Início > O que é? > Notícias > Peça teatral sobre Leonardo da Vinci agitou o IFSP Caraguatatuba
Educação Científica

Peça teatral sobre Leonardo da Vinci agitou o IFSP Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 09h00 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 09h13 | Acessos: 1243

No dia 19 de outubro de 2018, sexta-feira, a partir das 21h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), aconteceu a encenação – seguida pelo posterior debate – da peça teatral “A Suspensão da Vida” do grupo de teatro “Jalecos na Coxia”. A organização deste evento cultural aconteceu a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e o professor Daniel de Andrade Moura que além de ser o autor da peça, também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do câmpus de São Paulo do IFSP. Esta atividade cultural fez parte da programação da 2ª Jornada da Licenciatura em Física que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 do IFSP-Caraguatatuba.

Membros do grupo teatral Jalecos na Coxia

Os membros do grupo teatral “Jalecos na Coxia” que estiveram no IFSP-Caraguatatuba foram, além do autor da peça, Daniel de Andrade Moura, e da assistente Daniela Passos Maia Moura (que também é professora de matemática do câmpus de Cubatão do IFSP), os atores Paulo Gobett, Marcos Antônio de Castro Filho, Isabelli Gramiscelli Ferreira Zavarello, Otávio Martins Scolari Pelisson, Karla Victoria Lins Marcon, Daniel Rechtman e Lucília Ferraz Teixeira.

Público que assistiu a peça teatral “A Suspensão da Vida”

O professor Daniel Moura se formou no curso de Licenciatura em Física do câmpus de São Paulo do IFSP no ano de 2006. Nesta época, durante esta sua graduação, ele foi orientado em trabalho de pesquisa de iniciação científica pelo professor Ricardo Plaza tendo como tema de investigação o teatro científico; como consequência, Daniel Moura acabou escrevendo uma ópera sobre Enrico Fermi, com a história deste importante físico italiano que fugiu do fascismo italiano nos anos 1930 e se exilou nos Estados Unidos, onde foi o responsável pela realização da primeira reação nuclear em cadeia autossustentada produzida pelo ser humano, na Universidade de Chicago. O texto desta ópera, que foi apresentada para diversos públicos, pode ser lido integralmente aqui.

Professores Daniel, Ricardo e Daniela

Antes do início da peça, os atores do grupo “Jalecos na coxia”, juntamente com o autor da peça “A suspensão da vida”, fizeram exercícios de aquecimento, de modo a se prepararem da melhor forma para a encenação.

Aquecimento dos atores antes do início da peça

A história da peça teatral “A Suspensão da Vida” trata de Dr. Andrada, um cientista que passou os últimos anos de sua vida estudando um cubo de gelo que possui um ser humano em seu interior; de modo a mostrar o grande ápice de suas pesquisas, ele reúne um público para vislumbrar consigo a ressurreição do ser que está no interior do gelo há mais de 400 anos: para sua surpresa é Leonardo Da Vinci que se encontra congelado, cientista que passa a contar sua história após ser descongelado.

Cena da peça “A Suspensão da Vida”

Após o final da peça teatral, a plateia aplaudiu intensamente o espetáculo. Em seguida, os membros do grupo “Jalecos na coxia” responderam às perguntas realizadas por pessoas do público presente, constituído por membros da comunidade externa ao IFSP e por docentes e estudantes de diversos cursos do próprio IFSP-Caraguatatuba, com uma grande participação de alunos do curso de Licenciatura em Física. Uma das ênfases dada neste pequeno debate que se seguiu à encenação foi sobre as possibilidades existentes nas relações entre ciência e arte.

Daniel e atores ao fim da apresentação da peça teatral

Mais informações acerca do grupo teatral “Jalecos na Coxia” podem ser obtidas aqui. O IFSP-Caraguatatuba agradece imensamente aos membros deste grupo teatral a sua disposição e o seu esforço em se deslocarem de São Paulo até Caraguatatuba para a realização deste espetáculo teatral.

Esta atividade cultural ocorreu com o apoio dos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica (Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza) e dos ex-bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Atividades culturais deste gênero são regularmente organizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as atividades realizadas são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste tipo podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.