Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Palestra Para as Licenciaturas do IFSP-CAR Tratou do Tema do Sofrimento Docente

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 07h55 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 07h59

Em 19 de outubro de 2023, quinta-feira, pela manhã a partir das 10h e de noite a partir das 19h, ocorreu a palestra “O Sofrimento Docente”, que foi ministrada pela Profa. Dra. Caroline Fanizzi no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), pela manhã no auditório e de noite na sala C104 da instituição. Este evento teve como público-alvo pela manhã os alunos da Licenciatura em Matemática e de noite os alunos da Licenciatura em Física. Esta atividade ocorreu no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFSP- Caraguatatuba e foi organizada pela Profa. Dra. Andressa Mattos Salgado-Sampaio, que é docente da área de educação do IFSP-Caraguatatuba. Diversos professores do próprio IFSP-Caraguatatuba e de outras instituições também estiveram presentes assistindo estas palestras.

Imagem 1 – Professoras Caroline e AndressaImagem 1 – Professoras Caroline e Andressa

A professora Caroline Fanizzi é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Doutora em Sciences de l'Éducation pela Université Paris 8 (2022), Mestre em Educação na área de Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP (2017) e Pedagoga pela mesma instituição (2014), bem como Especialista em Arte-educação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2017). Atuou como professora no Centro de Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, também, nos anos iniciais do ensino fundamental. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo (GEEPC) e autora do livro "O sofrimento docente: apenas aqueles que agem podem também sofrer".

Imagem 2 – Livro O Sofrimento DocenteImagem 2 – Livro O Sofrimento Docente

O Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) agradece pela excelente palestra ministrada pela professora Caroline, que colaborou bastante para a formação acadêmica sobretudo dos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Física.

Imagem 3 – Público presente no auditório pela manhãImagem 3 – Público presente no auditório pela manhã

Segundo o resumo proposto para esta palestra: “Sem professores bons é impossível ter uma educação de qualidade. Mas como contar com professores bons quando o sofrimento docente é um tema premente em nosso país? Dados e relatos sobre o quão adoecidos, sobrecarregados e desvalorizados estão os professores, sobretudo da educação básica, ocupam redes sociais, páginas de revistas e jornais, artigos acadêmicos, pesquisas nacionais e internacionais. A condição de desvalorização, desautorização e deslegitimação do professor no Brasil – que está vinculada, mas não se resume, às condições materiais precárias – esvazia o seu lugar de agente no tecido social. É sob essa ótica que o sofrimento docente é considerado nesta atividade. A palestrante faz uma análise sensível, focando a precariedade simbólica, e não apenas material, da imagem e do lugar social dos professores. Evento voltado para pesquisadores, estudantes de licenciaturas e áreas afins.”

Imagem 4 – Público presente na sala C104 pela noiteImagem 4 – Público presente na sala C104 pela noite

A professora Caroline durante a sua palestra teceu várias considerações sobre o sofrimento docente, tendo como ponto de partida, para fundamentação, a pesquisa que ela realizou sobre o tema. Perguntas, reflexões e comentários foram feitos pelos participantes que estiveram presentes assistindo a essa palestra.

Imagem 5 – Professores José Roberto, Alex, Natalia, Caroline, Andressa e RicardoImagem 5 – Professores José Roberto, Alex, Natalia, Caroline, Andressa e Ricardo

Outras atividades como essa palestra são realizadas regularmente no âmbito dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática. Os interessados podem procurar os coordenadores e professores destes dois cursos para obterem mais informações.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página