IFSP-Caraguatatuba sediou 12º Festival de Curtas e Direitos Humanos Entretodos
Na semana entre 9 e 14 de setembro de 2019, ocorreram cinco sessões do 12º Festival de Curtas e Direitos Humanos “Entretodos” no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição de vídeos de curta duração selecionados pela curadoria do festival e que foram distribuídos em cinco diferentes blocos. As cinco sessões contaram com cerca de 300 espectadores, número expressivo que demonstra um interesse considerável por esse evento. Após a exibição de cada bloco o público votou para escolher o melhor curta de cada sessão e, em seguida, ocorreram debates acerca dos temas abordados. As sessões deste Festival aconteceram com o apoio do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena os projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.
Público debate curtas exibidos na 2ª feira de manhã
As sessões contaram com o apoio de bolsistas de extensão (Vinicius Amaral Sousa Abrahão e André da Silva Mendes), bem como de bolsistas de iniciação científica (Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana e Yeté Abunã Marques Labarca) e de ex-bolsistas e estudantes voluntários, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.
Professor Ricardo com estudantes que colaboraram para a exibição de 2ª feira de manhã
Durante as 2 sessões estiveram presentes professores e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba, bem como membros da comunidade externa ao IFSP que foram informados a respeito das sessões por veículos de comunicação do litoral norte paulista.
Mariana, Ricardo e Natália, pouco antes da apresentação de 2ª feira de manhã
Muitos dos professores que estiveram presentes às sessões acompanharam seus alunos de turmas de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como licenciatura em física, licenciatura em matemática, ensino médio integrado com o técnico em informática, proeja, engenharia civil, técnico em maio ambiente, técnico em edificações e cursinho popular.
Público debate os curtas exibidos na 2ª feira de noite
Foram selecionados para este festival filmes de duração entre 1 minuto e 25 minutos, produzidos tanto no Brasil, quanto em diferentes outras nações do globo.
Professor Ricardo com estudantes que colaboraram para a exibição de 2ª feira de noite
Mais informações acerca do 12º Festival de Curtas e Direitos Humanos “Entretodos” podem ser obtidas no link <https://entretodos.com.br/>.
Professores Natália, Ricardo e Francisco na sessão de 2ª feira de noite
Dentre os países que enviaram curtas para participar deste festival estão Grécia, Alemanha, Irã, Colômbia, França, Croácia, Argentina, Quirguistão, Espanha e Moçambique.
Luciana Renno, Ricardo Plaza e Yago Fernandes, na 2ª feira de noite
Na manhã de segunda-feira (09/09/2019), a partir das 10h35, ocorreu a exibição dos curtas do bloco intitulado “Corações periféricos”; essa sessão contou, principalmente, com a presença de estudantes da Licenciatura em Matemática, dentre outros cursos.
Foto: Público presente debate os curtas exibidos na 4ª feira de tarde
Após a exibição dos curtas na 2ª feira de manhã, ocorreu uma votação entre os presentes, em cédulas de papel elaboradas pelos organizadores do festival para esse objetivo. O curta do bloco “Corações periféricos” que foi mais preferido foi “Ludibrium” que tem 22 minutos de duração e foi produzido no Brasil sob a direção de Gleison Mota, tendo sido lançado em 2018.
Foto: Professores Ricardo, Juliana, Priscila e Soledad na sessão de 4ª feira de tarde
A segunda sessão aconteceu na noite de segunda-feira (09/09/2019), a partir das 19h; nela foram exibidos curtas do bloco intitulado “Dentro dos olhos dela”. Essa sessão contou sobretudo com a presença de estudantes da Licenciatura em Física, do Proeja e do curso técnico em edificações.
Professores Ângela e Ricardo, na 4ª feira de tarde
Após a exibição dos curtas na 2ª feira de noite, ocorreu uma votação entre todos os presentes; o curta do bloco “Dentro dos olhos dela” que foi mais preferido foi “Onze minutos”, que tem 18 minutos de duração e foi produzido no Brasil sob a direção de Hilda Lopes Pontes, tendo sido lançado em 2018.
Professor Ricardo com estudantes que colaboraram para a programação de 4ª feira de tarde
Esse segundo bloco intitulado “Dentro dos olhos dela” abrangeu diversos vídeos com uma relação muito forte com a condição feminina.
Larissa debate sobre os vídeos exibidos na sessão de 4ª feira de tarde
Na tarde de quarta-feira (11/09/2019), a partir das 13h30, foram exibidos curtas do bloco intitulado “No corpo, a terra”. Essa terceira sessão foi aquela que contou com a maior plateia (estiveram presentes mais de 100 espectadores); estiveram presentes, sobretudo, estudantes da engenharia civil, do ensino médio integrado com o técnico em informática e do curso técnico em meio ambiente.
Ana Julia, Ricardo e Ryanie, após a exibição dos curtas de 4ª feira de tarde
Após a exibição dos curtas na 4ª feira de tarde, ocorreu uma votação entre os espectadores; o curta do bloco “No corpo, a terra” que foi mais preferido foi “Watermorphosis”, que tem 4 minutos de duração e foi produzido na Alemanha sob a direção de Lorenz Reisel, tendo sido lançado em 2018.
Público presente que debateu os curtas exibidos na 5ª feira de manhã
O bloco “No corpo, a terra”, de vídeos que foram exibidos na 4ª feira de tarde, abordou de forma mais intensa diversas questões ambientais que afetam diferentes regiões do nosso planeta.
Professor Ricardo com bolsistas que organizaram a sessão de 5ª feira de manhã
A quinta e última sessão do Festival aconteceu na manhã de quinta-feira (12/09/2019), a partir das 10h35, quando foram exibidos curtas do bloco intitulado “´Águas turvas, espelhos vendados”. Essa sessão contou com a presença sobretudo de estudantes da licenciatura em matemática.
Professores Patrícia e Ricardo, na 5ª feira de manhã
Após a exibição dos curtas na 5ª feira de manhã, ocorreu uma votação entre os presentes; o curta do bloco “Águas turvas, espelhos vendados” que foi mais preferido foi “Les enfants du rivage”, que tem 21 minutos de duração e foi produzido na França sob a direção de Amelia Nanni, tendo sido lançado em 2018.
Ricardo, Mohara e Larissa, após os vídeos exibidos na 5ª feira de manhã
Nesta sessão de 5ª feira pela manhã, alguns vídeos abordaram a questão da infância, em diferentes situações e com muita sensibilidade.
Público presente na sessão de vídeos de 5ª feira de noite
A quinta e última sessão aconteceu na noite de quinta-feira (12/09/2019), a partir das 19h00; nela foram exibidos curtas do bloco intitulado “´Ecos, silêncios, gritos”. Essa sessão contou com a presença sobretudo de estudantes da licenciatura em física e do cursinho popular.
Professor Ricardo com estudantes que organizaram a exibição de vídeos de 5ª feira de noite
Após a exibição dos curtas na 5ª feira de noite, ocorreu uma votação entre os presentes para escolher o melhor filme de curta duração dessa sessão. O curta do bloco “Ecos, silêncios, gritos” que foi mais preferido foi “Cinco minutos por dia”, que tem 10 minutos de duração e foi produzido no Brasil sob a direção de Bob Yang, tendo sido lançado em 2018.
Luis Fernando, Alex, Carolina e Ricardo presentes na sessão de 5ª feira de noite
De forma geral, tanto os cidadãos do público que participou assistindo as sessões, quanto os estudantes que organizaram estas exibições, afirmaram que várias das obras exibidas contaram com um excelente grau de qualidade.
Convidados da comunidade externa presentes na exibição de vídeos de 5a feira de noite
Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais, científicas, humanas e artísticas, em especial sobre direitos humanos, como a exibição dos curtas deste Festival, são regularmente organizadas pela equipe de bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações científicas e culturais”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, cultura, arte e ciência, de modo a ampliar o repertório cultural e científico e estimular o sentimento de empatia entre os presentes, bem como o pensamento crítico. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais