Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Flashmob com vídeos curtos discutiu o conceito de modernidade líquida
Início do conteúdo da página
Flashmob

Flashmob com vídeos curtos discutiu o conceito de modernidade líquida

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 15h07 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 15h08

No dia 22 de agosto de 2019, quinta-feira, no intervalo das aulas do período noturno (entre 20h40 e 20h55), no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um “flashmob” com a exibição de vídeos curtos que discutiram o conceito de modernidade líquida. Um flashmob é o nome, em inglês, dado para uma ação com mobilização rápida de caráter cultural que acontece em algum ambiente aberto e de caráter público.

Muitos dos presentes assistiram com atenção os vídeos que foram apresentadosMuitos dos presentes assistiram com atenção os vídeos que foram apresentados

Os flashmobs fazem parte do rol de ações dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contaram com o apoio de bolsistas de extensão e de iniciação científica, bem como de estudantes voluntários, tais como Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Yeté Abunã Marques Labarca, Rafael Brock Domingos e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana.

Vinicius Amaral, Yeté Abunã e professor Ricardo Plaza, antes da exibição dos vídeosVinicius Amaral, Yeté Abunã e professor Ricardo Plaza, antes da exibição dos vídeos

Diversos docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba compareceram e apoiaram a iniciativa. Ao final da atividade, os presentes aplaudiram e alguns procuraram os organizadores do evento para ter mais informações sobre o tema abordado.

Professores Johanatan Wagner Rodriguez e Ricardo Plaza após as exibiçõesProfessores Johanatan Wagner Rodriguez e Ricardo Plaza após as exibições

Este evento procurou destacar a importância da obra do filósofo polonês Zygmunt Bauman (1925-1917) e, em particular, do conceito de “modernidade líquida”, elaborado por ele. Para quem quiser conhecer mais acerca do pensamento de Bauman, uma dica é assistir a entrevista “A fluidez do 'mundo líquido' do Zygmunt Bauman” concedida para o programa Milênio e que pode ser assistida em <https://www.youtube.com/watch?v=7P1MAZXFVG0>.

Esta atividade cultural foi inicialmente concebido a partir da ideia inicial do estudante de Licenciatura em Física Rafael Brock Domingos que sugeriu ao professor Ricardo Plaza alguns vídeos de curta duração para trabalhar com este tema.

Rafael Brock e professor Ricardo PlazaRafael Brock e professor Ricardo Plaza

O primeiro vídeo que foi apresentado foi “Amor Líquido - Goethe e Zygmunt Bauman” do canal “Quadro em Branco” do YouTube que pode ser assistido em <https://www.youtube.com/watch?v=lFlhG_Ys2v8&t=2s>. Este vídeo parte de uma análise do livro “Os sofrimentos do jovem Werther” do escritor alemão Johann Goethe (1749-1832) para discutir o conceito de amor líquido.

Ilustração do vídeo Amor Líquido - Goethe e Zygmunt Bauman do canal Quadro em BrancoIlustração do vídeo Amor Líquido - Goethe e Zygmunt Bauman do canal Quadro em Branco

Na sequência foi exibido o vídeo “O Mundo Líquido e a Felicidade por Schopenhauer - Quebrando a Caixa” do canal “Quebrando a Caixa” do YouTube que pode ser assistido em <https://www.youtube.com/watch?v=xjjmVF8W870>. Este vídeo procura refletir sobre o mundo líquido em que vivemos tendo como ponto de partida uma análise da proposição do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) de que a felicidade está no espaço de tempo em que conquistamos algo antes de cair no tédio.

Ilustração da apresentação do canal Quebrando a Caixa do YoutubeIlustração da apresentação do canal Quebrando a Caixa do Youtube

Ao final, para fechamento da atividade, foi exibido o vídeo “Uma arte sólida para um mundo líquido” do canal “Antídoto” do YouTube que pode ser assistido em <https://www.youtube.com/watch?v=ECMGFU3_VgU>. Neste vídeo, para discutir o conceito de modernidade líquida, o ponto de partida para a reflexão está nos preconceitos que existem a respeito de pessoas com tatuagens. Este vídeo termina com uma citação de Benjamin Disraeli (1804-1881): “A vida é muito curta pra ser pequena”.

Ilustração de apresentação do canal Antídoto do YouTubeIlustração de apresentação do canal Antídoto do YouTube

O site de armazenamento de obras literárias “Lê livros” (<lelivros.love>) tem vários dos livros escritos por Bauman (traduzidos para o português) que podem ser baixados gratuitamente em versão pdf, tais como: “Medo líquido”, “A cultura no mundo líquido moderno”, “44 cartas do mundo líquido moderno”, “Amor líquido”, “Capitalismo Parasitário” e “Sobre educação e juventude”. Um bom texto de análise da obra deste autor, tendo como ponto de partida a narrativa do filme “Ela” (2013), é “Modernidade líquida e a sociedade fragmentada”, de autoria de Beatriz Borges, que pode ser lido em <https://biblioo.cartacapital.com.br/modernidade-liquida-e-a-sociedade-fragmentada/>.

A vida é muito curta pra ser pequena (citação de Benjamin Disraeli)A vida é muito curta pra ser pequena (citação de Benjamin Disraeli)

Os equipamentos para a exibição dos vídeos foram montados no pátio em frente à lanchonete pelo servidor Thyago Nicollas dos Santos Lima (da CTI – Coordenadoria de Tecnologia da Informação) a quem a equipe que organizou o evento agradece profundamente.

Thyago Nicollas e Ricardo Plaza, pouco antes do flashmob sobre Modernidade líquidaThyago Nicollas e Ricardo Plaza, pouco antes do flashmob sobre Modernidade líquida

Neste evento, um dado que merece ser ressaltado, foi a quantidade significativa de estudantes que dedicou todo o intervalo entre as aulas do período noturno para assistir atentamente os três vídeos que foram apresentados, mostrando um grande interesse sobre questões filosóficas que de alguma maneira pareceram ressoar de modo especial em suas mentes.

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas e sobre direitos humanos, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, mas também sobre história, cultura e educação, de modo a ampliar o repertório de conhecimentos e estimular os jovens para que raciocinem cientificamente e pensem de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página