Início > Noticias > Conferência sobre mercado de trabalho é ministrada para Licenciatura em Física
Licenciatura em Física

Conferência sobre mercado de trabalho é ministrada para Licenciatura em Física

Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 12h01 | Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 12h16

Em 02 de março de 2018, sexta-feira, a partir das 19h00, o Prof. Dr. Daniel de Andrade Moura ministrou a Conferência intitulada “Física: Mercado de Trabalho e Possibilidades Acadêmicas”, para estudantes do curso de Licenciatura em Física, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Esta foi a Aula Inaugural para os novos estudantes da turma de 2018 da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, mas estiveram presentes também outros estudantes da Licenciatura em Física e dos demais cursos do IFSP-Caraguatatuba, bem como cidadãos da comunidade externa. O professor Daniel é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do câmpus de São Paulo do IFSP.

Aula Inaugural ministrada pelo professor Daniel

Os professores Alex Lino, Luis Fernando Viviani Thomazini e Regina Aparecida Berardi Osório do IFSP-Caraguatatuba também assistiram esta Conferência, acompanhando alunos de diferentes turmas do IFSP.

Professores Alex, Luis Fernando, Regina, Daniel e Ricardo

Participaram também das atividades a Profa. Ma. Daniela Passos Maia Moura (docente de Matemática do câmpus de Cubatão do IFSP) e a Profa. Dra. Ligia Passos Maia (docente de Química da UFABC – Universidade Federal do ABC)

Professores Ligia, Daniela, Daniel e Ricardo

O professor Daniel formou-se em 2006 pelo curso de Licenciatura em Física do IFSP-São Paulo e concluiu o mestrado em 2009 e o doutorado em 2014 na Universidade Federal do ABC (UFABC), na área de Energia.

Público presente na conferência do professor Daniel

Durante a apresentação, foi lembrado que quando o professor Daniel foi aluno do curso de Licenciatura em Física do câmpus de São Paulo do IFSP (entre 2002 e 2006), ele desenvolveu um projeto de pesquisa de iniciação científica a respeito do teatro científico sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Durante este projeto de pesquisa, foi Daniel que escreveu uma ópera para Fermi, com a história do importante físico italiano Enrico Fermi que fugiu do fascismo italiano nos anos 1930 e se exilou nos Estados Unidos, onde foi o responsável pela primeira reação nuclear em cadeia autossustentada produzida pelo ser humano. Esta ópera, que foi apresentada para diversos públicos, pode ser lida em: <http://www.educacaocientifica.com.br/noticias-pagina.php?cod=144>.

Como resultado desta iniciação científica, Daniel e Ricardo publicaram trabalhos e artigos científicos sobre as interfaces entre teatro científico, história da ciência e ensino de física; um destes artigos, intitulado “O teatro científico e o ensino de física – análise de uma experiência didática” pode ser lido integralmente no link: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/article/view/87>.

No início da Conferência, o professor Daniel refletiu sobre como já na adolescência se tornou um educador, quando iniciou oficinas sobre jogos. Durante a apresentação ele abordou também sobre questões relacionadas ao mercado profissional para docentes, sobre o piso salarial nacional dos professores e sobre a ausência de professores licenciados em física no Brasil.

Professores Ricardo e Daniel

O professor Daniel enfatizou a importância da valorização da educação pública e da profissão de professor. Foi dado destaque para as particularidades existentes do trabalho docente na rede estadual de ensino e nas escolas privadas, bem como em outras instituições como ETECs, FATECs e IFs (Institutos Federais). Ele também deu dicas para os universitários que escolheram seguir esta carreira, tais como fazer parte de projetos de ensino, pesquisa e extensão e participar de eventos e congressos acadêmicos, e enfatizou a importância de realizar um curso de pós-graduação, após o término da licenciatura.

Atividades acadêmicas como esta conferência são regularmente realizadas pelos cursos de Licenciatura do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de divulgar a ciência e debater a respeito de questões acadêmicas e educacionais.