Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram palestras na Escola Vereador Benedito

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 15h23 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 15h23

Na manhã do dia 06 de junho de 2018, quarta-feira, entre 10h00 e 12h20, cinco estudantes de cursos superiores do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Vereador Benedito Paes Sobrinho, do Perequê-Mirim, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades de extensão educacionais e científicas. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Honório Morais de Oliveira, Nicolas Gama Coelho Rodrigues, Ryan Nepomuceno Montemor e Caio Cesar Nogueira, todos os cinco orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo Plaza, Ryan, Nicolas, Kauã, Caio e Rafael Morais na entrada da Escola Vereador Benedito

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza e o professor Rinaldo Rualunga Marcos que é coordenador na Escola Vereador Benedito. Ao chegarem na Escola, a equipe de extensionistas do IFSP-Caraguatatuba foi recebida pelo professor Rinaldo e pela diretora desta instituição de ensino, professora Andréa Boaventura; ambos assistiram as apresentações, juntamente com diversos outros docentes da escola.

Professores Andréa, Ricardo Plaza e Rinaldo

No horário do intervalo das aulas da manhã (antes do início das apresentações), o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores e explicou rapidamente um pouco a respeito da história do IFSP-Caraguatatuba e de seus cursos superiores e técnicos.

Docentes da Escola Vereador Benedito reunidos na sala dos professores

A escola selecionou alunos de diversas das suas turmas de ensino médio do período matutino para participar das atividades; eles foram deslocados para a sala da biblioteca da instituição que estava equipada com projetor de imagens (“datashow”) e aparelho de som que viabilizaram a realização das palestras que foram apresentadas nesta manhã.

Alunos da Escola Vereador Benedito que assistiram as palestras

Antes do início das apresentações, o professor Rinaldo explicou aos alunos presentes as finalidades das palestras que seriam apresentadas: despertar a curiosidade por temas científicos e a vontade de estudar e se aprofundar em áreas consideradas de fronteira do atual conhecimento científico. 

Professor Rinaldo explica a respeito das palestras

Na sequência, o professor Ricardo Plaza apresentou os cinco bolsistas presentes e discorreu um pouco acerca do IFSP e especialmente sobre o perfil do curso de Licenciatura em Física que ele atualmente coordena no IFSP-Caraguatatuba. Entre as diversas apresentações, ocorreram algumas demonstrações de experimentos de física e de brinquedos científicos, como por exemplo o equipamento de levitação magnética e a bola de plasma, com a finalidade de apresentar experimentos de física intrigantes e motivadores.

Aluno da Escola Vereador Benedito experimenta a sensação de tocar no globo de plasma

A primeira apresentação da manhã coube ao estudante de licenciatura em física Kauã Freitas  que trabalhou com conceitos físicos envolvidos no denominado “efeito Magnus” associado ao fenômeno pelo qual a rotação de um objeto altera sua trajetória em um fluido (líquido ou gás); esse efeito pode ser observado quando um jogador de futebol chuta uma bola com efeito em direção ao gol e ela faz uma curva no ar. Para exemplificar, Kauã apresentou um vídeo que mostra o que ocorre quando uma bola de basquete é abandonada girando do alto de uma represa vertical e que pode ser visto em <https://www.youtube.com/watch?v=M4aBTinRENo>.

Palestra de Kauã na Escola Vereador Benedito           

Em seguida, o estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas Caio Nogueira apresentou a palestra “Quais os passos da tecnologia na exploração do universo?” em que abordou temas como internet das coisas e inteligência artificial. Em sua apresentação ele ressaltou a quantidade gigantesca de dados (“big data”) produzidas pelos observatórios astronômicos existentes nos dias de hoje, que são trabalhados computacionalmente, pois não podem ser mais trabalhados apenas por seres humanos, como era feito há 400 anos quando Galileu começou a observar o céu com um telescópio.

Palestra de Caio na Escola Vereador Benedito

Em seguida, o estudante de licenciatura em física Nicolas Rodrigues apresentou a palestra “A procura de uma teoria de tudo” em que ressaltou como a história da física nos últimos séculos envolveu uma contínua unificação de diferentes campos de conhecimento que antes estavam separados e enfatizou os dilemas atuais existentes nas tentativas de unificação da teoria da relatividade com a mecânica quântica e as possibilidades de que a teoria das cordas consiga realizar esta tarefa. Um bom vídeo de 3 minutos em que o físico Brian Greene explica a teoria das cordas pode ser visto em <https://www.youtube.com/watch?v=Y2egnyW7fv4>.

Palestra de Nicolas na Escola Vereador Benedito

O estudante de licenciatura em física Rafael Morais apresentou então a sua palestra intitulada “Física nas histórias em quadrinhos” em que aborda como conceitos de física são abordados nas histórias de heróis da Marvel e da DC, por exemplo, e do embasamento científico ou não dos poderes atribuídos a estes super-heróis. Um vídeo interessante a este respeito, produzido pelo canal “Nerdologia” do Youtube, intitulado “Qual o soco mais forte?”, pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=iItfqDViLcg>.

Palestra de Rafael Morais na Escola Vereador Benedito

A última palestra desta manhã, intitulada “Foguetes e exploração espacial”, foi realizada pelo estudante de licenciatura em física Ryan Montemor. Ryan fez uma recapitulação a respeito da história da exploração espacial desde os seus primórdios com uma ênfase sobre a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, durante a segunda metade do século XX. Além disso, ele tentou discutir as novas perspectivas para o desenvolvimento de foguetes por empresas privadas e as possibilidades para a exploração de Marte nas próximas décadas. 

Palestra de Ryan na Escola Vereador Benedito

Ao final das atividades, o professor Ricardo Plaza agradeceu os gestores, professores e estudantes da Escola Vereador Benedito pelo espaço concedido para estas atividades de divulgação e valorização de áreas científicas, como a física e a astronomia.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página