Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme “O Sorriso de Mona Lisa”

Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 12h11 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 13h52

No dia 7 de março de 2020, sábado, pela manhã, entre 9h30 e 13h00, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do filme “O Sorriso de Mona Lisa” e a posterior discussão dos temas suscitados por esta obra cinematográfica. Esta atividade foi realizada com o apoio dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais” coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e contou com o apoio de bolsistas e voluntários orientados por ele, bem como de diferentes docentes do IFSP-Caraguatatuba, tais como os professores Janice Peixer, Mauro Ribeiro Chaves, Ticiana Couto Roquejani, Maria do Carmo Cataldi Muterle, Solange Maria da Silva, Solange Estanislau dos Santos, Carolina Gonçalves da Silva e Italo Marinho Emidio de Barros.

 

Foto: Público presente no cinedebate sobre “O Sorriso de Mona Lisa”

 

Este cinedebate ocorreu no dia anterior ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e teve como um de seus objetivos provocar uma reflexão acerca da evolução histórica das conquistas das mulheres por direitos e por uma maior igualdade de oportunidades com respeito aos homens em nossa sociedade.

 

Foto: Professores Solange, Janice, Mauro, Carolina e Ricardo

 

Dentre os bolsistas e voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza, que colaboraram com a organização deste cinedebate, estiveram João Pereira Neto (bolsista de pesquisa referente ao edital 621/2019 da PRP-IFSP), Rafael Brock Domingos (bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP referente ao edital 041/2019 do IFSP-Caraguatatuba), Beatriz Aguida Gomes (bolsista de ensino referente ao edital 622/2019 da PRE-IFSP), Yeté Abunã Marques Labarca (bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIC/CNPq), Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Daniel Moura de Carvalho e Lais Rodrigues Ramos.

 

Foto: Professor Ricardo com bolsistas e voluntários que ajudaram a organizar este cinedebate

 

O auditório lotou completamente neste cinedebate! Dentre os presentes, estiveram cidadãos da comunidade externa ao IFSP-Caraguatatuba, bem como alunos dos mais diversos cursos desta instituição de ensino, tais como Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Engenharia Civil, Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio e Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio – PROEJA.

 

Foto: Cena do filme “O Sorriso de Mona Lisa”

 

O filme “O Sorriso de Mona Lisa” foi lançado em 2003 e conta com a atriz Julia Roberts no papel central de uma professora (Katherine) de história da arte nos Estados Unidos, na primeira metade dos anos 1950, no conceituado, mas bastante conservador, College Wellesley, uma instituição de ensino voltada para moças de famílias com maior poder aquisitivo. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e da própria instituição em que trabalha, ela decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida e a questionarem os papéis sociais normalmente atribuídos para as mulheres. Mesmo que o filme não use a expressão “feminismo” em nenhum momento, fica evidente que a professora Katherine é uma feminista que se bate pelas liberdades e pela independência das mulheres.

 

Foto: Cidadãos presentes no debate acerca dos temas abordados por “O Sorriso de Mona Lisa”

 

A escolha da obra “O Sorriso de Mona Lisa” para ser exibida neste cinedebate foi feita a partir de ponderações feitas por dois diferentes professores do IFSP-Caraguatatuba, o professor Mauro Ribeiro Chaves (docente de artes) e Natália Nassiff Braga (docente das disciplinas de educação). Segundo o professor Mauro, esta obra cinematográfica faz uma crítica a três questões que permeavam e ainda permeiam a sociedade: 1) a arte pensada apenas como um produto; 2) a mulher vista também como um produto; 3) o ensino tradicional que muitas vezes se opõe a uma educação que seja realmente emancipatória.

 

Foto: Professora Janice debate com os presentes temas abordados pelo filme

 

Este filme aborda um período da história dos Estados Unidos (durante o chamado “macarthismo”) em que muitos professores, artistas, cientistas, intelectuais, sindicalistas e ativistas sociais foram perseguidos sob a acusação de serem “comunistas” ou subversivos. Era com este intuito que a professora de história da arte do filme “O Sorriso de Mona Lisa” era criticada pela alcunha de “livre pensadora”. Durante o debate foram destacadas semelhanças – mas também diferenças – entre o período histórico retratado no filme e a atualidade, sobretudo tendo em vista as conquistas sociais que ocorreram durante as décadas que se passaram dos anos 1950 até a atualidade bem como os retrocessos que atualmente ameaçam estas conquistas em muitos países do mundo, inclusive no Brasil.

 

Foto: Professora Solange Estanislau reflete sobre temas suscitados pelo filme

 

O trailer legendado do filme “O Sorriso de Mona Lisa” pode ser assistido aqui. Mais informações acerca desta obra podem ser obtidas (em inglês) no site do IMDB (“Internet Movie Database”) aqui e (em português) no site “Adoro Cinema” aqui.

 

Foto: Professores Mauro e Ricardo

 

Dois artigos existentes na internet trazem reflexões que podem ser úteis para compreender o filme “O Sorriso de Mona Lisa” de modo mais amplo: “Caminhos para o feminismo na curva do sorriso de Monalisa” (disponível aqui) e “Crítica: O Sorriso de Mona Lisa (2003, de Mike Newell)” (disponível aqui).

Durante o debate, a professora Solange Estanislau recomendou a leitura do livro “Para educar crianças feministas” da escritora Chimamanda Adichie (que pode ser baixado na sua versão pdf gratuitamente no site lelivros.com). Adicionalmente o professor Ricardo lembrou que esta mesma escritora tem uma Palestra TED (ou TED Talk), com cerca de 18 minutos, intitulada “Os perigos de uma história única” e que está disponível para ser assistida gratuitamente aqui.

 

Foto: Público participa das reflexões propiciadas pelo filme “O Sorriso de Mona Lisa”

 

Atividades culturais como as sessões de cinedebates, bem como outras ações educacionais e científicas, são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais” coordenados pelo professor Ricardo Plaza, junto aos membros das comunidades externa e interna ao IFSP-Caraguatatuba, com o intuito de colaborar na formação intelectual dos cidadãos presentes. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, cultura e ciência, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio para os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página