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Educação Científica

Eclipse de 21 de agosto foi exibido e discutido no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 10h50 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h39

No dia 21 de agosto de 2017, segunda-feira, a partir das 14h00, o eclipse solar total que ocorreu nos Estados Unidos foi discutido no auditório e no pátio do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição e o debate sobre as cenas transmitidas ao vivo pela TV NASA acerca deste evento astronômico. Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de seus oito bolsistas deste programa de extensão (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Juliana Caroline da Silva Sousa, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen, Diego Corrêa Peres de Souza e Thiffany Souza do Nascimento), bem como de seus quatro bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Adriana de Andrade, Rafael Brock Domingos e Izabela Duarte).

Bolsistas que organizaram o evento junto com professor Ricardo Plaza

Para o evento ocorrer, os servidores técnico-administrativos Leandro Oliveira da Silva, Marco Antônio de Ulhôa Cintra e Mateus Santos Santana montaram os equipamentos para projeção audiovisual da transmissão ao vivo do eclipse pela TV NASA, no pátio em frente à lanchonete do IFSP-Caraguatatuba. A equipe que organizou o evento agradece a eles pelo profissionalismo com que colocaram os recursos tecnológicos à disposição, viabilizando a exibição das cenas do eclipse no pátio, bem como agradece também aos servidores Luiz Gustavo Nicola Mendes e Hugo Salles Cuba que ajudaram a planejar a melhor forma de dispor desta infraestrutura tecnológica.

Leandro, Mateus, Marco e Ricardo

Para o evento ocorrer, os servidores técnico-administrativos Leandro Oliveira da Silva, Marco Antônio de Ulhôa Cintra e Mateus Santos Santana montaram os equipamentos para projeção audiovisual da transmissão ao vivo do eclipse pela TV NASA, no pátio em frente à lanchonete do IFSP-Caraguatatuba. A equipe que organizou o evento agradece a eles pelo profissionalismo com que colocaram os recursos tecnológicos à disposição, viabilizando a exibição das cenas do eclipse no pátio, bem como agradece também aos servidores Luiz Gustavo Nicola Mendes e Hugo Salles Cuba que ajudaram a planejar a melhor forma de dispor desta infraestrutura tecnológica.

No eclipse que ocorreu neste dia, a Lua se posicionou exatamente entre o Sol e a Terra produzindo uma sombra aproximadamente circular com cerca de 110 km de diâmetro que atravessou o território dos Estados Unidos da costa oeste (no estado do Oregon) até a costa leste (no estado da Carolina do Sul) em menos de 2 horas, traçando uma espécie de diagonal de mais de 4.000 km sobre o mapa dos EUA. Em cada local específico que ficou sob esta sombra, o eclipse solar total durou pouco mais que 2 minutos.

Trajetória da sombra da Lua (faixa cinza estreita) durante o eclipse de 21 de agosto de 2017

A TV NASA de Educação Pública (“NASA TV Public-Education”) transmitiu cenas deste evento ao vivo pelo seu site no youtube no link: <https://www.youtube.com/watch?v=wwMDvPCGeE0>. Por sua vez, o site da própria NASA também transmitiu estas cenas: <https://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/#public>. A NASA também convidou os observadores do eclipse a participarem de experimentos de "ciência cidadã” usando aplicativos de smartphones e termômetros. NASA é a sigla em inglês para “National Aeronautics and Space Administration” (“Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço”), uma instituição pública dos Estados Unidos para pesquisas espaciais.

Esquema de um eclipse solar

A partir das 14h (horário do Brasil) toda a transmissão do eclipse pela TV NASA começou a ser feita pela equipe de bolsistas no auditório do IFSP-Caraguatatuba. Estas transmissões eram intercaladas por explicações e apresentações dos estudantes acerca de diversos aspectos dos eclipses: científicos, históricos, culturais, etc.

João durante explicações acerca das características dos eclipses no pátio do IFSP

Durante o intervalo das aulas no período vespertino, entre 16h00 e 16h15, a equipe de bolsistas se deslocou para o pátio em frente à lanchonete, onde a transmissão do eclipse pela TV NASA foi realizada, conjugada também com explicações acerca de diferentes aspectos dos eclipses.

Professor Ricardo Plaza juntamente com seus bolsistas que organizaram o evento

Durante as apresentações, por exemplo, foi explicada a importância do famoso eclipse de 1919: as observações deste eclipse realizadas na cidade de Sobral, no Ceará, e na África, tornaram-se uma das primeiras evidências experimentais da Teoria da Relatividade que havia sido proposta pelo físico Albert Einstein alguns anos antes.

Foto feita pela NASA do eclipse a partir do espaço

Foi lembrado aos presentes que estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba têm desenvolvido projetos de pesquisa, ensino e extensão acerca de questões científicas relacionadas a campos da astronomia, da astrofísica e da cosmologia, bem como de outras áreas científicas. O IFSP é uma instituição de ensino adequada para jovens com interesses científicos – em particular nestes dois cursos de Licenciatura em Física e em Matemática – e que estejam dispostos a se dedicar aos estudos com afinco.

Professor Ricardo Plaza explica o eclipse solar total no pátio do IFSP

As apresentações feitas pelos bolsistas procuraram também refletir acerca dos medos e dos temores que um evento como o eclipse provocavam em povos da antiguidade e que, mesmo com todo o avanço científico e tecnológico, ainda provocam em seres humanos: a este respeito foram apresentados sites e vídeos – com um cunho marcadamente fundamentalista e religioso – que circularam pela internet alegando que o eclipse de 21 de agosto provocaria um apocalipse e o fim do mundo!

Mais informações, a respeito da ciência relacionada aos eclipses podem ser encontradas, por exemplo, no link: <http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm>. O artigo em inglês “Solar Eclipse 2017: What you need to know?” (“Eclipse solar de 2017: O que você precisa saber?”) tem informações interessantes acerca do eclipse de 21 de agosto de 2017: <https://www.theverge.com/2017/8/7/16025284/total-solar-eclipse-2017-date-time-lunar-map-glasses-path>. Um vídeo de 5 minutos intitulado “Eclipse lunar e solar”, com explicações acerca destes fenômenos, pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=2eunZV1cq94>.

A experiência de vivenciar as cenas de um eclipse pode ajudar a aumentar o interesse das pessoas pela astronomia, em particular, e pelas ciências, em geral. Além disso, ela produz uma sensação de perspectiva e de humildade, ao evidenciar como nós, seres humanos, somos pequenos frente à imensidão do espaço sideral. O trabalho de divulgação científica sobre eventos que atraem a atenção de milhões de pessoas, como foi o caso deste eclipse, pode de fato atrair a curiosidade – e a vontade de conhecer mais – dos cidadãos para questões relacionadas à ciência e colaborar para despertar jovens talentos para carreiras associadas a áreas científicas.

Atividades de educação científica como estas são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, mas também sobre história e cultura, de modo a ampliar o repertório de conhecimento científico e estimular os jovens a raciocinar cientificamente. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

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