Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Luau Científico realizou observação do eclipse da Lua no IFSP

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 11h47 | Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 15h03

No dia 27 de julho de 2018, sexta-feira, aproximadamente entre 17h30 e 19h, ocorreu o evento “Luau Científico” no Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com observação do eclipse da Lua e de outros astros celestes. Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de bolsistas deste programa de extensão (Rafael Honório Morais de Oliveira e Diego Bortoleto Licca), bem como de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Rafael do Nascimento Sorensen). Além disso, a atividade contou com o apoio do bolsista de ensino Rodrigo Henrique Revelete Godoy e do professor de História Lauri Henrique Ferreira Lopes. A atividade teve também o apoio do professor Edson Pereira Gonzaga (docente de matemática do IFSP-Caraguatatuba) e a participação de inúmeros docentes (tais como os professores Nelson Alves Pinto e Samir Costa Fagury) e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba.

Público presente no início da noite de observação do eclipse lunar

O professor Edson Gonzaga em particular disponibilizou uma luneta de baixo custo que foi construída por ele mesmo, e que é, em diversos sentidos, similar a uma luneta com a qual o físico italiano observou o céu há quatro séculos.

Professores Edson Gonzaga e Ricardo Plaza

Já o professor Nelson Alves compareceu ao evento munido com uma câmera fotográfica com o objetivou de documentar visualmente o fenômeno em questão.

Professores Ricardo Plaza e Nelson Alves

Na preparação do evento, foram montados um telescópio refrator e um telescópio refletor que foram adquiridos pelo IFSP-Caraguatatuba, a partir de recursos obtidos pelos projetos de extensão coordenados pelo professor Ricardo Plaza.

Equipe prepara telescópios e lunetas para a observação do eclipse lunar

Durante boa parte do início desta noite o tempo esteve muito nublado em Caraguatatuba, mas mesmo assim, em alguns momentos foi possível observar a Lua entre os vãos das nuvens, sobretudo em momentos em que ela estava começando a sair do eclipse total.

Público começa a chegar para a observação do eclipse

O eclipse da Lua ocorre quando a Terra fica posicionada exatamente entre o Sol e a Lua; assim a Lua entra na sombra da Terra e passa a ficar eclipsada pela Terra.

Esquema que explica o eclipse da Lua

Como na verdade parte da luz proveniente do Sol (sobretudo a parte de cor vermelha) é desviada (“refratada”) pela atmosfera da Terra e atinge a Lua, esta acaba adquirindo uma coloração avermelhada (“em vez de desparecer completamente”), o que explica os nomes “Lua Vermelha” ou “Lua de Sangue”.

Lua Vermelha

Para a observação do céu foram utilizados dois telescópios, duas lunetas e um binóculo. Além da própria Lua, foram feitas observações dos planetas Marte (que estava localizado na região do céu próxima à Lua) e Júpiter.

Público presente no final da tarde de 27 de julho de 2018

Para o evento ocorrer, foi importante também o apoio da equipe de servidores técnico-administrativos da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), em particular de Thyago Nicollas dos Santos Lima, Mateus Santos Santana, Luiz Gustavo Nicola Mendes e Hugo Salles Cuba que disponibilizaram equipamentos de som para viabilizar a parte musical do evento.

Entre 18h e 19h, o equipamento de som disponível no local tocou músicas que faziam referência à Lua e ao espaço em geral, tais como “Moonlight Sonata” de Beethoven, “Eclipse” do Pink Floyd, “Luar” de Gilberto Gil, “A Lua que eu te dei” de Herbert Vianna, “Tendo a Lua” dos Paralamas do Sucesso, “A Lua” do MPB4, “Luar do Sertão” cantada por Luiz Gonzaga, “Lua de São Jorge” de Caetano Veloso, “A Lua e Eu” de Cassiano, “Fly me to the moon” cantada por Frank Sinatra, “Claire de Lune” de Claude Debussy, “The killing moon” de Echo and the Bunnyman, “Space Oddity” de David Bowie, “Blue Moon” cantada por Billie Holiday, etc.

Público presente durante a observação do eclipse

A divulgação deste evento contou com o apoio da prefeitura de Caraguatatuba que divulgou em seu site o artigo “Luau Científico do IFSP proporcionará visão do fenômeno Lua de Sangue”, informando sobre o evento aos interessados em participar.

Telescópio é posicionado pelo estudante Kauã para observar o eclipse

Boas fontes de informações sobre este eclipse são os artigos “Eclipse lunar: o que você precisa saber sobre a ‘lua de sangue’ desta sexta” e “O eclipse lunar com ‘lua de sangue’, em imagens”.

João Pereira explica aos presentes conceitos de astronomia

A experiência de participar de observações do céu noturno com telescópios pode ajudar a aumentar o interesse das pessoas pela astronomia, em particular, e pelas ciências da natureza, em geral. Além disso, ela produz uma sensação de perspectiva, ao evidenciar como nós, seres humanos, somos pequenos frente à imensidão do universo. Segundo o físico Carl Sagan: “A Astronomia é uma lição de humildade”! O trabalho de divulgação científica sobre eventos que atraem a atenção de milhões de pessoas, como foi o caso deste eclipse lunar, pode de fato despertar a vontade de estudar e conhecer mais sobre questões relacionadas à ciência, colaborando para despertar jovens talentos para carreiras associadas a áreas científicas.

Membros da equipe que colaboraram na organização do evento

O “Luau Científico” revelou que há de fato no litoral norte paulista um público interessado por astronomia, ávido por mais conhecimentos nesta área científica em específico e em outros campos das ciências naturais em geral.

Pessoas as mais diversas estiveram presentes no Luau Científico

Agradecemos o apoio de Malu Baracat, Secretária de Comunicação Social da Prefeitura de Caraguatatuba, pelo apoio dado para a divulgação deste evento. Este tipo de divulgação feito pela prefeitura de Caraguatatuba ajuda muito a fortalecer iniciativas educacionais, culturais e científicas importantes para o desenvolvimento social e econômico da região e do país como um todo.

Atividades de educação científica como estas são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, mas também sobre história e cultura, de modo a ampliar o repertório de conhecimento científico e estimular os jovens a raciocinar cientificamente e a pensar de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página