagindo com os experimentos

 

A supervisão dos bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física na Escola Thomaz Ribeiro de Lima é realizada pelo professor William Martinez Sobrinho.

 

Professor William analisa experimento que estuda rotações

 

No âmbito do IFSP-Caraguatatuba, o PIBID da Licenciatura em Física é coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini e conta com o apoio do coordenador do curso de Licenciatura em Física, professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Explicação prática acerca de conceitos de física

 

A apresentação dos experimentos teve como público alvo as turmas dos primeiros anos do ensino médio da Escola Thomaz. O objetivo foi refletir sobre conceitos de Física, por meio de alguns experimentos demonstrativos que provocassem algum tipo de reflexão sobre as suas causas. A interação dos alunos da escola com os bolsistas do PIBID permitiu que a participação na realização das experiências colaborasse para uma melhor compreensão dos tópicos de física envolvidos. As atividades também chamaram a atenção de muitos funcionários, professores e gestores da escola. A exposição dos experimentos ocorreu no período da tarde, entre 13h e 18h. Os alunos se interessaram não somente pelos experimentos expostos, mas também pela física que explicava tais experimentos.

 

Experimento que estuda rotações

 

As experiências apresentadas nestas quatro tardes envolveram diversos conceitos, fenômenos e procedimentos de diferentes áreas da física. Destacamos abaixo alguns dos experimentos que foram apresentados aos alunos da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima.

 

Bolsista do PIBID explica a física envolvida em um experimento científico

 

Gira-gira: o experimento construído pelos bolsistas tem o objetivo demonstrar de forma concreta a força centrípeta por meio de uma garrafa que tinha uma linha com dois objetos nas pontas, sendo que um dos objetos tinha uma massa maior que o outro.

 

Aluno interagindo com o experimento de baixo custo

 

Experimento de conservação de momento angular: Esse experimento contou com a participação ativa de muitos alunos, professores e funcionários da escola Thomaz Ribeiro de Lima. Alguns tinham a intenção de “brincar”, outros agiram por curiosidade, um fator que colabora para o aprendizado. A questão problematizadora para este experimento é: “Por que, ao abrir os braços segurando os halteres, a velocidade de rotação diminui, e ao fechar, ela aumenta?” Os bolsistas apresentaram as grandezas físicas estudadas neste experimento e explicaram porque o momento angular tem que se conservar de acordo com uma lei básica da física. Assim, quando uma grandeza (a distância dos pesos em relação ao eixo de rotação) aumenta, uma outra grandeza (a velocidade de rotação) tende a diminuir. Ao abrir os braços, o momento de inércia aumenta, pois a massa passa a ser distribuída de modo diferente e fica mais distante do eixo de rotação; como consequência, para o momento angular se conservar e permanecer constante, a velocidade angular tende a diminuir – e vice-versa.

 

Aluna verificando a conservação do momento angular

 

Gerador de Wimshurst: Trata-se de um equipamento no qual o manuseio de uma manivela que gira um sistema, causa atrito em fios condutores que por sua vez gera faíscas entre dois polos de metal do aparato; assim, a eletricidade é gerada por meio de atrito.

 

Alunos interagindo com o gerador

 

Submarino na garrafa: esse foi um dos experimentos que mais geraram curiosidade. Ele consiste em uma caneta BIC dentro de uma garrafa PET cheia de água e com a tampa fechada. Como a caneta tem um peso muito próximo a força de empuxo da água sobre a caneta, quando você aperta a garrafa aumentado a pressão em todas as partes da caneta a força de empuxo passa a ser menor que o peso e então a caneta afunda.

 

Professor William demonstrando um experimento para os alunos

 

A física é uma ciência experimental por sua própria natureza: deste modo, aprender conceitos de física a partir de vivências em situações que envolvam experimentos físicos é fundamental para que a compreensão dos temas abordados ocorra de forma significativa. Este é um dos pontos de partida das ações do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

 

Alunos interagem com experimento de física

 

A equipe do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece aos professores, funcionários e gestores da Escola Thomaz Ribeiro de Lima pelo apoio fornecido para que esta atividade educacional acontecesse com sucesso.

 

A comunidade da Escola Thomaz participou ativamente das atividades experimentais

 

A participação ativa dos estudantes da Escola Thomaz Ribeiro de Lima nas atividades realizadas em todas estas quatro tardes evidenciou que existe um imenso potencial no uso de experimentos de física como ferramentas para despertar a curiosidade de adolescentes e crianças para o conhecimento científico.

 

Alunos manipulam experimento de física para aprender os conceitos subjacentes

 

No âmbito do IFSP-Caraguatatuba, o voluntário Ryan Nepomuceno Montemor é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIC/CNPq) orientado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e também tem dado suporte ao programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, programa este que vem apoiando as ações do PIBID da Licenciatura em Física nas escolas parceiras.

 

Fonte: Estudante Thomas Diego de Oliveira Cabrera Filho e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página