Cinedebate

Documentário “Privatizações: A Distopia do Capital” foi exibido para estudantes

Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 18h11 | Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 18h12

No dia 12 de abril de 2018, quinta-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição do documentário “Privatizações: A Distopia do Capital”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Izabela Duarte, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy e Rafael Honório Morais de Oliveira), bem como dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Esta atividade contou com a presença de estudantes e professores de diferentes cursos do IFSP, bem como de interessados da comunidade externa.

Imagem apresentada ao longo do documentárioImagem apresentada ao longo do documentário

A ideia original para exibir este documentário surgiu a partir do contato feito por estudantes do Diretório Acadêmico do IFSP-Caraguatatuba, que neste dia desejavam debater questões associadas à possibilidade da divisão do IFSP em três institutos diferentes. O professor Ricardo Plaza propôs então, para subsidiar esta questão, apresentar este documentário que discute justamente o papel do Estado e dos serviços públicos na sociedade brasileira.

Professor Ricardo Plaza com alguns estudantes que ajudaram a organizar esta atividadeProfessor Ricardo Plaza com alguns estudantes que ajudaram a organizar esta atividade

“Privatizações: A Distopia do Capital” tem 56 minutos, foi dirigido por Silvio Tendler e lançado em 2014. Ele aborda basicamente a política de privatizações realizada nos anos 1990 no Brasil, seus efeitos na sociedade e a ideologia neoliberal de estado mínimo. Ele pode ser assistido gratuitamente no link: <https://www.youtube.com/watch?v=A8As8mFaRGU>. Um artigo de análise com informações a respeito deste documentário pode ser lido em: <http://colunastortas.com.br/2014/11/10/privatizacoes-a-distopia-do-capital/>.

Ilustração apresentada em cena do documentário “Privatizações: A Distopia do Capital”Ilustração apresentada em cena do documentário “Privatizações: A Distopia do Capital”

Um ponto sobre o qual foi dada bastante ênfase é a respeito da importância da necessidade de um financiamento condizente da educação pública para que este serviço público possa ser realizado com o mínimo de qualidade, uma condição necessária para o processo civilizatório de qualquer país.

Após a exibição deste documentário, foi exibido aos presentes o vídeo de 4 minutos com o Reitor Eduardo Modena, no qual ele fala sobre o processo de uma possível divisão do IFSP, assunto que tem provocado muitas discussões. Este vídeo pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=GfNulzt9JOw>.

Exibição de vídeo em que o Reitor do IFSP analisa a possibilidade de divisão do InstitutoExibição de vídeo em que o Reitor do IFSP analisa a possibilidade de divisão do Instituto

Os estudantes, professores e demais cidadãos presentes, a partir destes subsídios, debateram as questões associadas à proposta de divisão do IFSP em três institutos diferentes. Foi lembrado, durante a discussão, que a divisão do IFSP em três institutos implicará na criação de duas novas reitorias que, por sua vez, levará à necessidade de construção de novos prédios para estas reitorias e de contratação de um corpo de servidores que viabilizem o funcionamento delas, isto tudo em um cenário preocupante de diminuição de recursos para a educação pública como é o atual.

Estudantes debatem as questões abordadasEstudantes debatem as questões abordadas

Exibições e debates de filmes e documentários são ações regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.