Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes das Licenciaturas em Física e Matemática visitaram o INPE

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h55 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h56

No dia 23 de novembro de 2017, quinta-feira, 39 estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram uma visita de caráter acadêmico para conhecer as instalações e os laboratórios de pesquisa do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na cidade de São José dos Campos. Estes alunos tiveram a ajuda financeira do IFSP para poderem custear esta visita, no que diz respeito à alimentação e ao transporte. Eles foram ao INPE acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e pelo Prof. Dr. Alex Lino.

Professores Alex e Ricardo antes do início da viagem no IFSP-Caraguatatuba

A partida para São José dos Campos em ônibus fretado com este objetivo ocorreu em frente ao prédio do IFSP às 07h30 da manhã e por volta das 18h15 os alunos estavam de volta ao IFSP.

Universitários do IFSP com professores Alex e Ricardo na entrada do INPE

Após a chegada ao INPE, um pouco depois das 9h da manhã, o grupo foi recebido pelo Prof. Dr. Marcio Constâncio Junior (pesquisador do INPE) e por Elvis Camilo Ferreira, que atualmente realiza sua pesquisa de doutorado em física no INPE.

Márcio, Elvis, Alex e Ricardo

Os estudantes foram então encaminhados até as instalações do Laboratório que realiza pesquisas sobre a instrumentação necessária para a detecção de Ondas Gravitacionais (coordenado pelo Prof. Dr. Odylio Denys de Aguiar), onde os físicos Marcio e Elvis trabalham em investigações acerca deste tema e do desenvolvimento instrumental necessário para isto, sobretudo na área de criogenia, ramo da física que estuda tecnologias para a produção de temperaturas muito baixas (menores que -150o Celsius), a partir de gases como nitrogênio e hélio em estado liquefeito. O professor Marcio teve a oportunidade de explicar aos estudantes do IFSP que o detector brasileiro de Ondas Gravitacionais “Mario Schenberg”, que esteve por vários anos situado na USP, em São Paulo, foi transferido para o INPE, mas ainda está aguardando recursos para ser montado e resfriado até temperaturas próximas do zero absoluto (cerca de -273o C).

Estudantes no prédio que realiza pesquisas sobre técnicas para a detecção de Ondas Gravitacionais

O Prêmio Nobel de Física de 2017 foi concedido justamente a pesquisadores que colaboraram para as primeiras detecções que comprovaram a existência das ondas gravitacionais. Durante as explanações feitas acerca do tema, o professor Marcio explicou como funciona um interferômetro, a partir de um modelo reduzido existente, de modo a compreender melhor o funcionamento do LIGO – “Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory” (“Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser”), o projeto de pesquisa com detectores situados nos Estados Unidos que foi responsável pela primeira detecção de ondas gravitacionais no final de 2015.

Explicação do professor Marcio sobre o funcionamento de um interferômetro

O físico Elvis Ferreira também procurou explicar aos presentes um pouco a respeito da física envolvida pelos equipamentos de detecção de onda gravitacionais, com uma ênfase para as questões associadas ao resfriamento necessário de ser feito até temperaturas muito baixas.

Elvis explica a física envolvida nos experimentos para os estudantes presentes

Os estudantes se deslocaram então, no final da manhã, até o Miniobservatório Astronômico do INPE, onde tiveram explicações a respeito do funcionamento do seu telescópio. Mais informações acerca desta instalação podem ser obtidas pelo link: <http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/>.

Alunos no Miniobservatório Astronômico do INPE

No intervalo entre 12h e 14h, após almoçarem, os alunos tiveram um período de tempo livre para conhecerem diferentes espaços do INPE. Alguns alunos acompanharam o professor Ricardo Plaza até a excelente biblioteca da instituição e puderam consultar livros e revistas acadêmicas do seu acervo.

Rafael Morais e Rafael Brock na entrada da Biblioteca do INPE

As 14h iniciou-se a visita ao prédio do “Clima Espacial” de modo a conhecer melhor o programa EMBRACE – Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial, com uma ênfase acerca do estudo do comportamento do Sol; mais informações a este respeito, podem ser obtidas pelo link: <http://www2.inpe.br/climaespacial/portal/pt/>.

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba no Prédio do Clima Espacial

Finalmente, a partir das 15h, os estudantes se deslocaram até o prédio do LIT – Laboratório de Integração e Testes que foi projetado para atender as necessidades do Programa Espacial Brasileiro, contemplando o ciclo completo de montagem, integração e testes de sistemas espaciais, tais como satélites, por exemplo. O LIT também é utilizado para a qualificação de produtos industriais que exijam um alto grau de confiabilidade. O link para mais informações sobre o LIT é: <http://www.lit.inpe.br/>.

Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE

Participaram desta visita 24 licenciandos em Física e 15 licenciandos em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Eles ficaram impressionados com a seriedade e a qualidade dos trabalhos de pesquisa realizados no INPE. Alguns inclusive relataram que esta visita ampliou os seus horizontes no que diz respeito à possibilidade de realizarem um curso de mestrado no INPE, após o término de seus cursos de graduação. O site do INPE é: <http://www.inpe.br/>.

Alunos do IFSP-Caraguatatuba ao lado do prédio do LIT

A participação de estudantes universitários em atividades como esta colabora muito com o seu amadurecimento intelectual. Os licenciandos do IFSP-Caraguatatuba presentes relataram de modo enfático que foi muito importante conhecer os laboratórios e as instalações do INPE para a sua formação acadêmica.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página