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Atividades Culturais

Flashmobs abordaram o fascismo na Europa nos anos 1920, 1930 e 1940

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 11h31 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 11h42 | Acessos: 1481

No dia 11 de outubro de 2018, quinta-feira, nos intervalos das aulas do período vespertino (entre 16h00 e 16h15) e do período noturno (entre 20h40 e 20h55), ocorreram os “Flashmobs sobre o fascismo” no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição de vídeos que abordaram a história do nazifascismo na Europa nos anos 1920, 1930 e 1940. Estes flashmobs fizeram parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de bolsistas deste programa de extensão (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza). Além disso, a atividade contou com o apoio de seus ex-bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos. Diversos docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba compareceram e apoiaram a iniciativa.

Parte do público do período vespertino que assistiu os vídeos sobre a história do fascismo no século 20

Um “flashmob” (em português, esta palavra significa “mobilização rápida”) é usado para se referir a um evento no qual diversas pessoas se juntam repentinamente em um local público para fazerem alguma ação de cunho cultural e depois saírem do local. No youtube existem vários flashmobs muito bonitos. Um belo flashmob que ocorreu na Espanha com a apresentação em público da música “Bolero de Ravel”, pode ser admirado aqui.

Parte do público do período noturno que assistiu os vídeos sobre a história do fascismo no século 20

O objetivo desta atividade cultural foi despertar uma reflexão a respeito de como ocorreu o processo de ascensão do nazifascismo em países como a Alemanha e a Itália na primeira metade do século XX, sobretudo no que diz respeito ao discurso de ódio contra minorias e contra opositores políticos.

Professor Ricardo Plaza com alguns dos estudantes que organizaram estes flashmobs

Nos períodos vespertino e noturno foram exibidos os mesmos quatro vídeos de curta duração. Para permitir uma reflexão por parte de cada um e devido ao curto tempo  do intervalo disponível (15 minutos) não foram feitos comentários a respeito dos 4 vídeos apresentados de forma que a relação com as cenas exibidas fluísse de forma pessoal por parte de cada um que assistiu os vídeos.

O primeiro vídeo apresentado é a cena final do filme norte-americano “O Grande Ditador” dirigido e encenado pro Charles Chaplin e lançado em 1940. Segundo o site IMDB este é o 53º melhor filme da história. Mais informações sobre esta obra podem ser obtidas (em inglês) aqui ou (em português) aqui. O filme narra a história de dois personagens com rostos bastante parecidos: o ditador Adenoid Hynkel (inspirado em Adolf Hitler) e um pobre barbeiro judeu que tenta escapar da perseguição do regime ditatorial de Hynkel. Este filme foi indicado em cinco categorias para concorrer ao Oscar. A cena apresentada (com cerca de 3 minutos) foi o discurso final do filme, disponível para ser assistida aqui. Uma boa análise deste discurso (com o seu texto na íntegra) que expõe ideias a favor da democracia e do respeito aos direitos de minorias, pode ser lida no artigo intitulado “O discurso final do filme ‘O grande ditador’ (1940)” disponível aqui. O filme “O Grande Ditador” pode ser assistido na sua totalidade e gratuitamente aqui.

Cena do filme “O Grande Ditador”

Em seguida foi exibido o vídeo (com cerca de 5 minutos) intitulado “Maus – Desumanização e o Holocausto” do canal “Quadro em Branco” do youtube, que está disponível para ser assistido aqui. “Maus: a história de um sobrevivente” é um romance gráfico na forma de quadrinhos, produzido por Art Spiegelman e concluído em 1991; ele narra a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1992, Spiegelman foi agraciado com um "Prêmio Especial Pulitzer" por esta obra. Uma boa análise a este respeito pode ser lida no artigo intitulado “Por que todo mundo deveria ler ‘Maus’, a HQ de Art Spiegelman” disponível para ser lido aqui.

Maus – Quadrinhos produzidos por Art Spiegelman

O terceiro vídeo apresentado (com cerca de 2 minutos de duração), intitulado “A propaganda antifascista dos EUA dos anos 1940 que viralizou após confrontos em Charlottesville” foi produzido pela BBC e está disponível para ser assistido aqui. Basicamente ele mostra algumas cenas recortadas do filme educacional “Don´t be a sucker” (“Não seja um otário’), produzido pelo Estados Unidos logo após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1947. Ele é um alerta a respeito de discursos que difundem preconceitos, ódio e intolerância, por parte de fascistas e nazistas.

Abertura do filme “Don´t be a sucker” produzido nos Estados Unidos em 1947

O quarto e último vídeo exibido foi uma cena recortada (de cerca de 3 minutos de duração) da comédia dramática italiana “A Vida é Bela” dirigida e encenada por Roberto Benigni e lançada em 1997. Este filme é considerado pelo site IMDB como sendo o 25º melhor filme da história. Mais informações a respeito deste filme podem ser obtidas (em inglês) aqui e (em português) aqui. A cena que foi exibida está disponível para ser assistida aqui. O filme narra a história de um cidadão judeu Guido e seu filho Giosué que são levados para um campo de extermínio nazista: ele tem que usar sua imaginação para fazer o pequeno menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. Um bom texto de análise deste filme intitulado “Crítica – A vida é bela” pode ser lido aqui.

Cena do filme “A Vida é bela”

Os equipamentos para assistir estes vídeos no período vespertino foram montados no pátio do IFSP-Caraguatatuba – e depois desmontados – pelos servidores técnico-administrativos da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) do IFSP-Caraguatatuba, Luiz Gustavo Nicola Mendes, Mateus Santos Santana e Leandro Oliveira da Silva, a quem agradecemos muito.

Mateus, Ricardo e Luiz Gustavo, na montagem dos equipamentos de tarde

Já no período noturno, os equipamentos audiovisuais foram montados – e depois desmontados – no pátio do IFSP-Caraguatatuba, pelo servidor técnico-administrativo da CTI, Thyago Nicollas dos Santos Lima, a quem também agradecemos muito pelo apoio para a realização desta e de outras atividades culturais.

Ricardo e Thyago, na montagem dos equipamentos de noite

Ao final de ambas as sessões destes flashmobs os alunos presentes aplaudiram os vídeos que foram exibidos, um sinal de que apreciaram os temas discutidos. Em ambos os casos, após a exibição dos vídeos, ocorreu um agradecimento pelo respeito como os alunos assistiram os vídeos. Ao final, após o sinal do fim do horário de intervalo, justamente quando terminou a exibição do quarto vídeo apresentado, o professor Ricardo desejou uma boa aula a todos e a atividade foi concluída.

Joyci e Ricardo, no flashmob do período vespertino

Os bolsistas que organizaram estes dois “flashmobs” ficaram muito felizes com a reação dos alunos do IFSP tanto do período vespertino, quanto do período noturno, sobretudo pelo reconhecimento da importância desta atividade cultural: conhecer a história da humanidade é algo fundamental para a formação de qualquer cidadão. Muitos alunos dedicaram todo o intervalo entre as aulas para assistir atentamente os vídeos e se informar melhor sobre a história do fascismo no século 20.

Professores Ricardo e Patrícia, no flashmob do período noturno

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas e sobre direitos humanos, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, história e cultura, de modo a estimular os jovens a raciocinarem cientificamente, a pensarem de forma crítica e a cultivarem um ambiente de respeito e de tolerância para com o contraditório. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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