Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Estudantes do IFSP realizaram palestras em escola estadual de Maresias
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram palestras em escola estadual de Maresias

Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 11h09 | Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 11h18 | Acessos: 1377

Na tarde do dia 03 de setembro de 2018, segunda-feira, entre 13h00 e 15h30, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Dulce César Tavares, localizada em Maresias, no município de São Sebastião, na qual realizaram um conjunto de atividades e palestras de extensão educacionais de divulgação científica. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho, bem como pelo bolsista de iniciação científica Ryan Nepomuceno Montemor (com bolsa PIBIC/CNPq), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Gabriel, Yasmin, professor Ricardo, Ryan e Jessica na Escola Professora Dulce

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a diretora, professora Fátima Regina da Silva, e com a coordenadora, professora Elisângela Aparecida Sebastião, gestoras da Escola Professora Dulce.

Professores Ricardo e Fátima

Ao chegarem na Escola, a equipe constituída pelos bolsistas do IFSP-Caraguatatuba e pelo seu orientador foi recebida pelas professoras Fátima e Elisângela, que os encaminhou para uma sala equipada com um computador, uma grande televisão de tela plana e caixa de som, totalmente adequada para as palestras que aconteceram. O IFSP agradece à Escola Professora Dulce pelo espaço concedido para atividades como estas que têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos da educação básica por temas científicos e pelo estudo.

Professores Ricardo e Elisângela

Estiveram presentes alunos de diferentes turmas de ensino médio da escola, inclusive alunos da manhã que vieram à escola de tarde especialmente para assistirem as apresentações. Eles foram selecionados previamente para participar das atividades, a partir de seus interesses mais intensos pelo estudo de assuntos científicos.

Alunos da Escola Professora Dulce presentes nas apresentações

No início das palestras, o professor Ricardo Plaza apresentou a equipe de bolsistas e explicou aos presentes o objetivo das apresentações que eles iriam assistir: despertar a vontade de estudar temas científicos. Além disso, ele explicou um pouco a respeito da história do IFSP, de seus cursos superiores e técnicos, e da forma de seleção para entrar nestes cursos. Finalmente foram apresentados aos presentes alguns equipamentos experimentais para o ensino de física que estavam sobre uma mesa despertando a atenção dos alunos presentes.

Aluno manipula equipamento para ensino de física

A primeira apresentação da manhã, ministrada pelo estudante de licenciatura em física, Ryan Nepomuceno Montemor, versou sobre “exoplanetas”, planetas orbitando outras estrelas que não sejam o nosso Sol. Ryan explicou alguns dos métodos existentes para a detecção de exoplanetas, salientando as dificuldades instrumentais existentes para estas detecções. Ele também explicou um pouco a respeito da equação de Drake e do chamado paradoxo de Fermi. Ao final ele utilizou o vídeo de 7 minutos intitulado “Carl Sagan explicando a equação de Frank Drake” (recortado de um dos episódios da série Cosmos original) que está disponível para ser assistido aqui. Ryan após a palestra aproveitou para solicitar que os alunos presentes respondessem um pequeno questionário de modo a fornecer dados para a pesquisa que está realizando sobre atividades de educação e de divulgação científica envolvendo o tema dos exoplanetas.

Palestra de Ryan na Escola Professora Dulce

Na sequência, a estudante da licenciatura em física, Jessica de Oliveira Santana, apresentou sua palestra intitulada “Nascimento de uma estrela”, abordando conceitos de áreas como astrofísica e física nuclear. Ela discutiu com os alunos como ocorre o surgimento de uma estrela a partir da autogravidade de uma nuvem primordial de poeira e gás. Durante a sua apresentação ela apresentou o interessante vídeo de 6 minutos de duração intitulado “Evolução estelar/ Formação dos elementos” do canal “Mochileiro Galáctico” do Youtube e que está disponível para ser visto aqui.

Palestra de Jessica na Escola Professora Dulce

A terceira palestra da tarde, bastante relacionada à segunda, foi ministrada pela estudante de licenciatura em física, Yasmin Francisca dos Santos Coelho, e intitulou-se “O fim de uma estrela”. Yasmin abordou os três finais possíveis que pode ter uma estrela, dependendo da massa que ela tiver: transformar-se em uma anã branca, em uma estrela de nêutrons ou em um buraco negro. Para ajudar em suas explicações sobre o tema, ela exibiu o vídeo “Buraco Negro” de 6 minutos do canal Nerdologia do Youtube, que está disponível para ser assistido aqui.

Palestra de Yasmin na Escola Professora Dulce

A última palestra da tarde foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física, Gabriel Xavier Luz, que discutiu a Relatividade de Einstein, por meio de uma linguagem acessível e compreensível ao público leigo. Gabriel explicou rapidamente a respeito dos dois postulados da Teoria da Relatividade e na sequência abordou a questão da relatividade do tempo, esclarecendo a respeito do efeito relativístico de dilatação do tempo, tanto a grandes velocidades, quanto perto de grandes concentrações de massa. Para tornar esta questão mais clara ele apresentou o vídeo de animação de 5 minutos “Tempo é relativo” do canal “Quer que desenhe” do Youtube, disponível para ser assistido aqui.

Palestra de Gabriel na Escola Professora Dulce

Ao final, a equipe congratulou os alunos presentes pela atenção com que assistiram as palestras e pelo respeito com que trataram a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba. O professor Ricardo Plaza teve a oportunidade de, durante o intervalo das aulas da tarde, conversar com os docentes da escola na sala dos professores, de modo a explicar os objetivos das atividades realizadas: divulgar e valorizar as áreas científicas, em particular, a física e a astronomia. Antes de voltarem para Caraguatatuba, os bolsistas agradeceram a diretora Fátima e a coordenadora Elisângela pela extrema cortesia com que foram tratados por toda a comunidade daquela escola. Foi lembrado também que esta equipe de bolsistas de extensão e de iniciação científica está disponível para receber os estudantes da Escola Professora Dulce – ou de qualquer outra escola – que queiram visitar o IFSP, para conhecer melhor esta instituição e seus cursos, bem como para se aprofundar no estudo de temas científicos que são estudados e investigados em seu âmbito.

Professor Ricardo com docentes na sala de professores da escola professora Dulce

No percurso de volta de Maresias para Caraguatatuba, a equipe do IFSP-Caraguatatuba pode admirar algumas das belas paisagens do litoral sul do município de São Sebastião, encantando-se com o encontro entre o oceano Atlântico e o pouco que restou e ainda está preservado da Mata Atlântica.

Professor Ricardo Plaza e seus bolsistas em uma bela vista do litoral sul de São Sebastião

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página