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Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram palestras na Escola Maria Ester

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 15h46 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 15h48

Na manhã do dia 12 de junho de 2018, terça-feira, entre 10h00 e 12h20, cinco estudantes de cursos superiores do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio, localizada no Morro do Algodão, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades e palestras de extensão educacionais de divulgação científica. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, bem como pelos bolsistas de iniciação científica Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Diego Peres, Henrique, Caio, Larissa e Rafael Brock na Escola Maria Ester

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza e a professora Eliane Conceição de Souza Stoppa que é coordenadora na Escola Maria Ester. Ao chegarem na Escola, a equipe constituída pelos extensionistas do IFSP-Caraguatatuba e pelo seu orientador foi recebida pela professora Eliane, que os encaminhou para uma sala equipada com computadores, projetor datashow e caixa de som, bastante adequada para as palestras que aconteceram.  Esta já a segunda vez em que a equipe de extensionistas orientada pelo professor Ricardo Plaza realizou atividades educacionais na Escola Maria Ester; em 2017 foram realizadas palestras do mesmo gênero, com bastante sucesso, como pode ser lido aqui. O IFSP agradece pelo espaço concedido para atividades como estas que têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos da educação básica por estudar e se aprofundar em temas científicos.

Professores Ricardo Plaza e Eliane Stoppa

No horário do intervalo das aulas da manhã (antes do início das palestras), o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores e explicou rapidamente aos docentes da Escola Maria Ester a respeito da história do IFSP-Caraguatatuba e de seus cursos superiores e técnicos. O professor Carlos Bruno, em especial, reforçou a importância de atividades – como estas – que estimulam os alunos das escolas públicas a se desenvolverem em termos de seus estudos.

Docentes na sala dos professores da Escola Maria Ester

A escola Maria Ester selecionou previamente diversos alunos de diferentes turmas de ensino médio do período matutino que participaram destas atividades.

Alunos da Escola Maria Ester participam das atividades de extensão realizadas

No início das apresentações, o professor Ricardo Plaza apresentou os cinco bolsistas presentes e discorreu um pouco acerca do IFSP e seus cursos superiores e técnicos para os alunos presentes. Entre as diversas apresentações, ocorreram algumas demonstrações de experimentos de física e de brinquedos científicos, como por exemplo o equipamento de levitação magnética e a bola de plasma, com a finalidade de apresentar experimentos de física intrigantes e motivadores.

Alunas da Escola Maria Ester realizam experimento com a bola de plasma

Um dos experimentos em especial com o qual os alunos puderam interagir envolvia dois espelhos curvos (um deles com um “orifício”) que formavam uma imagem real de uma moeda colocada sobre um dos espelhos: aos alunos, este experimento foi apresentado de modo a desafiá-los a tentar entender o fenômeno e a forma como a ciência o explica.

Espelhos curvos formam uma imagem real (de uma moeda) que “flutua no ar”

A primeira apresentação da manhã, ministrada pelo estudante de licenciatura em física Henrique Madeo, foi intitulada “Galáxia de Andrômeda” e trabalhou com as características conhecidas atualmente a respeito de Andrômeda que é galáxia que está mais próxima da nossa própria galáxia, a Via Láctea; em particular, Henrique lembrou aos presentes que em cerca de 4 bilhões de anos, Andrômeda irá colidir com a Via Láctea, mas como os espaços vazios entre as estrelas são gigantescos muito possivelmente, nada de mais “fenomenal” acontecerá com a maior parte das estrelas de ambas as galáxias. Uma simulação desta colisão pode ser vista no vídeo disponível aqui.

Palestra de Henrique na Escola Maria Ester

Em seguida, a estudante de licenciatura em física Larissa Comodaro, apresentou a palestra “Ondas Gravitacionais: Sobre detecções e fontes astrofísicas emissoras”; nesta palestra ela procurou explicar como ocorreu a detecção das ondas gravitacionais realizada pela primeira vez em 2015 e porque esta “descoberta” causou tantos impactos na comunidade científica em geral, sobretudo destacando o fato de que ela, em certo sentido, abriu uma nova “janela” para observar o universo. O “barulho” (“gorjeio”) produzido pelas ondas gravitacionais detectadas pelos equipamentos do LIGO (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser) pode ser escutado aqui.

Palestra de Larissa na Escola Maria Ester

O estudante de licenciatura em física Rafael Brock, que estudou no primeiro ano do ensino médio na Escola Maria Ester, ministrou então uma palestra sobre as características de diversos planetas do sistema solar, usando como ferramenta didática para isto o software “Stellarium” de modelagem do céu noturno terrestre. Como este programa permite que sejam alteradas as coordenadas do ponto de observação da Terra (latitude e longitude), bem como seja modificado o tempo (época) da observação, ele voltou o “relógio” do “Stellarium” para 1610 e colocou as coordenadas de Veneza, na Itália, para mostrar o céu que o físico Galileu observou quando passou a apontar o recém inventado telescópio para o céu noturno; em particular, mostrou como Galileu observou Júpiter e suas 4 luas “galileanas” em determinadas noites de 1610.

Palestra de Rafael Brock na Escola Maria Ester

Na sequência, o estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas Caio Nogueira apresentou a sua palestra intitulada “Quais os passos da tecnologia na exploração do universo?” na qual enfatizou a importância que terão os robôs na exploração espacial no futuro e a forma como a inteligência artificial pode colaborar para a análise da quantidade gigantesca de dados (“big data”) produzidos por observatórios astronômicos, como o Telescópio Hubble. 

Palestra de Caio na Escola Maria Ester

Finalmente, o estudante de licenciatura em física Diego Peres apresentou uma palestra sobre dois dos maiores mistérios existentes na atualidade na área da astrofísica: matéria escura e energia escura. Diego realizou uma abordagem histórica para explicar aos presentes o motivo pelo qual os cientistas chegaram à conclusão da existência destes dois conceitos, mesmo que ainda não existam explicações consistentes e consensuais a respeito da natureza de ambos.

Palestra de Diego Peres na Escola Maria Ester

Ao final da manhã, o professor Ricardo Plaza agradeceu a coordenadora Eliane, os professores e os estudantes da Escola Maria Ester pelo espaço concedido para estas atividades de divulgação e valorização de importantes áreas científicas, como a física e a astronomia. Lembrou também que esta equipe de bolsistas extensionistas está disponível para receber os estudantes da Escola Maria Ester – ou de qualquer outra escola – que queiram visitar o IFSP, para conhecer melhor esta instituição e seus cursos, bem como se aprofundar no estudo de temas científicos que são estudados e investigados em seu âmbito.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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