Formação Continuada

Oficina sobre Podcasts e sala de aula invertida no Câmpus Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 08h34 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h48

No dia 20/10/2017, no período da tarde, o IFSP- Câmpus Caraguatatuba recebeu o professor Damione Damito, do IFSP- Câmpus Salto, que ministrou uma oficina para divulgar o uso de podcasts com fim educativo. O docente possui formação na área de Informática, cursando Mestrado na UNESP; ele também esteve recentemente na Finlândia em programa do Governo Federal para estudo sobre a educação neste país.

O podcast é uma gravação feita para ser ouvida em celulares ou computadores, semelhante a um programa de rádio. Pode ser feita de forma simples, utilizando apenas os recursos do celular, ou usando equipamentos mais complexos, como mesa de som ou gravadores. Trata-se de um recurso atrativo para o uso em sala de aula devido à praticidade, pois são necessários apenas o aparelho e rede de Internet para acessá-lo, sendo acessível a todos, praticamente em qualquer lugar.

O professor pode produzir o seu próprio podcast ou usar os que já existem e estão disponíveis nas redes sociais. Basta apenas conhecê-los antes para verificar se não contém erros e se são adequados, pois existem todos os tipos e com diversas finalidades, como apenas entreter.

A sala de aula invertida é toda atividade que muda o conceito tradicional de lecionar: o professor como detentor do conhecimento e o aluno como mero receptor de idéias. O simples fato de pedir que se leia um texto antes da aula já se enquadra nesse conceito. O podcast, assim, se configura perfeitamente como instrumento de ensino em uma educação mais dinâmica e condizente com o avanço da tecnologia no século 21.

A oficina contou com a presença de professores, técnico-administrativos e alunos. Foi bastante produtivo, já que muitos não conheciam o assunto ou não sabiam como produzir um podcast.

É necessário ressaltar que cada sala de aula possui uma gama muito diversificada de alunos, cada um aprende de um jeito. Uns aprendem melhor em grupo, outros individualmente, alguns possuem mais facilidade ouvindo ou lendo. Dessa maneira, o professor deve usar de variadas técnicas e avaliações, sempre buscando diversificá-las, pois se privilegiar apenas uma forma, até mesmo podcasts, pode prejudicar parte da turma.

Daí se depreende outra constatação importante: não se pode transformar qualquer conteúdo em podcast, da mesma forma que não dá para trabalhar sempre com sala de aula invertida; bom senso do professor é importante para perceber o que fazer ou usar em cada situação, de acordo com cada objetivo.