FÍSICA

Seminário tratou das tradições matemática e experimental nas ciências físicas

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 17h59 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 17h59

Em 06 de outubro de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para discutir a respeito do capítulo 3, intitulado “Tradição matemática versus tradição experimental no desenvolvimento das ciências físicas”, do livro “A Tensão Essencial”, escrito pelo historiador da ciência Thomas Kuhn (1922-1996). A apresentação sobre este capítulo foi conduzida pelo professor Kaua Estevam Cardoso de Freitas (graduado no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e pelo licenciando José Euripedes Bezerra Brito (estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) que conduziram as discussões especificamente planejadas para refletir sobre os pontos destacados por Thomas Kuhn neste capítulo. A reunião foi coordenada pelo Prof. Dr. Alex Lino com o apoio do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Além de alunos do IFSP-Caraguatatuba, esteve presente também nesta atividade a professora Larissa Siqueira Vieira Nogueira, que se licenciou em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Membros do grupo de pesquisa que participaram deste seminárioImagem 1 – Membros do grupo de pesquisa que participaram deste seminário

O livro “A Tensão Essencial: Estudos selecionados sobre tradição e mudança científica” (o título original é: “The Essential Tension: Selected Studies in Scientific Tradition and Change”) foi escrito pelo historiador da ciência Thomas Kuhn e publicado em inglês pela primeira vez em 1977. Em português, no Brasil, ele foi publicado pela Editora da UNESP em 2011.

Imagem 2 – Apresentação inicial mostrada por KauaImagem 2 – Apresentação inicial mostrada por Kaua

Durante a apresentação, o professor Kaua Freitas tratou das abordagens e tendências historiográficas internalistas e externalistas no âmbito da história da ciência. Em particular, foram discutidas as ideias de Alexandre Koyré e de Boris Hessen sobre temas relacionados a evolução histórica dos conceitos científicos. Dentre os cientistas discutidos, sobretudo no que diz respeito à experimentação, um destaque grande foi conferido para Galileu Galilei e Francis Bacon. Duas perguntas feitas como motivação durante o seminário foram: “As ciências físicas clássicas seriam a ‘matemática experimental’?” e “A revolução científica pode ser vista como uma revolução de ideias?”

Imagem 3 – Slide sobre a relação das ciências física clássicas com a matemáticaImagem 3 – Slide sobre a relação das ciências física clássicas com a matemática

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante e após a apresentação.

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.