Grupo de Pesquisa em Física debateu sobre pesquisas qualitativas em Educação

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 20h54 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 20h57

Em 31 de março de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba se reuniu de modo remoto, pela ferramenta Google Meet, para debater sobre o tema das pesquisas qualitativas na área da educação. A atividade ocorreu sob a responsabilidade do professor Kaua Estevam Cardoso de Freitas, licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, que organizou os slides apresentados sobre o tema e conduziu a discussão. O evento para a sua organização contou com o apoio do Prof. Dr. Alex Lino e do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ambos docentes da área de Física do IFSP-Caraguatatuba. Esta atividade contou também com a participação do Prof. Me. Marcelo Marcos Bueno Moreno, docente da área de Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Além de diversos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, estiveram presentes nesta atividade os professores Rafael do Nascimento Sorensen, Larissa Siqueira Vieira e Lucas Ramos Teixeira de Souza, todos eles também licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Kaua Estevam Cardoso de FreitasImagem 1 – Professor Kaua Estevam Cardoso de Freitas

O professor Kaua Estevam Cardoso de Freitas é graduado no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e atualmente é aluno de mestrado do Programa Interunidades de Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). No período de graduação, ele atuou como bolsista de extensão no programa “Cinedebate e Atividades de Educação Científica e Cultural” e foi bolsista de iniciação científica da FAPESP, no projeto de pesquisa "Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de física", em ambos os casos sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Além disso, ele atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (com fomento da CAPES), investigando e desenvolvendo metodologias de ensino pautadas na história da ciência, nas interfaces da ficção científica com a física e no uso de experimentos científicos como ferramenta auxiliadora no ensino.

Imagem 2 – Pesquisadores presentes na atividadeImagem 2 – Pesquisadores presentes na atividade

O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito ao professor Kaua Estevam Cardoso de Freitas por ter aceitado apresentar o tema e conduzir as discussões nesta atividade, de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação de Kaua FreitasImagem 3 – Slide inicial da apresentação de Kaua Freitas

A apresentação do professor Kaua Freitas foi fundamentada no livro “Investigação qualitativa em Educação – Uma introdução à teoria e aos métodos” de autoria de Robert C. Bogdan e Sari Knopp Biklen e publicado em 1994. O foco de Kaua Freitas em sua apresentação foi a Parte II deste livro, intitulada “Plano de Investigação”. Esta obra pode ser acessada pelo link https://www.academia.edu/6674293/Bogdan_Biklen_investigacao_qualitativa_em_educacao.

Imagem 4 – Slide apresentado por Kaua FreitasImagem 4 – Slide apresentado por Kaua Freitas

Dentre os conselhos fornecidos pelo livro de Bogdan e Biklen para escolhas de hipóteses de pesquisa, vale destacar: “Em primeiro lugar, seja prático. Escolha um assunto cuja extensão e dificuldade lhe pareçam razoáveis, a fim de que este possa ser concluído com as fontes existentes e dentro do prazo previsto. Leve também em conta as suas capacidades, as quais, nesta fase, ainda não foram testadas nem puderam ser desenvolvidas. [...] Regra geral a investigação qualitativa é demorada; é um trabalho intensivo. Tente limitar o número de horas que a ele se dedica, bem como a extensão da revisão que faz. Tente obter informação sólida e concentrada e não artigos abrangendo uma área muito vasta. A localização das suas fontes de dados pode ser determinante. [...] Se a fonte de dados não lhe for facilmente acessível não lhe será possível entrar e sair, rapidamente, do campo de observação.”
O professor Alex Lino propôs, previamente, algumas perguntas para serem objetos de reflexão durante o debate: 1. Quais são as diferenças entre a pesquisa qualitativa e quantitativa? Quais aspectos são relevantes na pesquisa qualitativa? 2. Quais os fatores que podem influenciar as observações e coletas de dados na pesquisa qualitativa? 3. De acordo com o texto em que momento deve surgir uma proposta de pesquisa qualitativa? 4. Quais questões iniciais são importantes em uma pesquisa qualitativa?
Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante e após a apresentação feita pelo professor Kaua Freitas. Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem quinzenalmente de modo remoto nas sextas feiras de tarde.