Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu o filme Pantera Negra e o legado de Stan Lee
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme Pantera Negra e o legado de Stan Lee

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 11h48 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h04 | Acessos: 1784

No dia 13 de novembro de 2018, terça-feira, a partir das 16h15, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Pantera Negra”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza, e dos ex-bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Os professores Ricardo Soares Mota Silva, Priscila Cristini dos Santos e Ricardo Maroni Neto também estiveram presentes e colaboraram com o debate realizado após a exibição da película.

Estudantes que organizaram o cinedebate sobre o filme Pantera Negra junto com professor Ricardo Plaza

O filme “Pantera Negra” (o título em inglês é “Black Panther”) conta a história do primeiro super-herói negro criado pela Marvel Comics nos anos 1960: sua identidade secreta é a de T'Challa (interpretado no filme por Chadwick Boseman), rei de Wakanda, um reino fictício na África.

Professores Ricardo Soares, Priscila Cristini, Ricardo Plaza e Ricardo Maroni

O trailer legendado do filme “Pantera Negra” pode ser assistido aqui. Mais informações acerca deste filme podem ser obtidas em inglês aqui e em português aqui. Três boas análises desta obra cinematográfica são “Wakanda: Paraíso tecnológico e terra da representatividade” (disponível aqui), “Pantera Negra: O filme que esperei a vida inteira para ver” (disponível em aqui) e “Pantera Negra e o racismo no universo nerd” (disponível aqui).

Adicionalmente, uma série de bons artigos a respeito do filme Pantera Negra e da sua repercussão no mundo todo e no Brasil em particular, pode ser acessada pelo site do “Geledés – Instituto da Mulher Negra” aqui. O debate após a exibição do filme destacou a importância e o impacto desta obra em países com grande presença de afrodescendentes, como é o caso do Brasil. O estudante Rafael Sorensen destacou um vídeo divertido e significativo, disponível aqui, no qual crianças dançam de alegria numa escola norte-americana, após serem informadas que receberam tickets para assistir o filme “Pantera Negra”.

Pantera Negra

Foi lembrado também, durante o debate, que nos anos 1960, uma organização importante na luta pelos direitos da população afrodescendente nos Estados Unidos foi justamente o Partido dos Panteras Negras, que teve como um dos seus locais de origem a cidade de Oakland, situada nas proximidades de São Francisco, na Califórnia, cidade essa na qual também são ambientadas cenas importantes do filme “Pantera Negra”.

É importante recordar que o reino africano fictício de Wakanda do filme Pantera Negra – que em uma interpretação possível seria a África que poderia ter existido sem a presença do colonizador europeu durante cinco séculos – tem a sua prosperidade baseada no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Um destaque é que a posição de maior cientista de Wakanda é de uma mulher, a princesa Shuri, irmã caçula do Pantera Negra, a atriz guianense Letitia Wright. O filme, a propósito, confere um grande protagonismo para as mulheres negras, como pode ser visto também pela importância que têm as guerreiras de Wakanda, responsáveis pela segurança do Rei.

Guerreiras de Wakanda

Como contraponto, o artigo “Dois Panteras Negras”, com uma análise mais filosófica e crítica, escrita pelo cientista social esloveno Slavoj Zizek, pode ser lido aqui.

Professor Ricardo Maroni debate o filme Pantera Negra com os presentes

O professor Ricardo Maroni em sua intervenção lembrou aos presentes alguns dados e informações a respeito da importância do trabalho do quadrinista Stan Lee, criador do super-herói Pantera Negra (no universo Marvel) e que faleceu em 12/11/2018, o dia anterior à data em que foi realizado este cinedebate. Em particular foi destacado que os heróis criados por Stan Lee passam por dramas existenciais e problemas cotidianos típicos de todo ser humano: o Homem-Aranha, por exemplo, passa pelos mesmos problemas dos adolescentes nas suas relações com namoradas e os X-Men sofrem com preconceitos pelo fato de serem diferentes. Uma boa análise a este respeito pode ser lida no artigo de Marcelo Hailer intitulado “Stan Lee: o quadrinista dos heróis com dramas humanos” que está disponível para ser lido aqui.

Stan Lee com o ator Chadwick Boseman que interpretou o Pantera Negra

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página