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Cinedebate

Docentes realizaram aula interdisciplinar sobre o filme “O Jogo da Imitação”

Publicado: Terça, 07 de Mai de 2019, 11h23 | Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2019, 11h32

No dia 02 de maio de 2019, quinta-feira, no período noturno (entre 19h e 22h35), no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a professora Lidiane Correia Quinsan e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que lecionam, respectivamente, as disciplinas “Comunicação e Expressão” e “História da Ciência e Tecnologia” para a turma do 1º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, realizaram uma atividade de cunho interdisciplinar envolvendo o filme “O Jogo da Imitação”.

 

Foto: Professores Ricardo Plaza e Lidiane Quinsan

 

Das 19h até o intervalo da noite que ocorre entre 20h40 e 20h55, foi exibido os alunos desta turma o filme “O Jogo da Imitação”. Os alunos então saíram para o intervalo e após voltarem ao auditório, depois das 21h, os professores Ricardo e Lidiane realizaram uma discussão profunda a respeito das várias camadas possíveis de leituras acerca da obra exibida.

 

Foto: Alunos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas presentes

 

O filme “O Jogo da Imitação” (o título em inglês é “The Imitation Game”) foi dirigido por Morten Tyldum e lançado em 2014 (no Brasil, em 2015): é uma cinebiografia acerca da vida do matemático inglês Alan Turing (1912-1954) que é considerado por muitos como sendo o “pai” da ideia moderna de computador. O filme é baseado no livro “Alan Turing: The Enigma” de autoria de Andrew Hodges. Turing durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) atuou junto com uma equipe (nas instalações localizadas em Bletchley Park, a 80 km ao norte Londres) no trabalho de descriptografar a máquina nazista “Enigma” que criptografava as mensagens que os nazistas enviavam às lideranças das forças armadas alemãs nas várias frentes de batalha naquela época. Criptógrafos do mundo todo consideravam que a máquina “Enigma” era inquebrável”! Calcula-se que esta façanha realizada por Turing e sua equipe em quebrar os códigos de guerra nazistas reduziu a Segunda Guerra Mundial em 2 anos e evitou a morte de 14 milhões de seres humanos. Atualmente em Bletchley Park há um museu aberto ao público; seu website, para quem desejar obter mais informações, pode ser acessado aqui.

 

Foto: Alan Turing

 

Apesar de Turing ter sido considerado um herói da Segunda Guerra, nos anos 1950 ele foi preso, humilhado em público e acusado por indecência devido ao fato de ser homossexual. Turing acabou tendo que aceitar um tratamento de castração química para “curar” sua orientação homossexual (a outra opção seria ficar dois anos preso em uma cadeia), o que acabou provocando sequelas profundas em seu corpo, levando-o a uma situação de desespero e desequilíbrio mental. Turing se suicidou em 1954 por ingestão de cianeto: uma maçã meio comida foi encontrada ao lado seu corpo. Em 2013, a rainha Elizabeth II fez um pedido oficial de perdão, em nome do governo inglês, pela condenação de Alan Turing. 

 

Foto: Cena do filme “O Jogo da Imitação”

 

No filme “O Jogo da Imitação”, Alan Turing é interpretado, de forma magnífica, pelo ator inglês Benedict Cumberbatch. A respeito deste seu trabalho, este ator concedeu uma entrevista (com 6 minutos) que está disponível e legendada em português para ser assistida aqui. O trailer legendado (com 3 minutos) do filme “O Jogo da Imitação” pode ser visto aqui. Mais informações acerca do filme “O Jogo da Imitação” podem ser obtidas em português aqui e em inglês aqui.

 

Foto: Professora Lidiane discute questões abordadas no filme

 

Durante o debate, após a exibição do filme, a professora Lidiane salientou o papel importante que teve a criptoanalista Joan Clarke (interpretada no filme pela atriz Keira Knightley) que colaborou intensamente com o trabalho de Alan Turing durante a Segunda Guerra, sobretudo tendo em vista o ambiente machista daquela época acerca da participação de mulheres em atividades científicas. O professor Ricardo por sua vez refletiu sobre todos os aspectos homofóbicos envolvidos na condenação de Alan Turing, algo que deve ser rechaçado, pois o julgamento moral ou mesmo religioso de uma pessoa pela sua orientação sexual é uma forma de preconceito. Foi lembrado também que a homofobia causa sofrimento e angustia nas pessoas LGBT; um dado a respeito disso revelado por várias pesquisas é o de que homossexuais têm o triplo de chance de tentar o suicídio que heterossexuais.

Outro aspecto que foi discutido durante a atividade foi a respeito do “Teste de Turing”, teste este que foi proposto por ele para decidirmos se, por exemplo, estamos teclando com uma máquina ou um ser humano. O vídeo de 3 minutos “Jogo da Imitação” (que também foi exibido aos presentes) do canal ”Peixe Babel” do Youtube disponível aqui explica de modo didático o que é o “Teste de Turing”.

 

Foto: Atores Keira Knightley e Benedict Cumberbatch que interpretam respetivamente Joan Clarke e Alan Turing

 

O célebre artigo de 1950 escrito por Alan Turing e intitulado “Computing Machinery and Intelligence” (em uma tradução para o português: “Máquina de Computação e Inteligência”) foi apresentado aos alunos; a sua versão em arquivo pdf pode ser acessada por qualquer interessado aqui. A primeira parte deste artigo, intitulada exatamente “The Imitation Game” (“O Jogo da Imitação”), começa com um texto que procura provocar uma reflexão do leitor acerca dos fundamentos sobre este assunto: “I propose to consider the question, ‘Can machines think?’ This should begin with definitions of the meaning of the terms ‘machine’ and ‘think’” (em uma tradução livre para o português: “Eu proponho que se considere a questão, ‘Máquinas podem pensar?’ Isto deve começar com as definições dos significados dos termos ‘máquina’ e ‘pensar’”). 

Um outro artigo importante escrito anteriormente (em 1936) por Alan Turing é “On computable numbers, with an application to the entscheidungsproblem” (em tradução livre para o português: “Números Computáveis, com uma aplicação no problema de decisão”) que também está disponível para ser acessado e lido gratuitamente na internet aqui. Neste artigo, a primeira seção é intitulada justamente “Computing Machines” (“Máquinas de Computação”). 

O professor Ricardo Plaza salientou também – do ponto de vista da História da Ciência – que a Universidade de Cambridge na Inglaterra foi um celeiro de importantes nomes que se destacaram nas ciências exatas como foi os casos de Isaac Newton, Alan Turing e Stephen Hawking.

Finalmente, foi lembrado que o filme inteiro “O Jogo da Imitação” (na sua versão dublada para o português) está disponibilizado de modo gratuito para ser assistido no Youtube aqui.

Alguns dos alunos presentes relataram após a realização da atividade que um trabalho interdisciplinar deste gênero é muito produtivo, pois permite enxergar um objeto de estudo por diferentes perspectivas. Os professores Lidiane e Ricardo Plaza ficaram muito satisfeitos com as características e os impactos educacionais da atividade que realizaram e estão pensando na realização no futuro de outras atividades do mesmo tipo.

Sessões de cinedebates semelhantes a esta atividade são regularmente organizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba por bolsistas e ex-bolsistas tanto dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, quanto de projetos de iniciação científica, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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