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Engenharia Civil

Pesquisa da Engenharia Civil do IFSP: da comunidade local para o mundo

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 14h51 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 14h56

Em dezembro de 2019 foi finalizada a pesquisa de iniciação científica que contou com a participação da comunidade e garantiu a divulgação dos resultados do trabalho em evento internacional. Os alunos da engenharia civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba (IFSP CAR). Gustavo B. Letcooviski e Michele K. A. A. Torres, orientados pela Prof. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, realizaram o trabalho de pesquisa voluntário (PIVICT 2018-2019) referente à caracterização das vias cicláveis de Caraguatatuba.

O projeto de pesquisa "Análise operacional da funcionalidade do sistema cicloviário do município de Caraguatatuba, SP", dividido entre os setores norte e sul, teve como objetivo analisar a eficiência e caracterizar a malha cicloviária atual do município de Caraguatatuba. Por meio dos resultados do projeto, os órgãos responsáveis poderão verificar quais são as maiores demandas para aprimorar o sistema em cada um dos trechos e subtrechos avaliados.

Primeiramente, um questionário foi direcionado aos estudantes do IFSP CAR, a fim de obter os parâmetros a serem considerados durante a pesquisa, segundo os usuários. Os parâmetros de maior relevância levantados foram: integração de modais, segurança, sinalização, pavimentação, iluminação, drenagem, planejamento e manutenção. O questionário foi aplicado para 70 alunos de diferentes idades dos cursos médio, técnico e superior, de forma online e anônima. Posteriormente, os membros da equipe do projeto percorreram cerca de 32 km da via cicloviária de Caraguatatuba, nos setores norte e sul para caracterizarem cada um dos critérios.

Logo no início do trabalho, em novembro de 2018, os alunos apresentaram os resultados parciais no III Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG (Figura 1).

 

Figura 1- Alunos Gustavo e Michele em 2018, no III Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem da UFMG.

 

Os alunos prosseguiram com o projeto e no segundo semestre de 2019 necessitaram da ajuda da comunidade novamente. Dessa vez, de forma mais direta e com significativa importância. Eles contaram com a participação de “especialistas”, no quesito de uso e conhecimento sobre ciclovias, com o intuito de atribuir pesos aos critérios já estudados e pré-definidos. Dentre esses “especialistas”, estavam ciclistas, amadores e profissionais, agentes de trânsito, bombeiros, engenheiros civis, arquitetos e técnicos em edificações. Na noite do dia 28 de agosto de 2019, os especialistas se encontraram com os membros do grupo de pesquisa no IFSP CAR, para atribuir pesos para cada critério de forma individual (Figura 2).

 

Figura 2 - Alunos Gustavo e Michele no IFSP, em reunião com especialistas da comunidade.

 

No final dessa etapa, o trabalho foi apresentado no 9º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, na Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha, de 15 a 17 de novembro de 2019, em parceria com Cláudia Durand Alves, Arquiteta e Analista de Geoprocessamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) (Figura 3).

 

Figura 3 - Cláudia (DNIT), Profª Vassiliki e Michele apresentando o trabalho de pesquisa na Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha.

 

No evento, a aluna Michele apresentou o trabalho na forma de pôster e sanou as dúvidas de todos que prestigiaram o seu trabalho de pesquisa. Foi uma ótima oportunidade de promover a pesquisa desenvolvida no IFSP CAR, internacionalmente falando, além de aprimorar os conhecimentos da aluna, que também participou das palestras do Simpósio (sendo todas em inglês), e por fim, potencializar o network com pesquisadores de diversas universidades de todo o mundo. Os Anais contendo todos os trabalhos do evento (intitulado como "Book of Abstracts") podem ser acessados pelo site do programa, aqui.

Durante a visita à Alemanha, a aluna, orientadora e colaboradora de pesquisa também participaram do maior Congresso Mundial de Geotecnologias, Intergeo 2019, logo após o Simpósio, também em Stuttgart, Alemanha (Figura 4).

 

Figura 4 - Profª Vassiliki, Michele e Cláudia (DNIT), no Intergeo 2019, em Stuttgart, Alemanha.

 

Nessa feira, que acontece anualmente há 25 anos, são abordados temas relacionados à geodésia e geoinformação (Geo-IT), destacando questões cruciais para o desenvolvimento da infraestrutura, incluindo política, sociedade e negócios. Outro foco especial do evento neste ano foi a digitalização nas áreas de mobilidade e construção, tais como Smart City, topografia, varredura a laser, engenharia e construção digital ("Building Information Modelling" ou Modelo da Informação da Construção, conhecido como BIM) e veículos aéreos não tripulados (VANT). Mais de 20.000 visitantes puderam prestigiar as recentes inovações de 705 empresas de 42 países diferentes. Informações técnicas sobre o evento de 2019 podem ser obtidas no relatório técnico do site, aqui.

Na Semana Nacional de Tecnologia de 2019, a aluna Michele apresentou a palestra " Smart City: Integração do BIM e do Geoprocessamento na infraestrutura urbana" sobre a temática verificada na Intergeo 2019 e junto com o colega Gustavo, apresentaram no II Workshop do GETIS, uma palestra sobre os resultados obtidos no seu trabalho de iniciação científica.

Por meio dessa pesquisa foi possível elaborar um método para determinar o índice de eficiência do sistema cicloviário de Caraguatatuba, SP. A metodologia utilizada mostrou-se adequada ao propósito do estudo. Concluiu-se que o sistema cicloviário municipal atende grande parte da região mais utilizada pela população, porém existem diversos tipos de problemas, pontuais e gerais. Em períodos mais movimentados, como por exemplo, férias escolares, épocas de temporada ou feriados prolongados, os gestores buscam previamente dar uma manutenção no sistema cicloviário nos pontos centrais e mais utilizados da cidade, mas na periferia, esse sistema muitas vezes não acontece. A partir dos resultados do trabalho, os gestores podem verificar a ordem prioritária para a melhoria da eficiência das ciclovias nos setores sul e norte. A pesquisa foi finalizada, mas no momento um artigo acadêmico está sendo elaborado para a divulgação plena dos resultados obtidos.

Os alunos e orientadora do projeto gostariam de agradecer a todos que participaram de forma anônima, do primeiro questionário à reunião de ponderação com os “especialistas”, pois sem a ajuda da comunidade, esse projeto não poderia ser finalizado e trazer possíveis melhorias para a região, caso seja implementado.

 

Autores: Prof. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, Gustavo B. Letcooviski e Michele K. A. A. Torres.

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