Início > Noticias > Colóquio sobre trabalhadores exilados durante a ditadura militar ocorreu no IFSP
Atividade Cultural

Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h43 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h43

No dia 16 de maio de 2019, quinta-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a jornalista, pesquisadora e escritora Mazé Torquato Chotil ministrou o colóquio intitulado “Trabalhadores Exilados: a saga dos brasileiros forçados a partir (1964-1985)” que foi aberto a todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP. Este colóquio aconteceu sob a organização do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que coordena os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Diversos dos alunos orientados pelo professor Ricardo em atividades de extensão, pesquisa e ensino, ajudaram para que acontecesse este colóquio.

Foto: Ricardo, Mazé, Bernard e Elisângela

Esta atividade foi organizada a partir de uma conversa inicial realizada entre o professor Ricardo Plaza e a Prof. Dra. Elisângela Barboza Fernandes (professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados) que é um dos contatos da escritora Mazé Chotil no Brasil.

Foto: Colóquio ministrado por Mazé Chotil

Mazé é doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII e pós-doutora pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) de Paris. Ela vive em Paris desde 1985, quando se casou com o poeta e compositor francês Bernard Chotil. Ao final do Colóquio foi apresentado um belo vídeo da música “Je vous salue Paris” (“Eu te saúdo Paris”) de Bernard Chotil (que também esteve presente neste colóquio), com fotos da capital da França e que pode ser assistido aqui.

Foto: Mazé, Patrícia, Ricardo, Luis Fernando e Ana Maria

Estiveram presentes, além do professor Ricardo Plaza, os professores Patricia Teixeira Tavano, Luis Fernando Viviani Thomazini e Ana Maria Stabelini, que acompanharam alunos de diferentes cursos do IFSP que participaram deste evento, em especial dos cursos de Licenciatura em Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Foto: Público presente no Colóquio ministrado por Mazé Chotil

O colóquio teve como ponto de partida o livro “Trabalhadores Exilados: a saga dos brasileiros forçados a partir (1964-1985)” escrito por Mazé Chotil com o objetivo de recuperar a memória e a história de exílio de trabalhadores brasileiros durante a ditadura militar, a partir do extenso processo de pesquisa que ela desenvolveu para elaborar esta obra. No colóquio foram ressaltadas as novas formas de socialização que ocorreram, apesar das circunstâncias difíceis da partida forçada. A ênfase ocorreu sobre os operários que se exilaram e que, geralmente, são pouco destacados na literatura. O livro “Trabalhadores exilados” apresenta várias entrevistas e se fundamenta em uma ampla bibliografia e documentação de modo a apresentar as características dos exilados e reconstituir os eixos de migração e acolhimento. O colóquio abordou as diversas vivências de exílio, ilustradas pelas histórias de 127 homens e mulheres que se exilaram do Brasil durante o período de autoritarismo entre 1964 e 1985. Um destes brasileiros  - sobre o qual foi conferido destaque durante o colóquio – foi José Ibrahim, sindicalista que liderou uma greve importante dos metalúrgicos em Osasco no ano de 1968 e que se exilou para fugir da repressão do regime militar.

Foto: Professora Patrícia reflete sobre os temas abordados durante o Colóquio de Mazé

Também estiveram presentes a este Colóquio membros da comunidade externa ao IFSP, como foi o caso de Jamile Salamene que atualmente estuda Direito no Centro Universitário Módulo.

Foto: Ricardo e Jamile

Diversos dos docentes e alunos do IFSP-Caraguatatuba presentes relataram que foi muito importante para eles este colóquio ministrado pela jornalista Mazé Chotil, sobretudo pela oportunidade de aprender mais acerca do período de repressão sofrido pelo Brasil durante a ditadura militar.

Atividades culturais, científicas e educacionais como essas são regularmente organizadas no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, com o objetivo de colaborar com a formação dos alunos do IFSP e dos demais interessados da comunidade externa ao IFSP.