Livros adquiridos com recursos de bolsa de IC da FAPESP são doados para o IFSP
Em 01 de novembro de 2022, terça-feira, o estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo, do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e seu orientador, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, doaram 32 livros de física, ensino de física, educação, matemática, divulgação científica e história da ciência para a Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba. Os livros foram adquiridos com recursos da reserva técnica da bolsa de Iniciação Científica (IC) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) de Rodrigo Bicudo, em sua pesquisa intitulada “Alfabetização Científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza e realizada entre novembro de 2021 e outubro de 2022.
Imagem 1 - Marcio, Rodrigo e Ricardo com os livros doados na biblioteca
Pelas regras da FAPESP sobre a iniciação científica, até 10% do valor total das bolsas de iniciação científica recebidas pelo bolsista ao longo de 12 meses, constituem a denominada reserva técnica que pode ser utilizada para a aquisição, por exemplo, de equipamentos científicos ou de livros que sejam úteis para a pesquisa em questão, com a condição de que estes equipamentos ou livros sejam doados ao final da investigação para a instituição na qual o aluno bolsista estuda. A doação dos livros à Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba, realizada por Rodrigo Bicudo e pelo professor Ricardo Plaza foi recebida pelo servidor técnico-administrativo Márcio Augusto Andrade de Pinho.
Imagem 2 – Caixa com os livros adquiridos no início da pesquisa
O acervo da Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba, particularmente na área de física e em áreas associadas vem se ampliando, graças tanto a aquisições realizadas pelo próprio IFSP, quanto também a doações como estas.
Imagem 3 - Livros adquiridos com recursos da FAPESP
Os títulos dos 32 livros que foram doados ao IFSP-Caraguatatuba foram os seguintes:
- Alfabetização científica na prática inovando a forma de ensinar física
- Cinema e história da matemática entrelaços possíveis
- Novos materiais e tecnologias digitais no ensino de física
- Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição
- Como dialogar com um negacionista
- Ciência, razão e paixão
- Alfabetização científica e tecnológica na educação em ciências: fundamentos e práticas
- Experts: saberes para o ensino e para a formação de professores
- A realidade escondida: a inserção de conceitos de física quântica e de física de partículas no ensino médio
- Física, cultura e ensino de ciências
- Introdução às bases filosóficas da física
- Didática da física
- Fundamentos, ensino e divulgação de física
- Fábulas físicas
- Conteúdos cordiais: física humanizada para uma escola sem mordaça
- Quark e a história da ciência
- Marie Curie: imagens de outra face
- Antes que eu esqueça de tudo: pequenas histórias sobre ciência, educação e política
- Tirinhas de física propostas para a sala de aula
- Pensamento crítico na educação em ciências
- Perspectivas contemporâneas em filosofia da ciência
- Tiras cômicas para o ensino de ciências
- Física e esportes
- Educação científica Freireana na escola
- Olhares sobre a in diferença: formar-se professor de ciências a partir de uma perspectiva de educação em direitos humanos
- @Descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência
- A física e a música do quarteto de cordas: 2 violinos, 1 viola e 1 violoncelo
- Alfabetização científica. questões e desafios para a educação
- Educação científica em questão: a escola como produtora cultural e sociedade
- Contextos argumentativos e discursivos no ensino de ciências
- De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? Como a ciência explica a origem e o funcionamento da vida
- Letramento digital - aspectos sociais e possibilidades pedagógicas
Imagem 4 - Livros doados para a biblioteca do IFSP-Caraguatatuba
Com esta doação, o licenciando Rodrigo Bicudo e o professor Ricardo Plaza esperam colaborar para a formação dos alunos do IFSP-Caraguatatuba, pelo acesso a livros importantes em áreas fundamentais da Física, do Ensino de Física e da História da Ciência.
Imagem 5 – Professor Ricardo com caixa de livros doados para a biblioteca
Uma instituição educacional com uma biblioteca com um acervo vasto e de qualidade como ocorre com o IFSP-Caraguatatuba colabora significativamente para a melhoria da qualidade da educação de seus alunos.
Fonte: Rodrigo de Siqueira Bicudo e Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais