IFSP Caraguatatuba realiza primeiro HACKATHON com foco em soluções para o turismo local
Imagem 1: Todos os participantes reunidos no palco da StartUp Arena, durante o encerramento do Hackathon 2025, no IFSP Caraguatatuba.
Entre os dias 5 e 7 de julho de 2025, o Campus Caraguatatuba do IFSP promoveu seu primeiro Hackathon, em parceria com a Secretaria de Turismo (SeTur) do município, reunindo 40 alunos dos cursos Técnico em Informática para Internet (WEB) e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) para uma verdadeira imersão em tecnologia, inovação e desenvolvimento de soluções voltadas ao turismo local.
O evento — inédito na região — desafiou as equipes a desenvolverem, em apenas 50 horas, propostas tecnológicas viáveis para impulsionar o setor turístico de Caraguatatuba. As soluções apresentadas incluíram aplicativos para roteiros personalizados, plataformas de divulgação de eventos, sistemas de integração de guias locais, entre outras ideias inovadoras. As equipes foram avaliadas por uma banca composta por profissionais da área de tecnologia, servidores do IFSP, representantes da SeTur e do poder público municipal.
Imagem 2: Banca avaliadora do Hackathon 2025. Da esquerda para a direita: Diogo Ferreira – Diretor da iiBrasil Inteligência e Informação, Eder José da Costa Sacconi – Diretor Executivo INOVA - IFSP, Juliana Matheus Gregio Pereira – Coordenadora do curso ADS - IFSP, Mateus Veneziani da Silva – Prefeito de Caraguatatuba, Rubens Alexandre da Costa – Secretário Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação e Viviane Macedo - Gerente Geral do Hampton Hotel.
Além do desenvolvimento dos projetos, os participantes vivenciaram um ambiente colaborativo, com mentorias, oficinas, espaços temáticos como StartUp Arena, Garage Dev e dormitórios organizados com o apoio de diversos setores do campus e da prefeitura.
Imagem 3: Integrantes das equipes Prainha e Mirante do Camaroeiro no laboratório temático “Café com Código”, durante o Hackathon 2025.
Imagem 4: Equipe Juqueriquerê em momento de interação com Bruna Caldas, Coordenadora de Planejamento da SeTur.
Imagem 5: Integrantes da equipe Serra do Mar no horário de almoço, no espaço temático “DevLunch”.
Depoimentos dos participantes:
Emerson Soares (3º semestre de ADS – Ilha do Tamanduá): “Participar do Hackathon foi uma experiência totalmente nova para mim. Só a oportunidade de integrar o que foi o primeiro Hackathon do litoral já me deixou animado. Considero que chegar ao pódio com toda a minha equipe foi apenas consequência do esforço e empenho que colocamos.”
André Luiz (3º semestre de WEB – Romance): “Aprendi que, antes do código, vem a clareza da ideia e a validação da proposta. A pressa para programar pode matar soluções promissoras. O real desafio é pensar em soluções que realmente funcionem.”
João Gabriel (3º semestre de ADS – Ilha do Tamanduá): “Foi uma experiência emocionante e marcante. O que mais me impactou foi poder apresentar um projeto para além do IFSP — fazer um pitch de verdade, trocar ideias com representantes da prefeitura e da Secretaria de Turismo, e perceber que nossa tecnologia pode gerar impacto real aqui em Caraguá.”
Isaac Feijó (3º semestre de WEB – Prainha): “Foi uma experiência nova e muito criativa. Pude compartilhar ótimos momentos de trabalho em equipe e colocar nossas ideias em prática. Se houver um próximo Hackathon, adoraria participar novamente.”
Manuela Otávio (1º semestre de ADS – Cocanha): "Participar e vencer o primeiro Hackathon do Litoral Norte foi uma experiência intensa e inesquecível. Gostaria de agradecer especialmente os professores do IFSP pela oportunidade de mostrar o potencial dos alunos. Sem o corpo docente da instituição, não teríamos como nos envolver em projetos como esse. Durante as 50 horas de Hackathon, vivemos um ciclo contínuo de brainstorming e desenvolvimento, além da infraestrutura incrível que tivemos: comida, ducha, colchões, mentorias, sem contar o privilégio da presença de todos da banca avaliadora. Todo esse conjunto gerou uma imersão que eu nunca tinha experienciado antes, e torço para ter essa experiência mais vezes em outros anos. Por fim, consegui me desenvolver tanto individualmente quanto como equipe, aprendendo mais e enxergando as dores sobre o turismo da cidade onde vivo."
Imagem 6: Aluna Manuela em três momentos do Hackathon 2025. Momento 1 (em cima): Mentoria Passiva com Bianca Colepicolo – Secretária de Turismo. Momento 2 (em baixo, a esquerda): Apresentação do Pitch Final. Momento 3 (em baixo, a direita): Premiação com a equipe Cocanha, campeã do Hackathon 2025.
Premiações:
Além da imersão em tecnologia e inovação, os participantes do Hackathon 2025 concorreram a diversos prêmios oferecidos por patrocinadores e parceiros:
1º lugar – Equipe Cocanha
- 4 bolsas integrais para o curso de Formação de Programadores (Desenvolvedores de Software) oferecido pela iiBrasil
- 4 pares de ingressos para o parque aquático Wet’n Wild
2º lugar – Equipe Juqueriquerê
- 8 pares de ingressos para o parque aquático Magic City
3º lugar – Equipe Ilha do Tamanduá
- 4 pares de ingressos para o parque aquático Magic City
Categoria Engajamento nas Redes Sociais
- 2 melhores publicações: pares de ingressos Wet’n Wild
Brindes
- Distribuição de 12 bonés personalizados oferecidos pela iiBrasil
- Distribuição de 12 canecas personalizadas oferecidas pela INOVA
- Distribuição de 40 camisetas de uniformes oferecidos pelos IFSP-CAR
Imagem 7: Registro das equipes campeãs do Hackathon 2025 — Cocanha, Juqueriquerê e Ilha do Tamanduá (da frente para trás) — junto à banca avaliadora, momentos após o anúncio dos resultados.
Imagem 8: Aluna Renata Briet (5º ADS) e aluno Isaac Amorim (3º WEB), da esquerda para direita, premiados na categoria Engajamento nas Redes Sociais.
Parabéns às equipes vencedoras!
A Comissão Organizadora do Hackathon 2025parabeniza as equipes Cocanha (1º ADS: Gustavo, Heitor, Isabel e Manuela), Juqueriquerê (3º ADS: Kauan, Arthur, Daniel e Emilly) e Ilha do Tamanduá (3º ADS: Emerson, Hyan, João e Robert) pelas colocações no pódio do Hackathon 2025. O desempenho, a criatividade e o compromisso demonstrados durante toda a maratona foram admiráveis e reforçam o talento dos alunos do IFSP Caraguatatuba. Cada solução apresentada refletiu não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade para pensar o turismo local de forma inovadora e colaborativa.
Agradecimentos institucionais:
A Comissão Organizadora do Hackathon 2025 também agradece à Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, à Secretaria de Turismo (SeTur) e à Secretaria de Tecnologia da Informação e Inovação pelo apoio institucional e pela confiança depositada no IFSP-CAR. A parceria estabelecida foi essencial para o sucesso do Hackathon 2025, promovendo a integração entre o poder público, a comunidade acadêmica e o setor produtivo em prol da inovação voltada ao turismo local.
Imagem 9: Da esquerda para direita: Prof. Mário Tadashi Shimanuki, Prefeito Municipal Mateus Veneziani da Silva, Profa. Juliana Matheus Grégio Pereira, Prof. André Luis Duarte, Secretária Municipal de Turismo Bianca Colepicolo.
Agradecimento aos Parceiros:
A Comissão Organizadora do Hackathon 2025 expressa sua profunda gratidão a todos os patrocinadores e fornecedores que tornaram possível a realização deste evento.
Graças à colaboração de cada parceiro, foi possível oferecer aos participantes uma estrutura acolhedora, mentorias, alimentação de qualidade, brindes, premiações e um ambiente propício à criatividade, ao aprendizado e à inovação.
Imagem 10: Mentoria de Pitch – momento de preparação das equipes para as apresentações finais, com orientações estratégicas sobre comunicação e estrutura do Pitch.
- Wadhwani Foundation, pela importante contribuição na formação dos alunos por meio da mentoria sobre Pitch ministrada por Andrey del Santo, fundamental para o preparo das apresentações finais.
- INOVA IFSP, núcleo de inovação tecnológica do Instituto Federal de São Paulo, representado por Eder José da Costa Sacconi, que contribuiu com a comissão organizadora e jurado do evento.
- iiBrasil – pelo patrocínio do almoço dos dias 05 e 06/07 e pela doação de 4 bolsas de estudo para o curso de Formação de Programadores e 12 bonés personalizados para os participantes.
- Shopping Serramar – pelo patrocínio dos cafés da manhã nos dias 05, 06 e 07/07.
- Espeticho – pelo patrocínio do jantar de sábado, 05/07, com o fornecimento de 15
- Atlântic Burguer – pelo patrocínio do jantar de domingo, 06/07, com o fornecimento de 40 lanches.
- Imaruí Bebidas – pelo patrocínio das caixas de suco para os cafés da manhã e refrigerantes para os almoços e jantares.
- Magic City – pela doação de ingressos utilizados como premiação para as equipes
- Wet’n Wild – pela doação de pares de ingressos entregues aos campeões e aos alunos mais engajados nas redes sociais.
Também agradecemos aos fornecedores que nos atenderam com excelência:
- Esquina do Pão – fornecedora dos cafés da manhã.
- Mineiro Delivery – fornecedora dos almoços, com caixinhas de strogonoff
A todos os envolvidos, nosso muito obrigado por acreditarem no poder da educação pública, da juventude e da tecnologia como ferramentas de transformação social.
Imagem 11: Comissão Organizadora do Hackathon 2025 no IFSP-CAR. Da esquerda para direita: Prof. Mario Tadashi Shimanuki, Profa. Juliana Matheus Grégio Pereira, Prof. Nelson Alves Pinto
A coordenadora do curso de ADS e presidente da comissão organizadora do evento, professora Juliana, agradece o empenho dos participantes e o apoio dos setores internos e externos envolvidos: "Esse evento mostrou o potencial dos nossos alunos e da nossa instituição em contribuir com soluções reais para a sociedade. Ver a criatividade, o comprometimento e o brilho nos olhos dos participantes é a maior recompensa."
O IFSP Caraguatatuba celebra o sucesso do Hackathon 2025, reafirmando seu compromisso com a formação cidadã, e já estuda a possibilidade de novas edições, fortalecendo o papel da educação pública na transformação social e no desenvolvimento local.
Fonte: Coordenadoria de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Redes Sociais