Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram atividades científicas na Escola Aurea em Ubatuba

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 11h15 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 11h20

No início da tarde de 30 de outubro de 2017, segunda-feira, entre 13h00 e 15h30, seis estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Aurea Moreira Rachou situada no bairro do Sertão da Quina (Maranduba), no município de Ubatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades e palestras educacionais de caráter científico. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Corrêa Peres de Souza, Ruy Guilherme Farias Santos Bastos e Juliana Caroline da Silva Sousa), todos orientados pelo professor Ricardo Plaza. Enquanto Juliana é estudante da Licenciatura em Matemática, os outros cinco bolsistas presentes nestas atividades (Kauã, Rafael Sorensen, Rafael Morais, Diego e Ruy) são estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza junto com seus bolsistas na Escola Aurea

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas conjuntamente pelo professor Ricardo Plaza e pela professora Roberta Felipe de Jesus Oliveira que é coordenadora na Escola Aurea.

Professores Ricardo e Roberta

Marta Alves de Lima Moura e Nelson Aparecido de Souza, que são servidores da Escola Aurea, também deram todo o apoio necessário para que as atividades acontecessem de modo adequado; ambos estudaram no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e vem dando apoio e suporte há vários anos às iniciativas de divulgação científica da equipe de bolsistas do professor Ricardo Plaza para alunos da Escola Aurea.

Marta, Ricardo e Nelson

Para assistir as palestras foram selecionados alunos de diversas turmas de ensino médio e do 9º ano de ensino fundamental da Escola Aurea, a partir dos seus interesses por temas relacionados aos diferentes campos de conhecimento das ciências naturais. As atividades também contaram com todo o apoio do professor Paulo Moraes que é o mediador na Escola Aurea.

Professores Paulo e Ricardo

Antes do início das palestras, o professor Ricardo Plaza conversou um pouco com os docentes da Escola Aurea, na sala dos professores, esclarecendo a eles o teor e os objetivos das palestras científicas de seus bolsistas. De acordo com o professor Ricardo Plaza – que é também o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba – atividades como estas visam estreitar as relações existentes entre o IFSP-Caraguatatuba e as escolas públicas do litoral norte paulista de modo a colaborar para melhorar a qualidade de ensino e a estimular os alunos a se dedicarem mais ao estudo, principalmente nas disciplinas das áreas das ciências naturais.

Professor Ricardo Plaza junto com os professores e servidores da Escola Aurea

A primeira palestra desta tarde foi ministrada pela estudante de licenciatura em matemática Juliana Caroline e foi intitulada “Mulheres na ciência: Além do olhar de um mundo misógino”. A partir do esclarecimento inicial acerca do conceito de misoginia, ela explicou sobre o trabalho de diversas mulheres que tiveram um grande destaque no desenvolvimento científico, em áreas como física, astronomia, matemática e computação, e realizou uma reflexão acerca dos obstáculos para que exista uma maior presença das mulheres em alguns campos das ciências naturais.

Apresentação de Juliana na Escola Aurea

A seguir, o estudante de licenciatura em física Ruy analisou, de modo bastante interessante, a física presente nas Histórias em Quadrinhos (HQs), abordando certas características definidoras de alguns super-heróis, tais como o Homem-Aranha, o Super-Homem, o Hulk e o Flash. Ele procurou por meio destes insights explicar um pouco acerca de dois conceitos que são muito importantes da área da física: os conceitos de força e de energia.

Apresentação de Ruy na Escola Aurea

A palestra seguinte foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física Rafael Sorensen e teve como temática central a ciência que está presente em obras de ficção científica, tanto literárias, quanto cinematográficas. Rafael Sorensen abordou alguns erros de caráter científico que aparecem em alguns filmes de ficção científica (como no caso de filmes da saga “Star Wars”) e procurou explicar um pouco acerca tanto do enredo, quanto da ciência que está presente no filme “Interestelar”.

Apresentação de Rafael Sorensen na Escola Aurea

O estudante de licenciatura em física Rafael Morais realizou então uma apresentação sobre o surgimento, a vida e a “morte” das estrelas, explicando sobre as suas características, tais como massa, temperatura e composição química. Ele procurou enfatizar que o conhecimento atual de astrofísica indica que as primeiras estrelas surgiram cerca de 500 milhões de anos após o Big Bang, que por sua vez ocorreu há cerca de 13,8 bilhões de anos de acordo o consenso científico existente na atualidade. Ele destacou quais são os principais ingredientes existentes na composição química de grande parte das estrelas, como é o caso do Sol: hidrogênio e hélio.

Apresentação de Rafael Morais na Escola Aurea

O estudante de licenciatura em física Diego realizou, na sequência, uma palestra sobre os dois problemas que mais intrigam os físicos e os astrônomos na atualidade: matéria escura e energia escura. Diego explicou a respeito do pouco que sabemos sobre estas duas questões, destacando que exatamente por este motivo, ainda há muito trabalho a fazer pela próxima geração de físicos que se dedicarem a tentar encontrar explicações adequadas para elas.

Apresentação de Diego na Escola Aurea

Ao final das palestras, o estudante de licenciatura em física Kauã realizou uma apresentação sobre o Efeito Magnus que explica os motivos pelos quais bolas que giram realizam trajetórias curvas, como é o caso, por exemplo, da trajetória de uma bola de futebol após um “chute de trivela”. Para ajudar em suas explicações, Kauã utilizou alguns vídeos e algumas atividades experimentais de demonstração.

Apresentação de Kauã na Escola Aurea

Entre as palestras realizadas, o professor Ricardo Plaza procurou informar os estudantes presentes sobre a história do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), bem como sobre as formas de ingresso nos seus diferentes cursos superiores e técnicos. Ele também explicou um pouco a respeito do curso de Licenciatura em Física, coordenado por ele no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, e enfatizou que o IFSP é uma instituição de ensino voltada para alunos que gostam de estudar com afinco.

Alunos da Escola Aurea presentes nas palestras

Ao final das palestras, os bolsistas de extensão presentes ainda atenderam diversos alunos que estavam com algumas dúvidas específicas sobre os temas abordados e o funcionamento do IFSP.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página