Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram atividades educacionais científicas na Escola Bernardino

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 17h56 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h27

Na manhã do dia 12 de setembro de 2017, terça-feira, entre 09h50 e 12h20, seis estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Antônio Alves Bernardino, localizada no município de Caraguatatuba, onde realizaram uma série de atividades educacionais e palestras de divulgação científica. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Thiffany Souza do Nascimento, Diego Corrêa Peres de Souza e Rafael Honório Morais de Oliveira) e pelo bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos, todos orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo com bolsistas na sala em que as palestras foram apresentadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial com a professora mediadora Elaine Martins e com a coordenadora Silvana Aparecida de Oliveira Silva, que trabalham na Escola Bernardino e organizaram as atividades com o apoio da direção e de outros professores da sua instituição escolar.

Professores Elaine, Silvana e Ricardo

A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba chegou à Escola às 09h30. Eles foram recebidos pelas professoras Elaine e Silvana e se deslocaram para uma sala de aula específica, onde prepararam o espaço para as apresentações. Os estudantes de ensino médio desta escola com mais interesses pelas áreas das disciplinas das ciências naturais foram convidados a assistir as palestras realizadas. As atividades realizadas utilizaram imagens, vídeos e simulações e tiveram o objetivo de despertar a curiosidade pela ciência e pelo conhecimento e, também, incentivar a dedicação dos alunos aos estudos.

Alunos da Escola Bernardino presentes nas atividades realizadas

Antes do início das apresentações, no intervalo da manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores desta escola, onde explicou rapidamente aos docentes presentes os objetivos das atividades realizadas nesta manhã.

Professor Ricardo Plaza com professores da Escola Bernardino

A primeira apresentação da manhã foi realizada pelo bolsista de iniciação científica Rafael Brock e abordou o tema do uso das simulações no ensino de física e de astronomia. No início, Rafael apresentou as características de diversos dos planetas do Sistema Solar, usando para isso o programa Stellarium. Na sequência ele utilizou um programa de simulação do PhET sobre Gravidade e Órbitas, para estudar o movimento de translação de planetas em torno de uma estrela como o Sol. Este simulador pode ser acessado gratuitamente pelo link: <https://phet.colorado.edu/sims/html/gravity-and-orbits/latest/gravity-and-orbits_pt_BR.html>.

Apresentação de Rafael Brock

Na sequência o estudante de Física Rafael Morais realizou a sua apresentação com o tema “Vida das estrelas”, em que discutiu a respeito dos diferentes tipos de estrelas que existem e das consequências nas vidas das estrelas dos valores de suas massas. Ele procurou também explicar aos presentes sobre as características do Sol, como, por exemplo, o valor da sua massa.

Apresentação de Rafael Morais

O bolsista de extensão Diego realizou então uma palestra que abordou os temas da matéria escura e da energia escura, duas questões que estão em aberto atualmente no campo da astrofísica e para as quais os cientistas não têm explicações satisfatórias. Diego destacou como surgiram historicamente estes dois problemas da astrofísica atual, salientando que a ciência não acabou e que há muitos problemas para serem investigados por jovens com interesses por carreiras científicas.

Apresentação de Diego

A seguir, o universitário Rodrigo realizou uma apresentação sobre as interações fundamentais da matéria, o modelo padrão e aceleradores de partículas, como o LHC – Large Hadrons Collider (“Grande Colisor de Hadrons”). Rodrigo procurou lembrar que é importante sempre manter um espírito crítico a respeito das informações que nos chegam pela internet e por outros meios: um dos objetivos da educação é justamente fornecer ferramentas intelectuais para os cidadãos conseguirem discernir as mentiras e as meias-verdades que surgem em muitos momentos de nossas vidas.

Apresentação de Rodrigo

Dando prosseguimento às apresentações, o estudante de graduação Kauã realizou uma apresentação audiovisual sobre o “Efeito Magnus” que basicamente explica o fato de que uma esfera em rotação em um fluido tem a sua trajetória alterada em relação à trajetória que teria se não estivesse em um fluido, fazendo uma curva, como quando se chuta uma bola com “efeito” no futebol. Kauã realizou experimentos de demonstração a este respeito e apresentou trechos de vídeos explicativos, com o objetivo de enfatizar o caráter experimental da física.

Apresentação de Kauã

A apresentação final realizada pela estudante Thiffany teve o título de “Mulheres na Astronomia”. Nesta palestra, ela procurou enfatizar a importância que tiveram muitas mulheres astrônomas ao longo da história da ciência. Ela lembrou ao final que há oportunidades no litoral norte paulista para meninas e moças com interesses científicos por áreas das ciências exatas, como é o caso dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba que contam com significativas quantidades de alunas no seu corpo discente.

Apresentação de Thiffany

Entre as apresentações que ocorreram nesta manhã, o professor Ricardo Plaza procurou fazer demonstrações de experimentos de física e de brinquedos científicos, tais como o equipamento de levitação magnética. Ele também informou os estudantes presentes acerca da história do IFSP-Caraguatatuba, sobre as formas de ingresso em seus cursos superiores e, mais especificamente, sobre o curso de Licenciatura em Física.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página