Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Estudantes do IFSP ministraram palestras na IV Noite com as Estrelas
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP ministraram palestras na IV Noite com as Estrelas

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 11h03 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 11h03 | Acessos: 1395

Na noite de 19 de outubro de 2018 e na madrugada de 20 de outubro de 2018 (de sexta-feira para sábado), cinco estudantes dos cursos de licenciatura em física e em matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba), estiveram presentes na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, localizada em Caraguatatuba, quando realizaram cinco palestras de divulgação científica sobre temas de Física, Astronomia e Astrofísica, durante o evento denominado “IV Noite com as Estrelas” organizado pela professora Sibele Schimidtt de Paula. Eles foram a essa escola acompanhados pelo professor Ricardo Plaza que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Estudantes assistem uma palestra durante a “IV Noite com as Estrelas”

Estas palestras com propósitos científicos tiveram o apoio do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e foram ministradas pelos bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas (com bolsa FAPESP), Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP) e pelos ex-bolsistas de iniciação científica Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP) e João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Com exceção de João Pereira que é estudante do curso de Licenciatura em Matemática, todos os outros quatro estudantes citados (Kaua Freitas, Rafaeel Sorensen, Diego Peres e Rafael Brock) fazem o curso de Licenciatura em Física.

Alguns dos professores presentes durante a “IV Noite com as Estrelas”

O evento “Noite com as Estrelas” com atividades educacionais e científicas é organizado anualmente desde 2015 sob a coordenação da professora Sibele Schimidtt (docente da Escola Alcides de Castro) e conta com o apoio da diretora Ana Angélica de Oliveira Faria e de docentes (como é o caso do professor Ricardo Carlos Maia, formado no curso de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba) e servidores técnico-administrativos da Escola Alcides de Castro, bem como tem também a colaboração de membros de outras instituições de ensino e da comunidade em geral. Durante todo o período da noite e da madrugada, alunos de ensino médio da Escola Alcides de Castro e outros estudantes convidados assistem diversas palestras e participam de gincanas envolvendo temas relacionados a assuntos científicos e áreas correlacionadas (em disciplinas como astronomia, física, química, matemática, ciência espacial, história, etc).

João, Rafael Brock, Kaua, Diego, Ricardo e Rafael Sorensen

A equipe de bolsistas de pesquisa, ensino e extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza vem procurando dar suporte para este evento nos últimos anos, por meio da realização de palestras sobre assuntos de caráter científico associados ao eixo temático da Astronomia que é uma espécie de fio condutor da “Noite com as Estrelas”.

Professores Sibele e Ricardo Plaza

Os alunos da educação básica presentes na “Noite com as Estrelas” participaram ativamente de todas as atividades realizadas ao longo de cerca de 12 horas seguidas das 19h de sexta-feira até as 7h de sábado. Eles são motivados para estudarem e se dedicarem à pesquisa em áreas científicas que são muito necessárias para o desenvolvimento de qualquer país.

Cronograma de atividades da “IV Noite com as Estrelas”

Os títulos das palestras ministradas pelos cinco estudantes bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza foram: “Astronomia, uma introdução da história, instrumentos e métodos de pesquisa científica” (por Kaua Freitas), “Formação dos elementos químicos” (por Rafael Brock), “O lado negro do Universo” (por Diego Peres), “O uso da ficção científica no ensino da física” (por Rafael Sorensen) e “Ondas gravitacionais: Uma perspectiva da história da ciência” (por João Pereira).

Dentre várias outras atividades que aconteceram, esteve a palestra intitulada “A hecatombe que vem do espaço: Mitos e verdades sobre o impacto de outros corpos com a Terra” que foi ministrada pelo Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel, docente da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Durante o evento ocorreram também palestras que foram ministradas pelo professor de história José Cláudio Rezende, pelo cofundador da “Exoss Citizen Science” Eduardo Plácido Santiago em conjunto com o estudante da licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba Johnne Oliveira, por Andressa Donato e por Edgard Schimidtt de Paula, ambos estudantes da UNESP de Bauru (Edgard é também professor do Cursinho Principia da UNESP de Bauru), e pela própria professora Sibele Schimidtt de Paula.

Palestra de Gabriel Hickel

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes elogiaram muito esta ação promovida pela professora Sibele com o apoio de outros professores, servidores e membros da comunidade da região. Para eles, ações como essas conseguem de fato ajudar imensamente na melhoria da qualidade de ensino – sobretudo na área da educação científica – de instituições escolares públicas como é o caso da Escola Alcides de Castro.

Personagens do filme “Star Wars” presentes na IV Noite com as Estrelas

O projeto “Noite com as Estrelas” nasceu a partir da pesquisa sobre Gamificação na Educação desenvolvida pela professora Sibele. Neste ano, as atividades tiveram o apoio da “Oikos – Capacitações e Assessoria Pedagógica”, microempresa criada pela professora Sibele Schimidtt de Paula e pelo professor Luiz Alfredo de Paula com o objetivo de compartilhar experiências como essas com escolas e profissionais.

As palestras ministradas pelos estudantes do IFSP-Caraguatatuba são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página