Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram palestras científicas na Escola Frúgoli

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 15h35 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h24

Na tarde do dia 21 de setembro de 2017, quinta-feira, entre 13h30 e 18h00, oito estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, localizada no município de São Sebastião, onde realizaram um conjunto de palestras e atividades educacionais de divulgação científica. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen e Juliana Caroline da Silva Sousa) e pelos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Izabela Duarte, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo Plaza e seus bolsistas na Escola Frúgoli

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial com a professora Rosmari Wieczorek, que leciona as disciplinas de física, matemática e química na Escola Frúgoli e organizou as atividades com o apoio da diretora Lenira F. G. Redondaro, do coordenador pedagógico Osmar Ramos da Silva e de outros professores da sua instituição escolar. Dentre os vários professores que deram suporte para a realização das atividades, estiveram as docentes Ana Cláudia Szabo, Soraia Salim da Silva e Rivaneide Soares da Silva.

Professores Rosmari e Ricardo

A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba chegou à Escola Frúgoli às 13h30; eles foram recebidos pela professora Rosmari e foram para uma sala preparada com equipamentos audiovisuais adequados para a realização das apresentações. Estudantes do 1º ano de Ensino Médio, de algumas turmas, assistiram as palestras que ocorreram antes do intervalo do período da tarde, enquanto que estudantes do 1º ano de Ensino Médio de outras turmas assistiram as palestras que ocorreram após o intervalo, de modo que todos pudessem conhecer um pouco das ações de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas no IFSP-Caraguatatuba.

Professores Rivaneide Soraia Rosmari Ricardo e Osmar

As atividades realizadas utilizaram imagens, vídeos e simulações e tiveram o objetivo de despertar a curiosidade pela ciência e pelo conhecimento e, ao mesmo tempo, incentivar a dedicação dos alunos aos estudos.

Alunos presentes nas palestras

A professora Rosmari vem desenvolvendo projetos muito interessantes de educação científica com os alunos da Escola Frúgoli e durante o transcorrer da tarde a equipe de universitários do IFSP pode conhecer alguns destes trabalhos que visam, sobretudo, despertar o interesse pelas questões experimentais envolvidas nas áreas científicas.

Alunos da Escola Frúgoli com experimento de mecânica

Logo no início das palestras, o licenciando em Física, Rodrigo, realizou uma apresentação sobre as interações fundamentais da matéria e as partículas elementares. Ele explicou a respeito da história e das características do LHC – Large Hadrons Collider (“Grande Colisor de Hadrons”) e em seguida conferiu ênfase na tentativa de explicar o chamado modelo padrão que esquematiza as partículas elementares subatômicas conhecidas em um tipo de tabela, em certa maneira análoga a forma como os diversos elementos atômicos são dispostos na Tabela Periódica. Ele também explicou de modo mais detalhado quais são as quatro interações fundamentais: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca.

Palestra de Rodrigo

Em seguida, o estudante universitário Kauã realizou uma palestra sobre a Bobina de Tesla. Ele relatou aos presentes um pouco a respeito da famosa “batalha das correntes” que ocorreu entre Nikola Tesla e Thomas Edison, que ao final acabou com a “vitória” do primeiro no que diz respeito a sua defesa da corrente alternada (e não da corrente contínua, como defendia o segundo) como forma de distribuição de energia elétrica para as residências das cidades, como de fato acontece atualmente. Kauã procurou destacar o caráter experimental da física e explicou aos presentes como construir uma Bobina de Tesla.

Palestra de Kauã

A última palestra antes do intervalo do período vespertino foi ministrada pela bolsista de iniciação científica Izabela Duarte e versou sobre o uso de simulações no ensino de física e de astronomia. Ela utilizou uma simulação para o ensino de física disponível gratuitamente no site “Phet – Interactive Simulations” (<https://phet.colorado.edu/>) sobre conservação de energia em uma pista de skate; junto com um estudante da própria Escola Frúgoli que participou da atividade, ela explicou as diferenças existentes entre energia cinética e energia potencial, bem como as características da chamada energia térmica que é perdida para o ambiente quando existe a força de atrito. Esta simulação denominada “Energia no parque de skate” pode ser acessada pelo link: <https://phet.colorado.edu/pt/simulation/energy-skate-park>. Izabela recebe uma bolsa de iniciação científica financiada pelo próprio IFSP.

Palestra de Izabela

Logo após o final do intervalo, a primeira palestra que ocorreu, ministrada pela graduanda em matemática Juliana, foi intitulada “Mulheres na ciência: Além do olhar de um mundo misógino”. De início ela procurou explicar o conceito de misoginia. Em seguida ela explanou sobre diversas mulheres que tiveram grande destaque no desenvolvimento científico, tais como Hipátia, Marie Curie e Vera Rubin. Para ajudar nas suas explicações, ela apresentou o vídeo curto “Marie Curie – Desenhando minha vida”, disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=g-kbcYeDm_c>.

Palestra de Juliana

O graduando Rafael Sorensen realizou então uma palestra sobre a ciência na ficção científica, salientando que muitos jovens passam a se interessar mais por temas científicos devido à paixão por filmes e livros de ficção científica. Ele destacou que um dos primeiros livros de ficção científica que se tem notícia na história foi escrito pelo astrônomo Kepler, se intitulava “Somnium”, foi publicado em 1634 e tinha um protagonista que era um viajante lunar. Quem quiser ler a tradução para o português desta obra pode fazê-lo pelo arquivo pdf disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n1/1806-1117-rbef-40-01-e1602.pdf>.

Palestra de Rafael Sorensen

O bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIC do CNPq) João Pereira Neto fez a apresentação seguinte sobre gravidade e ondas gravitacionais. No início, João fez uma retrospectiva dos seus diversos projetos de pesquisa de iniciação científica – todos sob a orientação do professor Ricardo Plaza – que ele desenvolveu desde 2014 quando entrou no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Na sequência, ele abordou um vídeo muito interessante disponível no YouTube e que relata o que ocorre, em uma estação que orbita em torno da Terra, quando um astronauta tenta “torcer” um pano que foi encharcado com água; quem quiser assistir e se deliciar, deve acessar o link: <https://www.youtube.com/watch?v=o8TssbmY-GM>. O fenômeno surpreendente que ocorre e é mostrado no vídeo deve-se à denominada tensão superficial da água.

Palestra de João

Na sequência o bolsista de extensão Rafael Morais realizou uma apresentação sobre buracos negros e suas características. Nesta palestra, após explicar o que é o horizonte de eventos e o raio de Schwarzschild, ele procurou realizar alguns cálculos acerca das dimensões de buracos negros, a partir dos dados existentes para a constante da gravitação universal de Newton, para a velocidade da luz e para a massa do próprio buraco negro.

Palestra de Rafael Morais

Finalmente, no fechamento das palestras, o licenciando em Física, Diego, realizou uma palestra sobre matéria escura e energia escura, dois dos problemas atuais que mais fascinam a comunidade de físicos do mundo inteiro, pois ainda não há respostas e explicações aceitáveis para estes “fenômenos” que são responsáveis por cerca de 96% do nosso universo, ou seja, a matéria e a energia convencionais que conhecemos e com as quais trabalhamos nos cálculos físicos correspondem a apenas 4% do universo, o que revela a nossa ainda grande ignorância, mas pode também ser encarado, do lado positivo, como uma indicação de que existem oportunidades abertas para jovens que queiram se dedicar a diferentes áreas da física. Em sua apresentação, Diego explicou de modo didático como Hubble chegou à conclusão – no final dos anos 1920 – que o universo está em expansão.

Palestra de Diego

Entre as oito apresentações que ocorreram nesta tarde, o professor Ricardo Plaza procurou fazer demonstrações de experimentos de física e de brinquedos científicos, tais como o equipamento de levitação magnética e a bola de plasma. Ele também informou os estudantes presentes acerca da história do IFSP-Caraguatatuba, sobre as formas de ingresso em seus cursos superiores e sobre o curso de Licenciatura em Física que é coordenado por ele.

Ao final da tarde, após as palestras, os alunos da Escola Frúgoli se deslocaram para a parte externa da instituição, onde tentaram realizar o lançamento de um foguete, com a propulsão baseada em reações existentes entre ácido acético (vinagre) e bicarbonato de sódio – um trabalho educacional desenvolvido sob a coordenação da professora Rosmari.

Alunos da Escola Frúgoli se preparam para lançar um foguete

As palestras descritas anteriormente são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. As bolsas deste programa são financiadas por recursos da Pró-Reitoria de Extensão (PRX) do IFSP. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página